Produção científica na internet


Site da CAPEs que armazena trabalhos científicos tem uma única instituição de JF cadastrada

Sílvia Zoche
Repórter
14/09/2006

Clique no ícone ao lado e veja quais as instituições participantes do periódicos da Capes têm acesso livre e gratuito às coleções e aos serviços disponíveis.

Veja!

Ter acesso a diversas publicações científicas para estudo de várias instituições de ensino superior. Isso pode ser feito virtualmente pelo site de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (clique aqui). O serviço está disponível para estudantes, professores, pesquisadores e funcionários de 163 instituições de ensino superior e de pesquisa do Brasil.

São artigos completos de mais de 10.520 revistas internacionais, nacionais e estrangeiras, além de bases de dados com resumos de documentos em diferentes áreas. A gratuidade na consulta é para usuários das instituições participantes, desde que os terminais estejam ligados à internet através de provedores de acesso autorizados. Ou seja, bibliotecas, laboratórios, escritórios de trabalho e outros locais da instituição sem necessidade de senha. O acesso em casa somente se a instituição autorizar. Em Juiz de Fora, a única instituição participante é a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

As instituições participantes são as federais de ensino superior, as de pesquisa com pós-graduação avaliada pela CAPES, as públicas de ensino superior estaduais e municipais com pós-graduação avaliada pela CAPES, as privadas de ensino superior com pelo menos um doutorado com avaliação trienal cinco ou superior pela CAPES, e outras instituições na categoria "pagantes", mas com acesso restrito às coleções contratadas.

A orientação da CAPES para as instituições que não são participantes é procurar a biblioteca da instituição participante mais próxima. Existe também a possibilidade de uma instituição ser pagante. Neste caso, o acesso será restrito ao conteúdo assinado.

Busca

É possível localizar um periódico rapidamente pelo título no Busca do site; ou então fazer ums pesquisa mais ampla pela lista completa, na barra de A a Z - se quiser acessar publicações somente nacionais, é só marcar acima desta barra -; se quiser buscar áreas de conhecimento, as oferecidas são Multidisciplinar, Ciências Ambientais, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Lingüística, Letras e Artes.

Antes de ler um por um dos títulos que interessam, consulte os resumos oferecidos na página. É uma forma de agilizar sua pesquisa.

As publicações existentes no site são selecionadas pela Coordenação e Conselho Consultivo do Programa e levam em conta alguns critérios, entre eles, os cursos de pós-graduação na área no país em número, níveis, número de professores e de alunos e produtividade.

Na página do "Periódicos CAPES" existe uma estatística para saber o número de acessos do site. Se há algum tempo corria pela internet informações que o serviço de acessos a periódicos seria desativado por baixo acesso, as pesquisas mostram que em 2005, mais de 13 milhões textos completos foram baixados. Este ano, de janeiro a maio de 2006, foram mais de 5 milhões e 500 mil. A USP é a instituição que lidera o ranking de maior usuária do site este ano, assim como em 2005, chegando a quase 1 milhão e 800 mil acessos.

Conteúdo Recomendado

Comentários

Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.