Artigo
Ano Novo Chin?s
::: 02/02/2005

A origem do Ano Novo Chin?s ? t?o long?nqua que, hoje, ? imposs?vel determinar a data exata do in?cio da sua celebra??o.

Diz a lenda que Buda, desejando comemorar o Ano Novo, convidou todos os animais para uma festa de Reveill?n, mas somente 12 animais apareceram para comemorar a passagem do ano. Agradecido, Buda transformou esses 12 animais em signos astrol?gicos, conforme sua ordem de chegada ? festa: primeiro o Rato, depois o B?falo, o Tigre, o Gato, o Drag?o, a Cobra, o Cavalo, a Cabra, o Macaco, o Galo, o C?o e, por ?ltimo, o Porco.

O hor?scopo Chin?s se baseia no ciclo lunar de 60 anos, sendo cada ano regido por um animal. Ele ? diferente da astrologia ocidental, que se orienta pela ?rbita da Terra em torno do Sol.

Neste per?odo tudo obedece a rituais, desde receitas de comidas, a roupa, havendo lugar a diferentes pr?ticas todos os dias. Assim, cada ano ? governado por um animal:

2005, portanto, ? o Ano do Galo.

Como o calend?rio oriental ? calculado pela posi??o da Lua, ele ter? in?cio apenas no dia 8 de fevereiro. O ponto alto das celebra?es dura 2 a 3 dias e, durante este per?odo, os chineses:

  • compram prendas, material decorativo, comida e roupas novas, numa esp?cie de ritual considerado indispens?vel para qualquer chin?s
  • re?nem-se com as suas fam?lias, em casas totalmente limpas e decoradas de panos e pap?is recortados com cores (vermelho - felicidade; dourado - riqueza) e motivos da ocasi?o s?o colocados um pouco por todo o lado
  • preparam os Hui Chun, frases de 4 caracteres escritas em ret?ngulos de papel encarnado, expressando votos de felicidade, riqueza, sa?de, etc., que se penduram nas paredes para afastarem os maus esp?ritos e o infort?nio
  • fazem oferendas de comida junto dos altares dos antepassados, tamb?m eles decorados e iluminados para a ocasi?o
  • Conhe?a as boas energias de 2005


    Os anos do Galo: s?o 1993, 1981, 1969, 1957, 1945, 1933, 1921...
    As horas governadas pelo Galo: 17 ?s 19 h
    Sentido do seu Signo: Diretamente para o Oeste
    Corresponde ao Signo ocidental: Virgem
    Elemento fixo: Metal
    Haste: Negativo
    Cor: Vermelho profundo
    Fragr?ncia: ?leo de myrtle
    Sabor: Muito doce
    Condimento: Mostarda Animal: Cervos, impala
    Planta: Rhododendron Flor: Cris?ntemos
    ?rvore: Carvalho
    Metal: Zinco
    Pedra preciosa: Top?zio
    Instrumento musical: Obo?
    Dia do M?s: 22

    Se 2004, ano regido pelo macaco, foi muito otimista e confiante, o ano de 2005, regido pelo galo, ser? ainda confiante e positivista.

    Mas, muito cuidado, como todo bom galo podemos ter um exagero de otimismo, que pode cegar. Embora o ano do galo traga dias claros e alegres, tamb?m podemos ter perda ou desgaste de energia.

    Muito cuidado com planos de ganhar dinheiro f?cil, sem fazer for?a alguma. Ser? uma grande furada. Teremos muita vontade de nos jogarmos em aventuras, que pode ser um caminho sem volta.

    ? muito bom pensar em novos passos em 2005, principalmente nos que poder?o marcar para sempre nossas vidas. Muitas vezes em 2005, teremos de nos esfor?ar mais para se conseguirem lucros desejados.

    Se voc? tem uma tend?ncia de se mostrar ou de chamar a aten??o, 2005 ser? seu ano de gl?ria, pois o galo adora mostrar-se.

