Museu Mariano Procópio ficará fechado por 30 dias para análise de primata encontrado morto
Um primata macho da espécie Bugio foi encontrado morto na manhã desta quarta-feira, 3 de janeiro, nas dependências do Parque Museu Mariano Procópio. Por este motivo, como medida de precaução, a Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que o Museu ficará fechado por 30 dias, a partir desta quinta-feira, 4, até que a avaliação técnica seja concluída. Após verificação do corpo técnico, o animal foi enviado para análise da Superintendência Regional de Saúde (SRS), que direciona para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, que investiga episotíases como raiva, febre amarela, entre outras.
Apesar de não haver nenhum caso confirmado de febre amarela em humanos na cidade, a ação de isolamento do espaço é uma medida padrão determinada pelo protocolo da Secretaria de Saúde do Estado. Além disso, na quinta, 4, a Secretaria de Saúde reforçará a vacinação nas proximidades do Museu, bem como a aplicação de Ultra Baixo Volume (UBV) das áreas próximas, dentro de um raio de 150 metros. Inicialmente o procedimento ocorre de forma costal e, posteriormente, conforme disponibilidade do Estado, de maneira veicular.
Vacinação
Também a partir desta quinta, A Secretaria informa que será disponibilizado um posto volante de vacinação no Centro Cultural Dnar Rocha, para imunização dos moradores da região. A vacinação também ocorrerá porta a porta nas casas, acompanhada de orientações, e para os funcionários do Museu, todos que ainda não foram imunizados. Até 2017 o município protegeu quase 90% do público-alvo indicado para vacinação (indivíduos de 9 anos a 59 anos, incluindo gestantes e idoso conforme orientação médica), o que reduz significativamente os riscos para a população. No total, foram aplicadas 453.685 doses na cidade.
Estão disponíveis, neste primeiro momento, outras 18 mil vacinas em todas as Unidades Básica de Saúde (UBSs), PAM Marechal, Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente e no Departamento de Saúde do Idoso. Caso houver necessidade, o Estado poderá enviar mais unidades a Juiz de Fora. O cidadão preconizado e que ainda não tenha recebido nenhuma dose na vida pode procurar qualquer uma dessas unidades. É importante destacar ainda que, de acordo com orientações do Ministério da Saúde, é indicada a aplicação apenas uma vez durante toda a vida, independente do tempo em que o indivíduo recebeu a vacina. Ou seja, quem já recebeu a vacina, não precisa de nova dose.
Nesta quinta-feira, 4, às 9h30, o prefeito Bruno Siqueira e a equipe da saúde dará uma coletiva à imprensa para mais esclarecimentos.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!