Quarto de beb? deve ser funcional e seguro Os preparativos para montar o ambiente ideal para o novo membro da fam?lia come?am, em geral, a partir do quarto m?s de gesta??o

Patr?cia Rossini
*Colabora??o
03/04/2009

Para os pais de primeira viagem, os nove meses de gravidez s?o marcados por diversos momentos emocionantes, como o primeiro ultrassom, o barulho das batidas do cora??o e a descoberta do sexo do beb?.

A hora de planejar o quarto do novo membro da fam?lia tamb?m ? especial, principalmente para as futuras mam?es. Enquanto esperam a chegada do beb?, elas pensam em todos os detalhes para tornar o espa?o bonito e aconchegante.

No entanto, a variedade de m?veis e objetos de decora??o pode confundir as m?es de primeira viagem. Pensando nisso, o Portal ACESSA.com conversou com os arquitetos Carlos Gouv?a J?nior e Carla Goiat? (v?deo ao lado) para esclarecer d?vidas sobre o planejamento do quarto do beb?.

Funcionalidade

Geralmente, os preparativos come?am a partir do quarto m?s de gesta??o, quando j? ? poss?vel saber o sexo do beb?. Segundo Carla, o primeiro passo ? definir qual ser? o uso do ambiente e avaliar o espa?o dispon?vel. ? importante que o quarto seja funcional e tenha espa?o suficiente para a circula??o de pessoas e para a entrada de um carrinho de beb?.

Se a ideia ? reaproveitar os m?veis e a decora??o no desenvolvimento da crian?a, ? importante verificar se o local ocupado pelo ber?o ? suficiente para uma cama. "Um quarto infantil bem planejado pode durar entre oito e dez anos, desde que o espa?o seja compat?vel com o crescimento da crian?a", afirma Carlos.

Foto de m?veis de beb? Foto de m?veis de beb?

A escolha dos m?veis tamb?m ? relevante. Para acompanhar o crescimento da crian?a, Carla explica que o arm?rio deve ser bem dividido. "A crian?a perde roupas muito r?pido e, por isso, n?o precisa de um arm?rio muito grande. Contudo, vale ter aten??o ?s divis?rias. As crian?as costumam ter mais roupas para guardar em gavetas do que para pendurar em cabides."

O quarto deve ter, basicamente, um ber?o, um arm?rio, uma poltrona para amamenta??o e uma c?moda para trocar o beb?. "Se o espa?o for pequeno, retire a c?moda e use o pr?prio ber?o para trocar as fraldas. Quando o beb? come?a a se virar sozinho, fazer a troca na c?moda fica muito perigosa", justifica Carlos.

Pintura e ilumina??o

Tradicionalmente, paredes azuis indicam o quarto masculino e o rosa ? mais usado no quarto de meninas. Entretanto, os arquitetos recomendam a mistura de tonalidades e o uso de recursos como pap?is de parede e tecido para tornar o ambiente menos cansativo. "Devido aos estudos da cromoterapia, sabemos que as cores influenciam no humor e no comportamento. No quarto infantil, o ideal ? misturar uma cor quente e uma cor fria, sempre em tons past?is", diz Carlos.

Foto de m?veis de beb? Foto de m?veis de beb?

Em rela??o ao tema da decora??o, a dica de Carla ? apostar no b?sico. "O ideal ? trabalhar o tema nos detalhes. A decora??o pode ser feita ao longo do tempo, conforme a crian?a cresce e desenvolve suas vontades."

Nas paredes, o tema escolhido pode ser trabalhado em pap?is de parede e pain?is em MDF ou EVA. A novidade ? o uso dos adesivos de vinil.

Para a ilumina??o, o importante ? usar um dispositivo que reduz a intensidade de luz, como o dimmer ou um abajur.

Foto de m?veis de beb? Foto de m?veis de beb?
Detalhes que fazem a diferen?a
"Nos primeiros meses de vida, a crian?a pode desenvolver alergia. Por isso, ? necess?rio usar materiais antial?rgicos e evitar o ac?mulo de poeira no quarto do beb?", alerta Carla. Segundo ela, trocar as cortinas por persianas ? uma op??o que facilita a limpeza. Caso a pessoa n?o goste da persiana, deve escolher uma cortina f?cil de limpar.

Outra dica ? evitar o uso de tapetes. Mesmo os modelos antial?rgicos oferecem riscos, pois acumulam sujeira e bact?rias.

Os arquitetos alertam sobre as quinas e os puxadores de gaveta. "Geralmente, os m?veis infantis n?o t?m quinas, mas ? preciso ter aten??o. Quando a crian?a come?a a brincar no ch?o e a engatinhar, tudo pode acontecer. A curiosidade dos pequeninos n?o tem limites", comenta Carla.

No mercado, ? poss?vel encontrar diversos tipos de dispositivos de seguran?a, como travas para gavetas e portas, que ajudam a evitar acidente.

*Patr?cia Rossini ? estudante de Comunica??o na UFJF