A respiração bucal

Por



Artigo
O tratamento da respira??o bucal
::: 17/10/2002

Nos ?ltimos tempos, o entendimento de tratamento da respira??o bucal vem sofrendo modifica?es, tanto nos conceitos, quanto em sua abrang?ncia. Assim ? que a Fisioterapia situa-se na interdisciplinaridade do processo reabilitat?rio do paciente, porque este n?o ? mais observado como mero portador de uma afec??o ou seq?ela, mas um universo o qual carece ser interpretado.

Neste contexto, enquadramos o ?Respirador Bucal? como portador de evidente desequil?brio biomec?nico, da? a necessidade de termos claro as desordens deste quadro diferenciado, e suas causas. A respira??o bucal ? uma s?ndrome, cuja caracter?stica maior ? a m? qualidade do ar que chega aos pulm?es, que fica carregado de impurezas, temperatura e umidifica??o inadequadas.

As causas desta afec??o podem ser didaticamente divididas em obstru??o alta (desvio de septo nasal e rinite), obstru??o baixa (hipertrofia de am?gdalas e l?ngua) e h?bitos (sintomas depois de resfriados). Como dist?rbio, temos uma gama de fatores que altera o reflexo respirat?rio normal e, em conseq??ncia, o equil?brio da postura ? comprometido pela desarmonia da cadeia ?steo-muscular. Devido ? insufici?ncia respirat?ria, h? uma tend?ncia ? bradicardia e/ou taquicardia, levando o respirador bucal a manter a boca aberta e, por isso, a um mau posicionamento da l?ngua, fechamento do palato, acarretando uma degluti??o e fala at?picas.

Se o "ar" ? sempre insuficiente, o indiv?duo, pela morbidez da respira??o bucal, apresenta desordens na economia vital. Observamos que h? altera??o na qualidade do ar inspirado e em conseq??ncia o sistema de equil?brio corporal ? alterado por modifica?es din?micas, caracterizando o Respirador Bucal como agressor da ?rvore respirat?ria. Ora, a pobreza e desvincula??o do ar inspirado define a tipicidade da face do respirador bucal:

  • express?o de cansa?o;
  • apatia;
  • altera?es na tonicidade da musculatura elevadora das p?lpebras e narinas;
  • altera?es da musculatura orbicular dos l?bios;
  • m? oclus?o dent?ria;
  • profundidade do palato.
A hipotonia (flacidez) da musculatura sustentadora da cabe?a acarreta uma altera??o da curvatura do pesco?o, protruindo-a, que por sua vez, determina o fechamento de ombros, e desequil?brio da coluna. Isso pode levar o paciente, portador de respira??o bucal, ao comprometimento do trabalho m?sculo-esquel?tico, problemas da fala, geralmente com altera?es articulat?rias, comprometimentos intelectuais, como desaten??o, e problemas psicol?gicos.

A reabilita??o dever? ser iniciada o mais cedo poss?vel, tendo-se em conta a interdisciplinaridade para a obten??o de sucesso terap?utico. Caso haja comprometimento respirat?rio grave, ? pertinente a interven??o cl?nica pelo m?dico. A fonoaudiologia interceder?, categoricamente, n?o s? na adequa??o fonat?ria, como na melhoria da degluti??o, associado ao tratamento ortop?dico funcional e ortod?ntico, atuando no posicionamento da maxila, mand?bula, palato, dentes e l?ngua.

A fisioterapia atuar? no tratamento cinesioter?pico (movimento) da postura, visando a adequa??o do funcionamento da musculatura respirat?ria, notadamente do diafragma, m?sculos esquel?ticos, principalmente os paravertebrais e peitorais, com o objetivo de corrigir a postura, reposicionando o centro de gravidade do corpo e restitui??o do equil?brio biodin?mico.

Reiteramos que a respira??o bucal ? uma s?ndrome complexa, que se n?o leva o paciente ? morte, mas o conduz ? redu??o de sua capacidade vital, intelectiva e psicol?gica, a qual deve ser abordada em car?ter precoce e detalhado com o objetivo maior de restituir o bem estar e dinamiza??o da vida do paciente.

Colabora??o de Angela Maria Correa Ribeiro - Fisioterapeuta


Cal Coimbra
? psic?loga e fonoaudi?loga especialista em voz
Saiba mais clicando aqui.

Sobre quais temas (da ?rea de Fonoaudiologia) voc? quer ler nesta se??o? A fonoaudi?loga Cal Coimbra aguarda suas sugest?es no e-mail calcoimbra@jfservice.com.br