• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Janelas, ducha interna e ligação com a piscina tornam sauna mais confortávelPara construir uma sauna a vapor simples, de seis metros quadrados, é necessário investir R$ 10 mil. Luxo pode ser montado até no box do banheiro

    Clecius Campos
    Repórter
    4/2/2011
    Foto de sauna

    As novidades do setor de arquitetura e da construção têm tornado diversos cômodos da casa ainda mais agradáveis. A sauna é mais um ambiente que pode receber artifícios e luxos capazes de garantir mais conforto na hora do banho de vapor. O arquiteto Rogério Mascarenhas explica que a criação de janelas, a instalação de duchas internas e até a ligação direta com a piscina são as tendências usadas para incrementar as saunas.

    "A sauna é um ambiente que faz bastante sucesso. Um terço dos clientes quer uma sauna em casa. Ela só perde para a piscina, já que metade das casas que projetamos tem piscinas. As novidades do setor estão muito ligadas ao conforto, a garantir um ambiente mais agradável e ao luxo em si." Mascarenhas afirma que a preferência é pelas saunas úmidas. As secas representam apenas 10% dos pedidos.

    Segundo Mascarenhas, a instalação de uma ducha dentro da sauna evita o choque térmico, com o ambiente externo. "Antigamente, havia a sauna e, fora dela, um espaço em que a pessoa tomava a ducha. Durante esse trajeto da sauna até o chuveiro, o frio do lado de fora incomodava. Por essa razão, surgiram duchas instaladas dentro das saunas." De acordo com o arquiteto, a instalação da ducha demanda um espaço para o box de vidro, que deve ir até o teto, e mais uma saída hidráulica.

    Outra novidade é a criação de janelas nos ambientes. "As pessoas não querem ficar confinadas dentro da sauna. Quando colocamos janelas de vidros, o ambiente recebe luz natural, o que o deixa muito agradável. Em uma sauna a vapor, não é possível ver através da janela, já que o vapor não deixa, pois o vidro vai ficar embaçado. Há uma técnica de instalação de dois vidros, isolando um pouco da temperatura de fora da de dentro, mas a visibilidade continua comprometida. A janela serve mais é para iluminar o ambiente, com luz natural."

    Um luxo, que costuma agradar os clientes, é a criação de uma sauna integrada à piscina. De forma prática, é como se a piscina entrasse na sauna, ocupando um espaço mínimo de quatro metros quadrados. "Este é um requinte muito pedido. Parte da sauna é construída sobre um pedaço da piscina. A parede da sauna que permite a ligação fica um pouco imersa na água. Da piscina é possível entrar na sauna e vice-versa. A pessoa nem vai precisar tomar uma ducha depois."

    Especificações gerais

    Foto de saunaAlém do requinte, há especificações gerais que devem ser obedecidas. O ambiente doméstico não pode ser muito grande, pois quanto maior, mais demorado será para a sauna esquentar, o que vai gastar mais energia. O ideal é um ambiente de seis a oito metros quadrados, podendo ser maior conforme os adicionais. O pé direito deve ser mais baixo que o normal, não passando de 2,5 metros. "O ar quente sobe. Se a distância do chão ao teto for como em uma casa normal, com três metros de altura, a sauna pode perder o benefício do calor."

    No caso da sauna úmida, a máquina que produz o vapor é instalada do lado de fora, mas demanda pouco espaço. "A máquina é do tamanho de um fogão, mas menos profundo. É importante mantê-la próximo da sauna, para que o vapor chegue com intensidade, para economizar energia e garantir o calor." Na sauna seca, a máquina fica instalada do lado de dentro.

    As paredes da sauna seca são normalmente revestidas por madeira. Diversos tipos de madeiras, de ipês a pinus, podem ser utilizados. "Os bancos também seguem a linha das paredes e, por si só, já garantem a decoração do local. O ambiente pode ser incrementado com um espelho ou uma estante para essências e coisas do tipo. Mas tudo mais utilitário, para não ficar muito pesado", orienta Mascarenhas. As saunas a vapor são revestidas por azulejos. A dica é utilizar o branco liso ou com alguma textura. "Dá para arriscar cores, mas a orientação é por um ambiente mais clean e relaxante. A presença de uma janela também ajuda a decorar. Acho que é o suficiente."

    Detalhes importantes

    Detalhes na construção devem ser levados em conta. Nas saunas a vapor, o teto precisa ser inclinado, para que as gotas de água quente que se formam no contato do vapor com o teto, escorram para uma das paredes, evitando o gotejamento. É importante que a porta seja pequena, com dimensões de 60 centímetros por dois metros. "Uma tendência é substituir a porta de alumínio, que esquenta, por uma porta de blindex. O piso branco precisa ser de um material antiderrapante, podendo ser o mármore, pois é mais poroso." No caso da sauna seca, um cuidado importante é observar se os pregos que prendem as madeiras estão bem afundados. "O material é de ferro e esquenta, podendo causar alguma queimadura se estiver muito aparente."

    Sauna no box

    Para construir uma sauna, o cliente precisa da ajuda de um arquiteto, de um bombeiro para as instalações hidráulicas, de um eletricista e de um pedreiro. Uma sauna simples, de seis metros quadrados, fica em torno de R$ 10 mil para ser construída. Quem não pode gastar tanto tem a alternativa de criar uma sauna dentro do box do banheiro. "Basta que a parede de vidro do box vá até o teto. Dessa forma é só adquirir a máquina e realizar as instalações elétrica e hidráulica. Não é muito confortável, pois o espaço do box é reduzido, mas é uma alternativa para quem vive em apartamento, por exemplo."

    Os textos são revisados por Thaísa Hosken

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.