Saiba escolher e utilizar as almofadas para compor sua sala de estar

Nome do Colunista Luiz Henrique Duarte 1/09/2017

As almofadas de hoje são elementos decorativos multifuncionais e versáteis, exercendo uma função muito especial na humanização dos ambientes contemporâneos, proporcionando um conforto ergonômico para os usuários e uma estética visual. Com diferentes formas e tamanhos, estes elementos ornamentais garantem às salas de estar, home TV e aos lounges da atualidade uma atmosfera aconchegante, mesmo com uma metamorfose de cores diferentes, estampas, tecidos e texturas.

Para a arquitetura residencial de interiores e o design moderno, as almofadas podem apresentar diversos modelos, desde os tradicionais, até os mais ousados, sempre seguindo as tendências do trend-fashion, onde, estes acessórios coadjuvantes funcionam como peças essenciais para a finalização de um projeto, e sempre devem permanecer em equilíbrio e harmonia com os adornos, revestimentos, paleta de cores, tapetes e principalmente com os sofás. As almofadas devem e podem ser expostas em áreas externas, como piscinas e varandas gourmets, porém revestidas com tecidos especiais impermeáveis, como o aquablock.

Almofadas

As almofadas são acessórios ornamentais decorativos, fáceis de encontrar e muito acessíveis, utilizadas sobre os mais diversos modelos de sofás, como também em cadeiras e poltronas de aproximação, visando apoiar a coluna vertebral de forma articulada para garantir o bem-estar e o conforto dos usuários. Geralmente, as almofadas contém, em suas partes internas, um tecido preenchido com fibras em silicone ou plumas para criar volumetria, proporcionando um perímetro estrutural sólido e resistente ao uso. As preciosas e convidativas almofadas tem como origem a região da Mesopotâmia, onde, no antigo Egito, eram  símbolo de luxo e status, principalmente para a alta sociedade hierárquica. Estas peças decorativas também faziam parte da cultura greco-romana, mas, somente com à revolução industrial, no século XIX, expandiram-se pelo mundo, devido a grande variedade das fibras têxteis e facilidade da manufatura comercial.

Através de uma precisa alquimia de cores e estampas, a designer de interiores Cecília Lelis (Upa Almofadas), observou a necessidade em criar peças personalizadas e especiais, que podem ser expostas em todos os ambientes contemporâneos com muito estilo e sofisticação, devido a sua dupla composição de tecidos, com a frente apresentando sempre grafismos, florais, poás e a parte de trás um revestimento liso. "Nós apresentamos uma proposta muito dinâmica, gostamos muito de misturar cores e estampas", explica a especialista em almofadas. As almofadas podem ser expostas, através de um mix equilibrado de formatos e tamanhos, para garantir um visual uniforme de todas as áreas de um sofá, observando sempre os detalhes dos ambientes, e as suas dimensões, para realizar composições elaboradas e bem estruturadas. Os sofás retilíneos e modernos, com revestidos em tecidos neutros, são fáceis de combinar com todas as peças de almofadas, independentemente de suas cores ou estampas.  "Os sofás em tons de bege, cinza, marrom, nude e off-white são mais fáceis para combinar, caso, os sofás apresentem cores fortes e quentes, podemos utilizar almofadas neutras para equilibrar", ensina Cecília.

Os sofás de cores sóbrias, que seguem as nuances em tons de cinzas, estão completamente em alta, sejam com tecidos em fibras de linho natural ou sintético, suede ou lonas impermeáveis, e podem sempre, receber almofadas com cores fortes, como o amarelo e vermelho, segundo Cecília. Em nossos exemplos a também designer de interiores Elaine Almeida (Mobiliário) projetou ambientes para receber composições harmônicas de almofadas, utilizando sofás com dimensões e revestimentos diferentes, como também adornos, mesas de centro e apoio, tapetes e quadros contemporâneos, tudo, para ilustrar nossa reportagem.

Estampas, tecidos e texturas

O jogo de misturar as estampas, tecidos e texturas, é a grande tendência desta estação, continuando com a mesma intensidade no verão 2018, principalmente no design de interiores, sejam para espaços residenciais, corporativos ou comerciais, atentando sempre para o bom senso na hora das escolhas, onde, cada ambiente permitirá uma cor peculiar ou grafismos distintos. O ideal é estabelecer uma tonalidade predominante, assim, todas as outras almofadas devem receber a mesma incidência de nuances escolhidas, em uma composição homogênea, tanto de cores frias ou quentes, além de tons pastéis, dependendo do seu estilo de decoração. "Geralmente, misturamos almofadas, porque permitem composições interessantes", explica Cecília.

Os tecidos em algodão, cetim, chevron, até mesmo com desenhos geométricos e grafismos, estampas florais, poás, shantung e sedas naturais, são os mais utilizados, pois, são fáceis de combinar com os sofás, cadeiras e poltronas de aproximação. Porém, deve-se evitar utilizar o mesmo tecido dos sofás em almofadas, para criar texturas diferentes. Esta moda de sofás e almofadas iguais está revogada, exceto, quando as almofadas fazem parte da composição do modelo e design da peça.  "Inclusive, não repetir o tecido do sofá em uma almofada é interessante, assim, criamos texturas diferentes, se o sofá, tem um tecido em suede, e colocamos almofadas com o mesmo tecido, fica uma composição monótona", sintetiza Cecília.

