Juiz de Fora 150 anos em um minuto:
Os fatos e personalidades que constru?ram a hist?ria da cidade.
Novas cr?nicas todos os dias, de segunda a sexta.
Uma iniciativa da R?dio FM Itatiaia e do JFService

06/06/2000

ou?a a cr?nica
Transporte Coletivo Urbano
Os bondes el?tricos, controlados pela Companhia Mineira de Eletricidade, ainda eram o principal transporte coletivo da cidade, na ?poca da Segunda Guerra Mundial. No entanto, os moradores dos bairros eram obrigados a fazer longas caminhadas para chegar at? os trilhos. Foi Dilermando Cruz que, antes de ser prefeito, instalou, pela primeira vez, a t?tulo de experi?ncia, a primeira linha de ?nibus urbana, ligando Benfica ? Vila Ideal. Ningu?m acreditava no sucesso da iniciativa, porque iria passar por ?reas despovoadas. Contrariando as expectativas, a via??o Diana, como era chamada, se viu obrigada a ampliar sua frota, criando novas linhas. J? em 1947, o ent?o prefeito Jos? Proc?pio Teixeira foi obrigado a criar uma lei regulamentando o servi?o de transporte coletivo na cidade. Mais de 50 anos depois, as v?rias empresas que se instalaram na cidade atendem hoje a um contingente de 10 milh?es de usu?rios de ?nibus por m?s.

ou?a a cr?nica
M?rio Hel?nio de Lery Santos
Por mais de 50 anos, o nome de Mario Helenio de Lery Santos fez parte do notici?rio esportivo escrito e falado de Juiz de Fora. Filho do Deputado Jarbas de Lery Santos, M?rio nunca se interessou pela pol?tica e, com apenas 14 anos, come?ou sua carreira de jornalista, escrevendo para o Di?rio da Tarde e participando das transmiss?es esportivas da PRB3 - R?dio Sociedade de Juiz de Fora. Naquele tempo, n?o havia telex, fax ou televis?o e, sendo assim, ele recorria ao r?dio escuta ou recortava as not?cias dos jornais para ler no seu programa de r?dio, motivo que levou seus colegas a lhe darem o apelido de tesourinha. Torcedor do Flamengo e do Tupynamb?s, M?rio era uma verdadeira enciclop?dia esportiva e guardava na mem?ria tudo sobre o futebol de Juiz de Fora e do Brasil. Ele era capaz de falar at? sobre a vida de alguns jogadores, muito tempo depois de eles j? terem parado de jogar. Seus programas no r?dio sempre foram l?der de audi?ncia e ele se transformou tamb?m num porta voz dos esportes amadores, noticiando at? campeonatos de buraco e dourada nos clubes da cidade. Numa das mais justas e merecidas homenagens j? prestadas pelo munic?pio, o Est?dio Regional de Juiz de Fora, desde 1996, passou a se chamar Est?dio Mario Helenio de Lery Santos, conforme lei da C?mara Municipal, sancionada pelo Prefeito Cust?dio Mattos. M?rio Hel?nio era Sobrinho de Ph?ntias Guimar?es e primo de Heitor Augusto e Jos? Carlos de Lery Guimar?es, nomes de destaque no jornalismo e no r?dio juizdeforano. Comandou seu programa Giro da Bola na R?dio Solar at? 26 de novembro de 1995, falecendo um m?s depois.

ou?a a cr?nica
Edif?cio Clube Juiz de Fora
Na antiga Rua da Direita, hoje Avenida Rio Branco, esquina com Oscar Vidal, havia um velho sobrado. Nele estava instalado o Clube Recreativo "Mios?tis", que reunia a fina flor da sociedade juizforana. Por volta de 1910, os s?cios decidiram transferir a entidade de local e mudar o nome para Clube Juiz de Fora. A nova sede foi consolidada na Rua Halfeld, local onde havia amplos sal?es de dan?a e ainda v?rias depend?ncias. Por volta de 1917, todo o espa?o carecia de reforma, mas, como propriet?rio n?o aceitou assumir a obra em parceria com diretoria do clube, o presidente da entidade, Ign?cio de Avelar Werneck, decidiu construir uma nova sede. Para isso, convocou toda a velha guarda que freq?entava o Juiz de Fora, levantou o capital com a venda de 300 quinh?es, comprou o terreno da esquina com a Rio Branco e entregou a obra a Pantaleone Arcuri. Com isso, em 23 de junho de 1918, era inaugurada a nova sede do Clube Juiz de Fora. Apesar do sucesso do espa?o, um inc?ndio, no dia 23 de fevereiro de 1950, destruiu todo o pr?dio. A cidade cobriu-se de luto, por?m, por pouco tempo. O clube, por?m, ressurgiu para sua terceira fase, com as mais belas instala?es que existiam na ?poca. O novo espa?o foi distribu?do em cinco pavimentos de um edif?cio de 15 andares, no mesmo local da constru??o anterior. Assim, no carnaval de 1958, estava inaugurada a quarta sede do velho Clube Juiz de Fora.

Cr?ditos:
Texto e ?udio - Equipe de Jornalismo R?dio FM Itatiaia JF
Edi??o Internet e recursos digitais - Equipe JFService / ArtNet