Estrela Sul ? o bairro mais valorizado de Juiz de Fora Terrenos valorizaram mais de 200% em tr?s anos. Proximidade de shopping e universidade s?o refer?ncias para o bairro

Daniele Gruppi
Rep?rter
25/04/2008

O arquiteto e urbanista ?ureo de Almeida Campos (foto abaixo), h? cinco anos, escolheu o Estrela Sul para morar. Segundo ele, quando se mudou s? havia uma casa pronta e a outra ainda estava em constru??o. "Residimos cerca de tr?s anos no local com apenas tr?s casas. Dois anos se passaram e o bairro j? possui mais de 30 im?veis e mais quatro condom?nios est?o sendo lan?ados".

?ureo conta que quando comprou o terreno, ainda n?o havia asfalto nas ruas. "Tive confian?a no empreendimento, mas o Estrela Sul me surpreende pela rapidez com que est? se desenvolvendo. N?o vislumbrava este salto", diz.

Hoje, o bairro ? considerado uma das ?reas mais valorizadas em Juiz de Fora. O arquiteto afirma que em tr?s anos os terrenos aumentaram o custo em cerca de 270%. "Uma pessoa que comprava um terreno por R$ 42 mil, agora vai ter que investir R$ 130 mil. O bairro desperta a aten??o de uma popula??o de classe m?dia alta".

Foto de ?lvaro de Almeida Campos Ele aponta os motivos que justificam a valoriza??o. "O Estrela Sul traz as tend?ncias de obras das metr?poles e imprime na cidade uma nova centralidade, que ? a cria??o de um novo centro em outra localidade, quando este j? est? saturado".

O Estrela Sul possui ?rea comercial e oferece acesso f?cil para outras regi?es. "Al?m do shopping que foi inaugurado nas proximidades, um novo supermercado vem para a regi?o. H? postos de gasolina perto e tem a refer?ncia de possuir a universidade federal e uma faculdade particular pr?ximas. Fatores que reafirmam o conceito do Estrela Sul. A id?ia ? de que n?o vamos mais precisar ir ao centro". Outra quest?o mencionada ? em rela??o ao crescimento da constru??o civil, que ? um setor que est? no auge no Brasil.

Segundo o delegado do Conselho Regional de Corretores de Im?veis, Rog?rio Nunes, n?o ? s? o Estrela Sul que est? sendo muito valorizado, como tamb?m o Cascatinha e o Laranjeiras. "Os bairros da zona sul s?o os mais procurados. Como o S?o Mateus n?o tem mais espa?o, as pessoas querem morar nas suas adjac?ncias". Ele afirma ainda que todo empreendimento em Juiz de Fora feito em ?reas planas est? fadado ao sucesso.

Foto de uma rua do Estrela Sul Foto de uma casa do bairro estrela Sul Foto de uma casa do bairro estrela Su

Ele questiona, entretanto, se a valoriza??o do Estrela Sul vai perdurar por muito tempo. "O shopping leva um movimento intenso para a regi?o. Enquanto se demorava dois minutos para chegar na resid?ncia com o tr?nsito provocado pelo empreendimento pode se demorar at? mais de 20 minutos. As pessoas v?o tolerar isso?".

Para ?ureo de Almeida, o Estrela Sul chama aten??o por ser um local novo na cidade. "Tudo o que ? novo atrai, o novo ? o come?o". Ele acredita que o bairro oferece aos seus moradores qualidade de vida, o que muitos juizforanos procuram.