Aprenda a criar um modelo de sala de TV aconchegante e funcional
É muito agradável usufruir de ambientes com uma atmosfera acolhedora, agregando muito estilo e conforto para garantir o nosso descanso, relaxamento e preciosos momentos de entretenimento junto à TV. Um fator importante para constituir este espaço e aumentar o tempo de permanência dos usuários dentro deste ambiente, é utilizar de artifícios e elementos decorativos diferenciados, através de um projeto específico, prevalecendo a harmonia e a geometria espacial correta. Na arquitetura e no design de interiores existem várias possibilidades e inúmeros recursos para isso, com várias opções no mobiliário e materiais de revestimentos, buscando atender sempre às necessidades de cada um de acordo com sua personalidade e história de vida.
Há alguns anos, a TV era artigo de luxo, um sofisticado aparelho eletrônico que poucas pessoas tinham o acesso. Com a evolução das indústrias, relacionadas à tecnologia, este rótulo foi extinto e o aparelho já fazia parte da maioria das famílias em quase todas as casas brasileiras. A TV mudou os hábitos da sociedade, trazendo cultura e diversão, democratizando às informações em tempo real. O design dos aparelhos evoluíram ao longo das décadas e atualmente as telas planas, com imagem em HD, lideram o ranking dos sonhos e desejos de consumo.
Atualmente, os espaços contemporâneos, independentemente do seu tamanho ou dimensões, são elaborados e projetados para serem multifuncionais, onde a TV está sempre presente, como destaque. Para constituir uma sala de TV, ela deverá ser prática, de maneira que atenda as reais necessidades de seus usuários, e funcional, com elementos que tragam a praticidade quando, de fato, todo o mobiliário e equipamentos estiverem em uso. Outro fator muito importante é a ergonomia, observada na altura e distância do mobiliário, além dos aparelhos de som e imagem.
O primeiro passo para constituir este espaço é saber o tamanho real do seu ambiente para depois começar a escolher um bom sofá, como cadeiras, poltronas, puffs e outras peças do mobiliário. Os revestimentos são muito importantes e devem estar de acordo com o projeto, como um confortável tapete, onde os usuários poderão andar descalços, descobrindo as sensações que a sala de TV pode despertar. As cores do ambiente deverão ser selecionadas através de uma paleta de cores, onde a tendência atual são os tons claros, que ficam elegantes em qualquer lugar.
A arquiteta e urbanista, Natália Torres, especialista em iluminação e também professora da faculdade de arquitetura do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), projetou uma sala de TV, atendendo todas as necessidades, na Mostra Jade de Interiores 2016. O espaço é impactante, observando a funcionalidade, através de um projeto com um mix de detalhes, que tornam o ambiente luxuoso e requintado.
Um considerável sofá em " L ", com tecido em linho bege, retrátil e reversível, que promove todo o clima de aconchego, compõe a sala com estilo e muito bom gosto, como se fosse um convite para o descanso e relaxamento, uma simbiose ao ócio, para momentos únicos, "você pode usar o sofá como estar, porque ele fecha em 90º, fica reto, quando estiver usando como home, pode puxar, reclinar à chaise long, em vários ângulos e alturas, ele tem um encosto, que você pode assistir TV com muito conforto", explica a arquiteta.
A mesa de centro em laca branca, com medidas de 1m X 1m, tem o formato quadrado e expõe alguns adornos, que compõe com personalidade este ambiente. Para agrupar estes objetos para decorar, "tem que observar, ter cuidado com a altura, para não impedir a visão para a TV, que é o objeto principal da sala", enfatiza Natália.
Para decidir quais enfeites devem ser usados na mesa central, "é interessante, como em todas as casas, que os adornos, contem um pouco de sua história pessoal", ensina a arquiteta.
Um baú em espelho, bronze e com vidro lapidado, destaca-se pelo design e as formas simples, criando um efeito decorativo para um canto especial, assim como uma mesa lateral oval, com tampo "chanfrado", que expõe um abajur de cerâmica com espelho e a cúpula em linho. Nas paredes, as gravuras com os tons do ambiente recebem molduras em inox, dialogando com a mandala em "aço cortenho", recortada a laser, além do suntuoso espelho, contrastando com um "capitéu", utilizado para equilibrar a altura das paredes.
O tapete em retalhos de malha rouba todas as cenas, composto através das cores rosa, roxo e um azul fabuloso, que aparece de maneira sutil, promovendo a cor para o espaço. A mesa saarinen em mármore branco e a base inferior composta por acrílico recebe as cadeiras cromadas, confeccionadas em tecido de linhão rústico, com detalhes em chivron, que garante o contraste de materiais e ao mesmo tempo é super moderna, complementando o ambiente.
O elemento principal é um módulo para TV em laca fendi e madeira natural, com um painel que deixa todos os cabos e fios embutidos. Um aparador, estrategicamente posicionado, garante as boas vindas logo na entrada do ambiente, com uma bandeja imponente, onde os copos âmbar e as taças bronze estão distribuídas em uma simetria e volumetria perfeita. Este aparador tem outra função que é para "esconder as costas do sofá, ao mesmo tempo que fica sofisticado, serve também como apoio, juntamente com os práticos sweet gardem".
Para os internautas e leitores criarem um espaço de TV que pode ser usado também como sala de estar, o mais importante é saber aproveitar os recursos que cada ambiente oferece, no que diz respeito ao tamanho e às dimensões, respeitando as portas e as janelas. A arquiteta vai estar presente na mostra Casa e Design, que acontece no segundo semestre em Juiz de Fora, projetando um quarto jovem, "é um ambiente jovem, despojado, que dá um pouco de liberdade, para esse mundo jovem, é um ambiente que tem um pouco de tudo, e nem sempre eles conseguem reproduzir dentro de suas casas, ou usar aquilo que eles chamam de ideal, talvez", adianta com exclusividade.
As fotos de Angeliza Lopes Aquino registram.
Mostra Jade Interiores 2016:
Spazio Design - Ladeira Alexandre Leonel, Cascatinha Juiz de Fora - MG
Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.
Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com
Entre na comunidade de notícias clicando aqui no Portal Acessa.com e saiba de tudo que acontece na Cidade, Região, Brasil e Mundo!