• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Roupa limpa, seca e passada Aprenda pequenos cuidados que podem fazer seus
    eletrodomésticos terem vida útil maior

    Renata Solano
    *Colaboração
    10/01/2008

    Mesmo aqueles que não têm nenhum relacionamento forte com os bens materiais ou apego às roupas, exige o bom cheiro, o bom estado e o conforto oferecido pelas vestes. Então, o que seria de uma roupa se ela não pudesse ser lavada e passada?

    Seria apenas um objeto de uso descartável, pois ninguém suportaria usá-las com o mau cheiro do cigarro, do suor e dos alimentos que respingam, por exemplo. Por isso, a água, o sabão e o ferro de passar são essenciais para a reutilização da roupa.

    Mas, tão importante quanto tê-las em bom estado, é manter os facilitadores dessa situação em bom funcionamento. Portanto, a máquina de lavar, o ferro de passar e a secadora devem estar sempre em bom estado e uso.

    A equipe do Portal ACESSA.com procurou alguns técnicos para fornecerem truques importantes para manter a vida útil dos seus eletrodomésticos. Além da limpeza, o uso e manutenção devem ser sempre levados em conta. Anote as dicas:

    Cuidados com a máquina de lavar

    Imagem de uma máquina de lavar roupas Há algumas medidas que facilitam a racionalização da máquina de lavar e, ao mesmo tempo, poupa-se energia elétrica e garante maior durabilidade e qualidade da máquina de lavar.

    Cuidados como obedecer a capacidade útil estipulada pelo fabricante, fazer a limpeza periódica dos filtros, utilizar a opção de baixa temperatura, e o uso da opção de menor quantidade de água de energia, caso exista em seu equipamento, facilitam a economia do consumo de energia elétrica e não exigem mais do que o máquina pode oferecer.

    Para manter sua máquina sempre com a aparência de nova, uma dica é realizar a limpeza das manchas de detergente, sabão ou outras substâncias com um pano úmido ou com uma esponja, mas tome cuidado para não arranhar a pintura (anote algumas dicas para tira manchas em roupas).

    "O interior da máquina também precisa receber limpeza, neste caso, o indicado é usar apenas água e água sanitária para retirar os resíduos de sabão em pó e amaciante, fazendo com que ela execute um ciclo de lavagem completo", orienta o técnico em eletrodoméstico, Hélio Nogueira.

    Além disso, Hélio afirma que é preciso deixar sempre a máquina com nivelamento idêntico em todos os pés. "É preciso que a máquina esteja sempre apoiada no chão e com os pés nivelados. Outra coisa importante é sempre vigiar o eletrodoméstico quando ele estiver na função de centrifugação porque senão ela pode quebrar com o movimento rude", esclarece.

    Imagem de uma máquina de lavar roupas
    Cuidados com a máquina de secar roupa

    Com o intuito de facilitar a vida da dona-de-casa, a máquina de secar é uma solução para o tempo ruim e a falta de espaço para estender a roupa limpa. O equipamento seca a roupa rapidamente, deixando-a suave, macia e, ainda, conserva a sua forma. "Existe um filtro na maioria das secadoras, ele deve receber limpeza toda semana, mas isso não é suficiente, em um ou dois anos, é preciso que o consumidor procure uma assistência técnica de confiança para realizar o serviço de forma completa e correta", afirma Hélio.

    Cuidados com o ferro de passar roupa

    Imagem de uma máquina de lavar roupas O ferro elétrico que possui água dentro dele, exige alguns cuidados diferentes tais como: nunca guarde o ferro com água na posição horizontal porque pode estragar as válvulas do objeto. "A água deve ser colocada apenas no interior do ferro, e nunca coloque amaciantes de roupa ou qualquer outro material dentro do ferro, pois danificará o seu funcionamento", explica Rogério.

    A dica da dona de casa, Janisse, para realizar a limpeza do ferro elétrico é a seguinte: quando ele apresentar manchas em sua extensão e elas passarem para a roupa, aquecer o eletrodoméstico, passar vela nos locais com a mancha e passar em um pano até soltar toda a crosta de sujeira. Mas essa dica é contestada pelo técnico Hélio. "O manual é bem claro, não se deve usar produtos abrasivos no ferro, somente para a limpeza é usar um pano úmido com pouco detergente para retirar toda a sujeira", afirma.

    *Renata Solano é estudante de Comunicação Social da UFJF


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.