Dia Municipal de Conscientização da Cardiopatia Congênita tem serviços gratuitos em JF
Envie a sua foto pelo link SUA NOTÍCIA, clique aqui
12/06/2018
O Calçadão da Rua São João amanheceu com centenas de corações nesta terça-feira, 12 de junho. A ação é para marcar o Dia Conscientização da Cardiopatia Congênita. A data celebrada nacionalmente, é marcada em Juiz de Fora também pela Lei 12.120/2010, de autoria do então vereador Bruno Siqueira.
No local, haverá atendimentos gratuitos e orientações, além de testes básicos para avaliar a saúde do coração. Os serviços ocorrem até as 13h. A intenção é chamar a atenção para a doença que é considerada uma das mais comuns entre os brasileiros, atingindo 1 em cada 100 bebês, e mostrar que, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores serão as chances de a pessoa receber o tratamento adequado e ter uma vida normal.
Para a programação, será montada uma tenda com uma cardiologista pediátrica, enfermeiros e acadêmicos de medicina que atuam no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (DSCA) da SS, realizando aferição de pressão arterial e ausculta cardíaca de crianças e adultos, além de oferecer orientações importantes a pais e responsáveis. Após a realização dos exames, caso seja detectada qualquer anormalidade, será feito o encaminhamento do pequeno paciente ao atendimento especializado no Ambulatório de Cardiologia do DSCA para completo diagnóstico e tratamento. Enquanto crianças e adultos passam pelas avaliações, as atividades de recreação ficarão por conta da animadora “Miloca” e os “Doutores do Amor”.
Na maioria das cidades brasileiras, o dia 12 de junho foi escolhido intencionalmente para marcar o dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita porque nesta mesma data se comemora o Dia dos Namorados. Desta forma, os corações utilizados em campanhas publicitárias, símbolos já expostos em todo comércio e meios de comunicação, são usados também para lembrar o problema e a importância do diagnóstico precoce, além de abordar sobre a capacitação dos profissionais envolvidos e dos exames feitos no pré-natal.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!