Cecília Junqueira Cecília Junqueira 12/2/2011

O planeta somos nós 

Uma pessoa em contato com a naturezaVocê tem sentimento de pertencimento a este mundo? Como? Por que? Com qual frequência? As respostas dadas a estas perguntas falam muito sobre você, mostram como anda sua relação com a natureza e de que forma tem se manifestado sua consciência espiritual...

Vamos refletir juntos...

A natureza humana faz parte da natureza em seu todo: é o primeiro ponto de convergência entre nós e o mundo. A palavra homem vem do latim húmus e Adão (simbolicamente a primeira criatura humana) significa terra fértil, em hebraico. Os mesmos minerais presentes nas entranhas da terra circulam em nossa veia (ferro, zinco, cálcio, fósforo, potássio...). Os primeiros organismos vivos surgiram em águas quentes e salgadas dos mares primitivos; quente é também o líquido que nos envolve durante todo o período de gestação no útero materno.

As "coincidências" não param por aí...

Talvez por uma vaidade da natureza, a proporção de água no planeta é a mesma do corpo físico, 70% em média: conseguimos sobreviver vários dias sem ingerir alimento, mas não conseguimos sobreviver poucos dias, sem água.

O mesmo oxigênio que respiramos apresenta importância fundamental para a proteção da população contra os raios ultravioletas provenientes do Sol: a diferença é que um é O2 e o outro é O3 ( oxigênio e ozônio, respectivamente).

O carbono é elemento essencial na composição das proteínas e carboidratos no nosso organismo, mas ele é também de grande importância econômica, uma vez que os principais combustíveis utilizados para produzir energia possuem átomos de carbono, como o petróleo, o carvão mineral e o vegetal.

O nitrogênio possui importante função nos organismos vivos. Ele faz parte da constituição de diversos aminoácidos, que são compostos fundamentais das proteínas e enzimas. Além de ser o mais importante constituinte do ar atmosférico, corresponde a 75% do volume total da camada de gases que respiramos. Aliás, respirar é trazer um pouquinho do mundo para dentro de nós, ensina a Yoga...

É tudo tão perfeito!

Quais seriam as forças que determinam a capacidade do planeta ser do jeito que é?

Gaia, a deusa da mitologia grega, inspirou Lovelock a conceber sua teoria: "chamo Gaia um sistema fisiológico, porque parece dotada do objetivo inconsciente de regular o clima e a química em um estado confortável para a vida".

Para interagir de forma pró-ativa com este grande organismo vivo que é o planeta, o homem precisa se perceber como parte integrante de seus processos vitais, possuir "aquele" sentimento de pertencimento aos ciclos naturais, porque só quando conhecemos/reconhecemos determinada realidade é que podemos interferir positivamente sobre ela, e como resultado dessa percepção é que podem ser aflorados o sentimento de responsabilidade, a defesa da biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais e o senso de coletividade!

Abraços verdes!



Cecília Junqueira é gestora ambiental, pós graduanda em problemas ambientais urbanos
e integrante da "Mundo Verde projetos ambientais".