Motoristas e queimadas

Por

Ter?a, 15 de junho de 2007, atualizada ?s 16h03

Queimadas aumentam risco de acidentes nas estradas


Thiago Werneck
*Colabora??o

Desde o in?cio desse ano foram registrados quase 90 inc?ndios em vegeta??o que fica ? beira de estradas de Juiz de Fora e regi?o. Dados que preocupam autoridades e trazem mais um risco para os motoristas que trafegam pelas estradas.

A m? visibilidade, que pode ser causada pela fuma?a e o avan?o do foco de inc?ndio nos ve?culos, s?o os fatores de risco nesse per?odo de estiagem e baixa umidade relativa do ar.

Nos meses de julho, agosto e setembro s?o registrados as maiores quantidades de focos de inc?ndio na regi?o. O assessor de Comunica??o Social do Corpo Bombeiros, Capit?o Santiago, recomenda aten??o redobrada caso o motorista aviste um foco de inc?ndio na estrada.

"Vendo um sinal de fogo, quem est? dirigindo deve manter uma velocidade de seguran?a. Al?m disso, o condutor n?o pode estacionar o carro em locais isolados, perto da vegeta??o e muito menos pr?ximos aos locais de inc?ndio. Isso porque h? o perigo do fogo avan?ar no carro", alerta.

J? para ajudar a controlar os focos de inc?ndio a orienta??o ? uma s?. "Quem estiver dentro do ve?culo n?o pode jogar pontas de cigarro nas matas, nem palito de f?sforos, porque pequenas fagulhas podem provocar inc?ndios de grandes propor?es. O mato est? alto, seco, venta mais e por isso o fogo pode se alastrar rapidamente. Por isso esse cuidado ? necess?rio", completa o Capit?o Santiago.

*Thiago Werneck ? estudante de Jornalismo da UFJF