Barras de cereal repõem a energia e ajudam o intestinoBarras de cereal são um ótimo complemento alimentar. Porém, se consumidas em excesso aumentam o nível de calorias no organismo

Pablo Cordeiro
*Colaboração
17/3/2010

Ideal como repositora de nutrientes, a barra de cereal é perfeita para ser consumida entre as refeições principais do dia e como complemento de frutas e de lanches. Tanto é indicada para atletas e praticantes de exercícios físicos quanto para a população em geral, pois é de fácil absorção digestiva e ajuda nas funções do intestino. No entanto, consumir em excesso pode aumentar o nível de calorias no organismo.

A nutricionista Wanessa Aquino salienta que o produto possui um ótimo índice de fibras, vitaminas do complexo B, sais minerais, ferro e cálcio. "Qualquer pessoa pode comer as barras. Pela concentração de fibras, são um ótimo complemento alimentar. Devem ser consumidas na parte da manhã ou à tarde, sempre entre as refeições principais", explica. A profissional alerta que os diabéticos devem ter atenção e consumir apenas os produtos diet.

Segundo Wanessa, o produto tem 90 calorias para a barra light, 70 calorias para o menor e 140 para o tradicional. "Em excesso, três por dia, por exemplo, o consumo pode provocar o aumento de calorias no organismo, já que 140 calorias equivalem a um pão francês. A barra possui gordura saturada (trans), que em alta concentração também prejudica o organismo", ressalta. 

Adepto do alimento há oito meses, o gerente de suporte técnico, Renato Fraga Lopes, começou a se alimentar com as barras de cereal diariamente após uma consulta a sua nutricionista. "Como duas barras de cereal por dia. Uma no intervalo entre o café da manhã e o almoço e outra no intervalo entre o almoço e o jantar ou o lanche da noite." Lopes foi orientado a começar sua alimentação com as barras light, com 90 calorias.

A recepcionista Michele Rodrigues consome as barras em sua dieta há três meses, e já nota as diferenças no funcionamento do intestino. "Amo barra de cereal. Como uma por dia em substituição a um lanche. Como minha dificuldade é largar os doces, as barras são perfeitas, pois satisfazem minha vontade de comer doce de uma maneira mais saudável. Também notei que o funcionamento do intestino melhora muito. Como há grande variedade de sabores, não há como enjoar", dá a dica.

Reposição de energia

Além da complementação alimentar, as barras de cereal também são perfeitas repositoras de energia e facilitam a digestão. "Elas repõem energia pelas calorias contida e evitam que os praticantes de exercícios fiquem esgotados nas atividades do dia a dia e na carga de exercícios. As fibras também auxiliam no funcionamento do intestino", acrescenta a nutricionista.

O professor de musculação de uma academia de ginástica, Thiago Goulart, recomenda o consumo moderado da barra para seus alunos, principalmente aqueles que têm um dia muito corrido. "O alimento é bom para quem não tem tempo para fazer as refeições. É prático e de absorção rápida. Sempre falamos para os alunos que eles não podem substituir uma refeição principal pela barra. É bom porque evita que o aluno coma salgados ou outros alimentos mais calóricos. Para quem quer manter o peso, as barras são ideais", finaliza.

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF

Os textos são revisados por Madalena Fernandes

Enquete
Em que ocasião você consome barras de cereais?





Ver resultado

 


Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!