Em ambientes urbanos, casuais e nobres, as fibras de linho natural remetem ao aconchego e ao acolhimento, pois é um tecido muito adequado para às salas de estar e TV, proporcionando uma facilidade enorme para combinar com a paleta de cores dos espaços. Para os ambientes despojados e informais, os tecidos de puro algodão são os mais recomendados, e para ambientes com grande fluxo, o correto são as fibras de tecidos mais resistentes, como o jeans texturizado, as loninhas de toque macio, todos com estampas ou simplesmente lisos. "Os tecidos para as salas de TV devem ser macios, mais confortáveis no toque, nas questões de durabilidade e manutenção, os tecidos impermeáveis, são recomendados, tanto para os ambientes internos ou externos de muito fluxo", afirma a designer.

Número de almofadas

Para compor os nossos sofás com o número correto de almofadas, o primeiro passo é observar as suas dimensões, para não causar um desequilíbrio em seu assento. O importante, além da estética, é o conforto ergonômico, caso o sofá apresente medidas padrões compactas, evita-se colocar muitas almofadas, pois assim ele ficará menor do que é, além de dificultar as acomodações dos usuários. Caso os sofás apresentem medidas padrões ou até maiores, podemos utilizar um par de almofadas proporcionais em cada extremidade, duas medianas e algumas menores, do meio para o centro, observando as cores, estampas e texturas, evidenciando à volumetria. "Podemos expor em sofás maiores, composições simétricas ou assimétricas, colocando quatro almofadas em uma extremidade e três em outra, misturando os tecidos ", demonstra..

Para as cadeiras e poltronas de aproximação, que hoje substituem os sofás de dois lugares, e apresentam um assento muito profundo, podemos utilizar em torno de duas ou três almofadas pequenas, em uma composição simétrica uniforme, ou apenas uma única almofada maior, contrastando com outra menor para promover o acabamento, em uma proporção exata e precisa. "Para as cadeiras e poltronas de aproximação, as almofadas possuem um apelo estético e funcional, além do conforto ergonômico para apoiar nossa coluna vertebral ", explica Cecília.

Alguns sofás exibem e revelam um design próprio, sem precisar de muitas almofadas para expor sobre o seu assento. Outros, precisam de muitas almofadas para deixá-lo convidativo ao uso. Para ambientes clean, devemos observar o estilo do espaço e saber agregar sobre esta peça de mobiliário, almofadas com cores neutras e tecidos sem estamparia esfuziante, como no estilo nórdico de decoração.

Saiba escolher

Para expor e deixar sobressair, as almofadas, em todos os ambientes de estar, algumas sugestões, devem ser analisadas e observadas:

  • Saiba identificadar o ambiente e o uso do sofá, seja para estar ou TV.
  • Para salas de TV, os sofás devem expor, várias composições de almofadas, para o conforto dos usuários.
  • Em sofás modernos, para receber visitas, às almofadas, podem exibir tecidos nobres, como linho e seda.
  • Os ambientes de estar, com à dupla função, para receber visitas e assistir TV, em um único espaço, às almofadas com tecidos maleáveis e práticos, são recomendados.
  • Para às cadeiras e poltronas de apoio, às almofadas precisam estar de acordo com às dimensões do assento e encosto do móvel.
  • Às almofadas " circle " estão em evidência, são tendências no cushions design.
  • Escolha sempre, almofadas com capas removíveis para sua conservação e manutenção, preenchidas com fibras em silicone, que são anti-alérgicas.
  • Para o inverno, os tecidos em suede e o veludo são excepcionais e para o verão o linho e o puro algodão.
  • O ponto de partida para à escolha das almofadas é a cor e o tecido de seu sofá.
  • Capas removíveis, podem ser substituídas por outras, modificando totalmente o visual de seu ambiente, com outras cores e estampas.

Atualmente, assim como os tapetes, que promovem todo o diferencial em um ambiente, as almofadas cumprem as funções decorativas e funcionais, modificando totalmente a atmosfera  de um determinado espaço. Você pode aproveitar nossas dicas, reutilizando as  almofadas que já possui em casa, e valorizando-as corretamente em novas composições. Uma questão importantíssima é a observação do encosto do seu sofá, caso seja muito alto, coloque almofadas proporcionais, para não causar uma lacuna entre o assento e o espaldar. Se o encosto apresentar altura baixa, siga com a mesma proporção. As flâmulas agregam um complemento decorativo para compor os ambientes, sempre com mensagens alegres e solidárias, fazendo uma alusão reflexiva sobre a vida ou nossos próprios pensamentos, harmonizando-se perfeitamente, com o novo conceito do design. "As flâmulas compõe os ambientes, acompanhando os quadros e almofadas, propõem um ar jovem e descolado para os ambientes" resume à profissional.

Mas, algumas composições para almofadas podem ser no estilo patchwork, aproveitando retalhos de tecidos, com uma pegada sustentável, super criativa e original. "Aproveitamos os retalhos para fazer almofadas e também cachepôs, que são utilizados como peças multifuncionais, somos muito orgulhosos de valorizar o trabalho manual", finaliza Cecília.

Participe de nosso sorteio para ganhar uma almofada em poá e flâmula decorativa exclusiva. Informe-se em nossa página de promoções e boa sorte!

As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.

ACESSA.com - Saiba escolher e utilizar as almofadas para compor sua sala de estar