O Governo de Minas dará continuidade ao processo de importação da vacina russa Sputnik V. A autorização para a compra do imunizante foi concedida, em caráter excepcional, pela Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e comunicada ao Executivo nesta sexta-feira (2/7). Inicialmente, Minas deverá realizar a aquisição de até 428 mil doses do imunizante, o que permitirá importante avanço nesta que é a maior operação de vacinação da história de Minas Gerais.
O governador Romeu Zema comemorou a aprovação da Anvisa para compra do imunizante. “A Anvisa autorizou a nossa solicitação de importação de 428 mil doses da vacina Sputnik. Mas, agora, o fundo soberano russo vai junto com a Seplag dar a data da entrega, que eu espero que seja o mais breve possível", afirmou Zema.
Com a liberação, o Governo de Minas prosseguirá com os encaminhamentos para finalizar as negociações do contrato junto ao Fundo Soberano Russo. O quantitativo de doses pleiteado corresponde a imunização de 1% da população mineira, limite máximo estabelecido pela Anvisa.
O pedido de autorização para importação excepcional de doses da vacina Sputnik V foi oficializado pelo Estado no mês de junho. A negociação leva em consideração diversos pontos, como prazo estabelecido para entrega.
A importação da Sputnik V será realizada respeitando condicionantes e assinatura de Termo de Compromisso, para o enfrentamento da emergência de saúde pública de importância nacional decorrente do surto do novo coronavírus (SARS-CoV-2), nos termos da Lei nº 14.124/2021.
Imunização no Estado
Até o momento, o Governo do Estado recebeu do Ministério da Saúde 13.441.624 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca/Oxford, Pfizer/BioNTech e Janssen. Nesta sexta-feira, o Minas chegou perto da marca de 10 milhões de vacinas aplicadas.
Mais de 7,2 milhões de mineiros receberam a primeira dose, cerca de 2,7 milhões já completaram o esquema vacinal de duas doses e aproximadamente 24 mil pessoas receberam a dose única, conforme os dados publicados no Vacinômetro, painel disponibilizado por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Com informações da Assessoria de imprensa do Governo de Minas Gerais
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!