Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 28/08/2015

Récamier pode ser usado em todos os ambientes

Récamier é um substantivo masculino, significa um "sofá" sem espaldar e com braços altos e curvados. É uma peça do mobiliário muito usada em qualquer estilo de decoração. É um móvel versátil, urbano, casual e elegante, apresentando múltiplas funções. Para dentro de casa, ajuda a cultivar histórias e manter o equilíbrio com o contemporâneo, em ambientes comerciais, agrega praticidade e conforto.

Origem e História

O artista Jacques Louis David, retratou uma pintura no ano de 1800, onde fazia a imagem de uma jovem francesa, conhecida por Julie Bernard, que pertencia aos grupos de oposição ao Governo de Napoleão Bonaparte. Casou-se com um banqueiro, de quem ganhou um sobrenome, ficando conhecida como "Madame Récamier." Ela pousou sem roupas para o auto-retrato, apenas com joias, apoiada em um móvel, uma espécie de sofá.

Estilo

Se você prefere uma "decoração clássica", o Récamier combina. Caso ultrapasse as tendências modernas, simboliza a aliança de estilos e dialoga com o contemporâneo. Independente de segmentos, tendências e estilos, identifica-se com qualquer tipo de ambiente, trazendo glamour e harmonia para os espaços atuais.

Dicas: Se sua casa apresenta um estilo clássico, pode ser estofado com um tecido nobre, como o veludo e a seda. Tecidos como o "linho natural" e o "suede", contemplam ambientes contemporâneos. Você poderá usar o tecido de sua preferência, adaptando o seu estilo, orçamento e o número de usuários.

Releitura

No decorrer dos anos, de acordo com a moda e os surgimentos no "mundo do design", o Récamier, vem ganhando várias releituras, mostrando que pode e deve ser usado em diferentes segmentos espaciais. A criatividade é o fator "operante", que garante várias possibilidades e funções para este eterno móvel.

Dicas: Você encontra peças com diferentes materiais, assinadas por designers conhecidos. O Récamier poderá ser encontrado até em antiquários, com origens e procedências diversas. As linhas retas identificam os Récamiers contemporâneos.

Quarto

Para ser usado nos quartos, o Récamier, poderá ser colocado na parte inferior da cama, ou seja, próximo aos pés. Ele servirá como apoio, caso deseja sentar-se, trocar os sapatos, trocar de roupas ou até mesmo fazer alguma tarefa que necessite de um suporte para o conforto e equilíbrio.

Dicas: Poderá ficar cerca de 20 ou 30 cm de distância das camas, evitando o mal acomodamento da sua roupa de cama. Caso não tenha espaço para colocá-lo aos pés da cama, poderá ser colocado próximo de uma parede. Observe à altura do encosto, para não ficar sem proporção com à cama.

Closet

Caso tenha o privilégio de ter um "Closet", este móvel servirá para o seu pleno e total conforto.Você usará sempre, para todas as necessidades de vestir e calçar. Até mesmo para apoiar as roupas e acessórios, evitando segurá-las.

Dicas: Use os Récamiers retangulares, sem encosto e sem braços ou com braços pequenos.
Observe à altura entre o piso e o assento, para você ter um conforto ergonomicamente correto para esta finalidade. Caso não tenha um "Closet", use perto do armário comum, adquira um conforme o tamanho do seu espaço.

Hall

O Récamier poderá ser usado em um hall de entrada, seja na portaria dos edifícios residenciais ou comerciais, ou no hall de sua sala, caso possua um. Nas construções mais antigas é muito comum um hall, antes das salas.

Dicas: Caso use no hall, prefira os sem encosto, de preferência aos com o tecido em couro sintético. No caso, no hall das portarias de prédios. Para dentro de casa, siga a mesma linha, porém, outro tecido poderá ser adaptado. No hall, funciona como sofá, para um pequeno descanso dos usuários, nada de prolongado.

Sala

Nas salas de estar e de convivência, o Récamier funciona como um móvel versátil, multifuncional, onde proporciona lugares à mais, em dias de festa ou em qualquer ocasião. Sem o encosto, podem ser usados para setorizar os ambientes, dividindo os espaços. Com o encosto, servem como sofás, usados como a criatividade permitir.

Dicas: Você poderá usar um Récamier confortável substituindo até um sofá tradicional, conforme suas necessidades. Use e abuse de cores nos tecidos. Use as almofadas com moderação, para não esconder os detalhes do móvel. Poderá ser usado em um canto de descanso e leituras.

Nota

Aproveite sempre aquilo que possui, talvez você tenha um móvel deste, antigo e não sabia como usá-lo novamente. Caso deseja mudar o visual do seu espaço, um Récamier contemporâneo, poderá ser pensado para sua sala, criando alternativas de uso. Independente do seu estilo, acho o máximo um móvel como este agregado em nossas casas, promovendo o charme, a graça e a personalidade em qualquer lugar, deixando sua casa sempre arrumada.

As fotos abaixo ilustram nossas discas e sugestões.


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

ACESSA.com - R?camier pode ser usado em todos os ambientes