Roupa limpa, seca e passada Aprenda pequenos cuidados que podem fazer seus
eletrodom?sticos terem vida ?til maior

Renata Solano
*Colabora??o
10/01/2008

Mesmo aqueles que n?o t?m nenhum relacionamento forte com os bens materiais ou apego ?s roupas, exige o bom cheiro, o bom estado e o conforto oferecido pelas vestes. Ent?o, o que seria de uma roupa se ela n?o pudesse ser lavada e passada?

Seria apenas um objeto de uso descart?vel, pois ningu?m suportaria us?-las com o mau cheiro do cigarro, do suor e dos alimentos que respingam, por exemplo. Por isso, a ?gua, o sab?o e o ferro de passar s?o essenciais para a reutiliza??o da roupa.

Mas, t?o importante quanto t?-las em bom estado, ? manter os facilitadores dessa situa??o em bom funcionamento. Portanto, a m?quina de lavar, o ferro de passar e a secadora devem estar sempre em bom estado e uso.

A equipe do Portal ACESSA.com procurou alguns t?cnicos para fornecerem truques importantes para manter a vida ?til dos seus eletrodom?sticos. Al?m da limpeza, o uso e manuten??o devem ser sempre levados em conta. Anote as dicas:

Cuidados com a m?quina de lavar

Imagem de uma m?quina de lavar roupas H? algumas medidas que facilitam a racionaliza??o da m?quina de lavar e, ao mesmo tempo, poupa-se energia el?trica e garante maior durabilidade e qualidade da m?quina de lavar.

Cuidados como obedecer a capacidade ?til estipulada pelo fabricante, fazer a limpeza peri?dica dos filtros, utilizar a op??o de baixa temperatura, e o uso da op??o de menor quantidade de ?gua de energia, caso exista em seu equipamento, facilitam a economia do consumo de energia el?trica e n?o exigem mais do que o m?quina pode oferecer.

Para manter sua m?quina sempre com a apar?ncia de nova, uma dica ? realizar a limpeza das manchas de detergente, sab?o ou outras subst?ncias com um pano ?mido ou com uma esponja, mas tome cuidado para n?o arranhar a pintura (anote algumas dicas para tira manchas em roupas).

"O interior da m?quina tamb?m precisa receber limpeza, neste caso, o indicado ? usar apenas ?gua e ?gua sanit?ria para retirar os res?duos de sab?o em p? e amaciante, fazendo com que ela execute um ciclo de lavagem completo", orienta o t?cnico em eletrodom?stico, H?lio Nogueira.

Al?m disso, H?lio afirma que ? preciso deixar sempre a m?quina com nivelamento id?ntico em todos os p?s. "? preciso que a m?quina esteja sempre apoiada no ch?o e com os p?s nivelados. Outra coisa importante ? sempre vigiar o eletrodom?stico quando ele estiver na fun??o de centrifuga??o porque sen?o ela pode quebrar com o movimento rude", esclarece.

Imagem de uma m?quina de lavar roupas
Cuidados com a m?quina de secar roupa

Com o intuito de facilitar a vida da dona-de-casa, a m?quina de secar ? uma solu??o para o tempo ruim e a falta de espa?o para estender a roupa limpa. O equipamento seca a roupa rapidamente, deixando-a suave, macia e, ainda, conserva a sua forma. "Existe um filtro na maioria das secadoras, ele deve receber limpeza toda semana, mas isso n?o ? suficiente, em um ou dois anos, ? preciso que o consumidor procure uma assist?ncia t?cnica de confian?a para realizar o servi?o de forma completa e correta", afirma H?lio.

Cuidados com o ferro de passar roupa

Imagem de uma m?quina de lavar roupas O ferro el?trico que possui ?gua dentro dele, exige alguns cuidados diferentes tais como: nunca guarde o ferro com ?gua na posi??o horizontal porque pode estragar as v?lvulas do objeto. "A ?gua deve ser colocada apenas no interior do ferro, e nunca coloque amaciantes de roupa ou qualquer outro material dentro do ferro, pois danificar? o seu funcionamento", explica Rog?rio.

A dica da dona de casa, Janisse, para realizar a limpeza do ferro el?trico ? a seguinte: quando ele apresentar manchas em sua extens?o e elas passarem para a roupa, aquecer o eletrodom?stico, passar vela nos locais com a mancha e passar em um pano at? soltar toda a crosta de sujeira. Mas essa dica ? contestada pelo t?cnico H?lio. "O manual ? bem claro, n?o se deve usar produtos abrasivos no ferro, somente para a limpeza ? usar um pano ?mido com pouco detergente para retirar toda a sujeira", afirma.

*Renata Solano ? estudante de Comunica??o Social da UFJF