UFJF investe em ambientes virtuais de aprendizagem

Projetos em educa??o ? dist?ncia saem do papel e caem na Rede

Luciana Mendon?a
08/11/2000

A UFJF integra o cons?rcio de 62 institui?es p?blicas de ensino superior (Ipes), entre universidades federais, estaduais e Cefets (centros federais de educa??o tecnol?gica), que formam a Universidade Virtual P?blica do Brasil, UniRede - www.unirede.br -, oficialmente lan?ada em agosto de 2000, em Bras?lia.

A Unirede tem por objetivo democratizar e ampliar o acesso ao ensino superior de alta qualidade e ser um canal privilegiado de capacita??o do magist?rio, atrav?s da oferta de cursos a dist?ncia nos n?veis de gradua??o, p?s-gradua??o, extens?o e educa??o continuada.

Nos dias 10 e 11 de novembro, os integrantes da Comiss?o de Informatiza??o do Ensino da UFJF estar?o realizando um semin?rio para definir o planejamento estrat?gico da institui??o com rela??o ?s metas de a??o junto ? Unirede. Participam aproximadamente trinta pessoas, dentre eles os pr?-reitores, um consultor externo e membros do N?cleo Interdisciplinar de Pesquisa MAVA - Multimeios e Ambientes Virtuais de Aprendizagem da Universidade.

Projeto local trabalha com aprendizagem em multimeios

Integrado aos projetos e pol?ticas do MEC, da Unirede, da Univir-MG e da pr?pria UFJF, o N?cleo Interdisciplinar de Pesquisa MAVA - Multimeios e Ambientes Virtuais de Aprendizagem - atua na Universidade Federal de Juiz de Fora desde julho de 2000. No grupo est?o 20 professores da UFJF, das ?reas de Comunica??o, Artes, Engenharia, Qu?mica, Ci?ncias da Computa??o e Letras.

O MAVA tem por finalidade realizar pesquisa e suporte para o desenvolvimento de ambientes virtuais, com o uso de tecnologias da informa??o e comunica??o. Integram as propostas do grupo o desenvolvimento da Educa??o a Dist?ncia (EAD), Educa??o Presencial Assistida por Tecnologias da Informa??o e Comunica??o e o uso da imagem mutimidi?tica no design e comunica??o de projetos, produtos e interfaces de espa?os virtuais educacionais e organizacionais.

O grupo ? recente e os projetos seguem os primeiros passos: uma home-page foi constru?da no endere?o www.need.ufjf.br/mava.nsf. ? a partir dos ambientes virtuais dispon?veis nesta home-page que os membros do MAVA se comunicam e se familiarizam com o trabalho colaborativo, atrav?s de f?runs de discuss?o, buscas inteligentes, disponibiliza??o de artigos e intera??o com programas afins.

Apesar de o l?der, professor Jos? Aravena Reyes (foto ao lado), ser doutor em desenvolvimento de ambientes colaborativos, nem todos os integrantes conhecem profundamente os projetos relacionados a ambientes virtuais de aprendizagem. A capacita??o dos professores do pr?prio grupo ? uma meta urgente, segundo informou Aravena. Ele est? montando, com seu grupo, uma disciplina para introduzir professores e alunos nestes ambientes virtuais.

Entretanto, a UFJF j? desenvolve, tanto na p?s-gradua??o, quanto na gradua??o, trabalhos ligados a ambientes virtuais de aprendizagem, que contam com a coordena??o de alguns integrantes do MAVA. Um exemplo ? o curso de p?s-gradua??o em Desenvolvimento Estrat?gico do Projeto em Engenharia e Arquitetura (DEPEA). Ministrado de forma semi-presencial, o curso acontece atrav?s de aulas nos finais de semana e utiliza, no site www.need.ufjf.br/curso.nsf , um ambiente virtual colaborativo.

Outro exemplo ? a disciplina de gradua??o Tratamento e Representa??o da Informa??o em Arquitetura e Urbanismo (TRIAU). Para complementar as aulas presenciais da disciplina, foi criado o site educacional Debates TRIAU-II, no endere?o http://200.17.71.100/DDTPSite/Java/TRIAU em que os alunos realizam atividades de leitura e discuss?o de t?picos importantes.

Apesar de terem sido idealizados conforme as atuais experi?ncias em Educa??o ? Dist?ncia (EaD), estes dois exemplos exigem o aprendizado semi-presencial, pois ainda n?o servem para o Ensino ? Dist?ncia de fato, conforme explica o professor Aravena. Fazer educa??o ? dist?ncia, para ele, significa conseguir criar um ambiente integrado em que o professor consiga avaliar e acompanhar os trabalhos e que a atualiza??o do espa?o virtual seja constante. Al?m disso, ? preciso criar um projeto e disponibilizar o material pedag?gico e que a parte administrativa do curso funcione. Algo que, segundo o professor, ainda n?o se conseguiu fazer, porque antes ? preciso haver uma mudan?a de paradigmas na educa??o em geral.

Aravena acredita que projetos como os desenvolvidos na disciplina TRIAU auxiliam na constru??o coletiva do conhecimento entre professores, alunos e ex-alunos, utilizando o conceito de groupware. O trabalho ? centrado no aluno, de forma personalizada e din?mica, estimulando a participa??o, afirma. O objetivo ? desenvolver as capacidades de cr?tica, criatividade e colabora??o. Estando na Internet, as barreiras geogr?ficas s?o eliminadas e os alunos podem, inclusive, trocar informa?es e opini?es com estudantes de outras universidades brasileiras ou estrangeiras, contribuindo, assim, para uma vis?o mais global sobre o que est? sendo estudado e criando novas experi?ncias de vida. Bem mais do que apenas graduar o aluno, o trabalho permite que ele entre em contato com o mundo al?m de Juiz de Fora, completa o professor.

O professor informa que o sistema virtual implementado para a mat?ria TRIAU pode ser reproduzido em qualquer disciplina da UFJF. Para isso, basta que os coordenadores da institui??o ou unidade entrem em contato com o l?der do MAVA para requerer o uso acad?mico dos programas, pelo e-mail mava@need.ufjf.br. O MAVA se encarrega de trabalhar tanto na implementa??o quanto na orienta??o dos professores sobre como fazer sua p?gina e como usar a din?mica do sistema.


Leia tamb?m, no arquivo do JFService:
Educa??o ? dist?ncia via Internet: op??o para o pr?ximo s?culo (mat?ria de 04/08/99).