Gordura vegetal
Respons?vel pelo aspecto vistoso dos pratos, a gordura vegetal ? t?o prejudicial ? sa?de quanto a gordura de origem animal

Renata Cristina
*colabora??o
30/05/2005

Com certeza voc? j? comeu uma batatinha sequinha, crocante, daquelas de dar ?gua-na-boca. E, al?m de sabore?-la, certamente, voc? pensou: "essa batata ? mais saud?vel, porque est? com menos gordura". Certo? N?o, errado. Os alimentos enxutinhos, que se parecem com comidas de cinema, carregam consigo um veneno para a sa?de: a gordura hidrogenada vegetal. Ela ? respons?vel por este aspecto vistoso nos pratos do dia-a-dia, mas, ao contr?rio do que muitos pensam, "? t?o prejudicial ? sa?de quanto a gordura de origem animal, ou seja, a gordura saturada", afirma o nutricionista Renato Moreira Nunes.

Em geral, todos os produtos industrializados cont?m gordura hidrogenada, como ? o caso dos biscoitos, bolos, chocolates, sorvetes, margarinas, salgadinhos, empanados, comidas de fast-food, coberturas, molhos de salada, maionese, rocamboles, cookies e rosquinhas. E j? que esses itens s?o consumidos por todas as faixas et?rias, fica dif?cil elaborar uma dieta adequada. Para Nunes, a alternativa est? na produ??o caseira de alimentos com um menor teor de gordura. "O importante ? lembrar que a gordura faz parte da dieta e n?o pode ser exclu?da da mesa", ressalta.

Entenda o processo
As gorduras vegetais foram "criadas" para substituir as animais, reduzindo o custo dos alimentos industrializados. Nunes esclarece que na verdade, n?o existem gorduras vegetais, mas ?leos. Para que estes se transformem em gorduras ? preciso que seja feito o processo de "hidrogena??o". "Por isto a gordura que comemos se chama gordura hidrogenada, porque ela fica s?lida (n?o ? mais um ?leo) e apresenta mais gordura saturada que antes", diz.

Normalmente, a gordura saturada vem de origem animal e da gordura de coco (exce??o) e os ?leos s?o normalmente de origem vegetal. "Quando hidrogenamos os ?leos eles ficam saturados e viram gordura. O grande problema ? que neste processo se forma um outro tipo de gordura que ? chamada de trans, que possui uma forma??o muito parecida com a gordura saturada", destaca.

Vil?s da alimenta??o
A nutr?loga Alice Amaral explica que as gorduras trans possuem uma a??o semelhante ?s de origem animal e, portanto, s?o capazes de aumentar o n?vel do colesterol ruim, o LDL. "Com a ingest?o exagerada desses alimentos, crescem tamb?m os riscos cardiovasculares", esclarece. Ainda assim, as trans possuem uma a??o teratog?nica, ou seja, auxiliam na forma??o de c?lulas cancer?genas.

De acordo com Nunes, as gorduras hidrogenadas vegetais n?o podem ser consideradas mais naturais. "Uma vez que os ?leos s?o hidrogenados perdem os aspectos ben?ficos ? sa?de que possu?am, ficam com um risco apenas um pouco menor do que a gordura saturada em provocar problemas cardiovasculares, mas ? importante lembrar que isto s? acontece quando se ingere gorduras em excesso ou se existir uma pr?-disposi??o gen?tica para isto".

Alimenta??o alternativa
Para driblar as gordurinhas vil?s, Alice recomenda "uma alimenta??o mais natural poss?vel. Aumente a ingest?o de fibras, opte por arroz integral, verduras, frutas, aveia e cereais matinais.

Troque o leite gordo por um destanatado, evite frios e carnes gordurosas". Outra dica importante ? evitar o aquecimento dos itens que possuem gordura vegetal.

"O azeite extra-virgem se transforma um veneno, se aquecido". O mesmo vale para ?leos vegetais, a base de nozes, canola, castanhas. E a nutr?loga alerta: "Para cada indiv?duo, o consumo de ?leo mensal deve ser de meio litro por m?s".

Nunes calcula que de toda gordura que comemos (30% das calorias, cerca de 450 calorias di?rias em m?dia) 10% no m?ximo deve ser de gordura saturada (gordura animal, manteiga e gordura contida nas carnes), 10% de gordura monoinsaturada (principalmente o azeite, canola e a?afr?o, os chamados ?mega 9) e 10% dos poliinsaturados ( ?mega 3 = ?leo de linha?a de pescado, de atum, salm?o e arengue e os ?mega 6 = milho, soja, algod?o e girassol).

"? importante n?o abusar do consumo de ?cidos graxos poliinsaturados, pois seu excesso tamb?m ? prejudicial ? sa?de. A diminui??o do consumo de lip?dios (gorduras - principalmente em dietas feitas por leigos) abaixo de 20% do valor cal?rico, diminui a produ??o de horm?nios anabolizantes end?genos, o que pode diminuir a massa magra (m?sculo) e conseq?ente provocar uma diminui??o do metabolismo, levando o indiv?duo a ganhar peso ao longo do tempo, ao inv?s de perder", diz.