• Assinantes
  • Autenticação
  • Casa

    Dicas para escolher o ar condicionado ideal Muitos juizforanos investem no refrigerador para suportar as altas temperaturas. O aparelho garante o bem-estar, mas pode também ser o vilão do verão

    Daniele Gruppi
    Repórter
    Madalena Fernandes
    Repórter
    23/01/2009

    É difícil aguentar as altas temperaturas sem a ajuda de um ar condicionado. E como ainda vem muito calor por aí, há juizforanos interessados em investir num refrigerador. Segundo o vendedor de eletrodomésticos Walasy Amorim, a procura pelo aparelho na loja em que trabalha aumenta 50% quando chega o verão.

    Para quem quer adquirir um ar condicionado, Amorim dá algumas dicas para a hora de escolher o aparelho ideal para atender as diferentes necessidades. Antes de partir para a loja, é preciso avaliar a incidência do sol no ambiente que receberá o refrigerador. "Quanto maior a incidência do sol, maior deverá ser a potência do aparelho para que a temperatura fique agradável."

    O próximo passo é analisar a potência. "Esta determina a área que vai ser resfriada", explica. A unidade de medida utilizada para verificar a quantidade de calor existente em um ambiente é a BTU, que também serve para dimensionar a quantidade de calor que precisa ser retirada ou adicionada a um ambiente para obtenção do conforto técnico. "Existem aparelhos de 7.000 BTU até 30.000. Estes últimos são ideais para ambientes de 60 metros quadrados."

    Antes de comprar, vale também ver se o aparelho não vai onerar muito a conta de luz. Para garantir a eficácia da refrigeração, um conselho é manter as portas e as janelas fechadas. Outra recomendação é evitar o frio excessivo.

    A vida útil do aparelho, segundo Amorim, depende da frequencia de uso e do cuidado do proprietário. "Em geral, vai de cinco a 20 anos." O vendedor afirma que o filtro do ar condicionado deve ser limpo a cada 15 dias e o aparelho precisa de uma manutenção, feita por técnicos, de seis em seis meses.

    Tipos de condicionadores de ar
    • Foto deum modelo de refrigerador Janela - Reúne o evaporador e condensador no mesmo gabinete. São aparelhos mais comuns;




    • Foto de um modelo de refrigerador Split, Cassete e Multisplit - Possui a unidade evaporadora separada da condensadora. São aparelhos mais silenciosos;




    • Foto de um refrigerador Portátil - Reúne o evaporador e o condensador no mesmo gabinete. Necessitam de um duto para direcionar o ar quente para fora do ambiente. Possuem baixa performance comparados com os demais aparelhos.


    • Os preços dos refrigeradores podem variar entre R$ 700 e R$ 3000*.
    Vilões do verão

    A utilização indiscriminada de ar condicionado pode gerar distúrbios respiratórios. Os filtros de ar dos refrigeradores acumulam fungos, bactérias, mofos e ácaros. Se não forem limpos, não retêm as partículas, podendo causar sinusite, rinite, bronquite, asma e agravar processos alérgicos.

    O médico Evandro Ribeiro de Oliveira explica que os refrigeradores ressecam o ar. "O ar condicionado resseca o ar e retém as secreções das vias aéreas superiores, diminuindo a motilidade ciliar, que elimina as impurezas e secreções. Daí o aparecimento de rinites, sinusites e bronquites."

    Além de manter o filtro e o próprio aparelho limpos, o médico recomenda colocar uma bacia ou balde com água no ambiente em que estiver o ar ou colocar uma toalha próxima do refrigerador para umidificar o ar.

    * Os preços foram fornecidos em janeiro de 2009.


    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.