    Exteriormente, ? auto confiante e agressivo mas por dentro n?o ? assim t?o seguro de si. Existem dois tipos de galos: os faladores inflamados e os observadores perspicazes. Ambos adoram gabar suas qualidades para todos que os cercam.

    O Galo ? um perito em expressar-se, adora discutir e se puder, tentar? converter o mundo inteiro ao seu modo de pensar, pois sempre julga estar certo.

    Um ano muito bom para comunica??o. Este ser? um ano muito euf?rico, a despeito do jeito especial que o galo tem de tornar complicadas as coisas mais simples.

    Personalidade do Galo
    S?o freq?entemente brilhantes, mas nem sempre muito pr?ticos. S?o hesitantes e confi?veis. O galo, nascido sob o signo da sinceridade, tem uma personalidade floreada e colorida e ? meticuloso em tudo o que faz.

    Os nascidos sob este signo tendem a ser bem organizados e preferem planejar bem todas as atividades. S?o altamente inteligentes e buscam ser bem instru?dos. Tamb?m exibem um grande sentido de humor e s?o uns eficazes e persuasivos oradores.

    Amam a discuss?o, o debate e falar do que lhes vai na cabe?a, sendo, frequentemente, pertinentes nos seus pontos de vista. O galo ? geralmente muito digno nas suas maneiras e apresenta-se com um ar de autoridade.

    Os Galos tendem tamb?m a conduzir vidas sociais muito saud?veis, apreciam freq?entar festas e outros recolhimentos sociais. Geralmente t?m um c?rculo largo de amigos e t?m facilidade em fazer novos contactos. Tendem tamb?m a se interessarem pelo ambiente, casos humanit?rios e, por qualquer coisa que afete o bem-estar dos outros, porque o galo tem uma natureza muito sens?vel. Importando-se com o que se passa ? sua volta, est? sempre disposto a ajudar os menos afortunados.

    A Mulher Galo, assim como o Homem Galo, onde estejam s?o aqueles que movimentam energias e fazem a comunica??o fluir naturalmente.

    O Galo ? o her?i imp?vido do hor?scopo, ?s vezes, at? mal compreendido por outros signos. Mas isto ? compensado porque na maioria das vezes s?o pessoas de f?cil relacionamento e, por isto mesmo, suas compatibilidades com outros signos s?o algo f?cil de se observar.


  • Galo Metal - 1861, 1921, 1981
  • Galo ?gua - 1873, 1933, 1993
  • Galo Madeira - 1885, 1945, 2005
  • Galo Fogo- 1897, 1957, 2017
  • Galo Terra - 1859, 1919, 1979
  • Os signos no ano do galo

  • Prosperidade, equil?brio, esperan?a e renova??o dever?o marcar o pr?ximo ano, sob a reg?ncia do galo, segundo o hor?scopo chin?s. Os problemas que atingem o planeta tendem a amenizar-se e ser? importante planejar cada passo e ficar atento ?s oportunidades.

    Foto site: http://www.malhatlantica.pt/mathis/China/china4.php Lembramos que as tend?ncias culturais e o valor que cada povo dedica ?s realidades do hor?scopo s?o diferentes. Trouxemos, neste artigo, alguns pontos para aqueles que queiram conhecer mais a cultura hol?stica chinesa.

    Como dizem os chineses: "GONG XI FA CAI", Feliz e Pr?spero Ano Novo! Com sinceros votos de muita paz a tudo e a todos, ficamos ? disposi??o para responder e esclarecer pontos relacionados a esse tema. Aguardo seu e-mail.

    Encerramos com sauda?es hol?sticas!


    Armando Falconi Filho
    ? terapeuta hol?stico, consultor e advogado
    Saiba mais clicando aqui.

    Sobre quais temas (da ?rea de terapia hol?stica) voc? quer ler nesta se??o? O terapeuta Armando Falconi aguarda suas sugest?es no e-mail viver_serholistico@acessa.com