• Assinantes
  • Autenticação
  • Cidade
    Nome do Colunista Juliana Machado 31/12/2015

    Por um 2016 mais vivo!

    fotoVamos celebrar a possibilidade de um 2016 mais consciente, com menos ganância e mais responsabilidade socioambiental. Façamos votos de que neste ano a ciência preconize o avanço que melhore a vida das pessoas em todo o mundo. Que haja menos desinteresse com as questões do meio ambiente. Sejamos responsáveis pelo nosso lixo, pelo que comemos, pelo que pregamos, o que defendemos. Cuidemos da água que usamos em nossas casas, dos animais que compartilham conosco este planeta. Vamos ler mais sobre estes assuntos, ser menos alienados, sair desse "fla-flu político" que prejudica todos os debates, inclusive os que dizem respeito à natureza. Vamos cobrar das autoridades as responsabilidades pelos estragos deixados no nosso planeta. Não nos esqueçamos de tudo de negativo que aconteceu, mas sejamos otimistas, proativos, informados. Sejamos a mudança. Eduquemos as crianças, vamos falar destes assuntos nas mesas de bar. Sejamos tolerantes à visão do outro. Vamos ouvir.

    Desejo que em 2016 haja muito mais assunto bom para a gente comentar por aqui. Que as pequenas mudanças que foram apontadas pela COP-21 sejam notadas e cobradas. Não seja pessimista! Vamos colocar a educação ambiental na pauta. Mais energia alternativa, mais alimentação sustentável, mais cuidado com as demais espécies. Que admiremos a natureza em todas as suas formas. Mais vida. Mais ética.

    "Creio que para enfrentar o desafio dos nossos tempos, os seres humanos terão que desenvolver um maior sentido de responsabilidade universal. Cada um de nós terá de aprender a trabalhar não apenas para si, sua família ou país, mas em benefício de toda a humanidade. A responsabilidade universal é a verdadeira chave para a sobrevivência humana. O melhor fundamento para a paz mundial é a utilização equitativa dos recursos humanos em decorrência de nosso interesse pelas gerações futuras, o tratamento adequado do meio ambiente." Dalai Lama


    Juliana Machado é Bióloga, mestre em Ciências Biológicas - Comportamento e Biologia Animal - UFJF/MG. Doutoranda em Bioética, ética aplicada e saúde coletiva - UFRJ/UFF/UERJ e Fiocruz.

    Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.