A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que o caso suspeito de varíola dos macacos (Monkeypox) que se encontrava em investigação laboratorial, foi confirmado nesta sexta-feira (22), através de exames realizados na Fundação Ezequiel Dias (Funed).
Segundo a Secretaria Municipal e Saúde, trata-se de um caso importado, o paciente segue em isolamento domiciliar, mantendo bom estado geral de saúde e monitorado pela vigilância epidemiológica do município. "Reforçamos a importância das medidas de proteção como uso de máscaras, lavagem das mãos e evitar contato com casos suspeitos e/ou confirmados".
Em Minas
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulgou na manhã desta sexta (22) os dados atualizados de casos em Minas Gerais. Em todo o estado já foram confirmados 33 casos de Monkeypox por exames laboratoriais pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte (28), Governador Valadares (2), Mariana (1) e Sete Lagoas. Os casos confirmados estão estáveis e alguns ainda cumprem isolamento até o termino do período previsto. 50 foram descartados, 55 casos estão em investigação e dois casos foram classificados como provável, um deles seria a confirmação em Juiz de Fora.
A SES/MG complementa que, até o momento, os casos confirmados são todos do sexo masculino, com idades entre 22 e 48 anos, em boas condições clínicas. Há dois pacientes em acompanhamento hospitalar (devido necessidade clínica e isolamento).
Em todas as situações, os contactantes estão sendo monitorados. Somente o município de Belo Horizonte apresenta transmissão comunitária.
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!