::JFHoje
De 03 de julho a 08 de julho de 2006


Alunos da Comunica??o fazem est?gio no Ex?rcito
07/07/06 - Uma novidade chega a Juiz de Fora. O est?gio de Correspondente de Guerra para alunos da Comunica??o Social (Facom) da UFJF, primeiro desenvolvido em 2006, de 10 a 13 de julho (segunda a quinta). Outras institui?es de ensino superior j? tiveram o est?gio, como em Uberl?ndia (MG), Cascavel (PR), Campo Grande (MT) e Santa Maria (RS). Em setembro, o treinamento acontece em Manaus (AM). Para o coordenador do curso diurno da Facom, professor ?lvaro Americano, esta ? uma experi?ncia de grande import?ncia para os alunos. O instrutor de Comunica??o Social da Escola Militar, major Borowski, fez uma palestra na faculdade e ressaltou a necessidade de trabalharem juntos, para quebrar ressentimento ou preconceito entre militares e jornalistas.

No primeiro dia, 10 de julho, os estudantes v?o acompanhar as estrat?gias que os 139 alunos da Escola de Comando e Estado-Maior do Ex?rcito (Eceme) - 10 deles s?o estrangeiros - v?o desenvolver uma suposta disputa de territ?rio. Nos outros dois dias, haver? treinamentos de Orienta??o e Primeiros Socorros, no 10? Batalh?o de Infantaria, em Juiz de Fora. O est?gio encerra com uma palestra sobre a Amaz?nia e a entrega de certificados para os participantes.

Monumento ao Cristo Redentor completa 100 anos
06/07/06 - Um morador antigo de Juiz de Fora completar? cem anos no pr?ximo s?bado, dia 08 de julho. O monumento ao Cristo Redentor, no Morro do Imperador, completa seu centen?rio com direito a caminhada ecol?gica pelo Caminho do Tost?o at? o Morro do Imperador, ?s 8h; missa celebrada pelo Monsenhor Miguel Falabella, ?s 9h; abertura da exposi??o Cristo Redentor, do artista pl?stico Gerson Guedes e leitura de poemas promovida pelas professoras Leila Barbosa e Marisa Timponi, a partir de 10h30; al?m da apresenta??o de Down Hill, com a Equipe Miguel Giovannini, a partir de 11h.

O acesso ao Morro do Imperador para participar da missa ser? gratuito. O transporte das pessoas interessadas ser? em ?nibus, que tamb?m estar?o estacionados, a partir de 8h, na Rua Santo Ant?nio, entre as ruas Halfeld e Marechal Deodoro.

A obra foi idealizada em 1900 pelo l?der religioso Francisco Baptista de Oliveira e inaugurada em 08 de julho de 1906. Atualmente, ? um dos mais conhecidos pontos tur?sticos da cidade. O monumento foi tombado pelo decreto municipal 6941.

Professores estaduais suspendem paralisa?es
06/07/06 - Eles prometeram e v?o cumprir. Nesta quinta-feira, 06 de julho, os professores da rede estadual de ensino v?o entrar em paralisa??o tempor?ria. A decis?o da greve de 24 horas foi aceita em uma assembl?ia estadual, ocorrida em Belo Horizonte, no dia 31 de maio. Na assembl?ia de maio, professores e coordenadores regionais e locais dos sindicatos, agendaram duas datas para paralisa?es, caso seus pedidos ao governo do estado n?o fossem atendidos. A primeira paralisa??o de 24 horas aconteceu no dia 21 de junho e a segunda, est? acontecendo hoje.

Em entrevista ? ACESSA.com, no dia do agendamento das datas das duas paralisa?es, a diretora de organiza??o do Sind-UTE/Juiz de Fora, M?riam Aparecida Abr?o, adiantou que, se o governo n?o tomasse nenhum provid?ncia ap?s as duas reinvindia?es seguidas de paralisa??o, a classe poderia entrar em greve sem data para volta.

As 15h dessa quinta-feira, aconteceu uma reuni?o estadual no p?tio da Assembl?ia Legislativa, para avaliar a Campanha Salarial, o processo de negocia??o com o governo e os pr?ximos passos do movimento. Segundo a presidente do Sindicato ?nico dos Trabalhadores em Educa??o de Juiz de Fora, Vit?ria Melo, a classe dos professores est? muito insatisfeita com a falta de di?logo do governador.

Como informou a presidente do SindiUte, at? a tarde de hoje o governo n?o tinha se posicionado quanto aos pedidos dos professores. Tamb?m n?o havia informado se mandaria ou n?o algum representante legal para discutir com a classe na assembl?ia estadual.

E foi assim que aconteceu. O governo do estado n?o cedeu ?s propostas da classe dos professores e mais uma vez as pautas devem voltar a serem discutidas, dessa vez, em assembl?ia estadual marcada para o dia 26 de agosto. At? a data est?o suspensas qualquer paralisa??o de 24 horas assim como indicativos de greves.

Aproveitando a paralisa??o de hoje, os professores de Juiz de Fora est?o reunidos para discutir o Plano de Carreira que deve ser definido at? o dia 07 de Agosto. Na reuni?o, discutem perdas de carreira, que segundo a presidehte do SindiUTe, s?o "desmotivantes".

Tarifa de telefone fixo fica mais barata
06/07/06 - As tarifas de telefonia local fixa ter?o seus pre?os reduzidos. Em uma medida in?dita, desde a privatiza??o da telefonia, h? oito anos, o ministro das Comunica?es, H?lio Costa, anunciou quarta-feira, 05 de julho, um reajuste negativo das tarifas de telefonia local. A redu??o ser? de - 0,5134%, para a Telemar, a - 0,3759% para a Telesp e a Sercomtel. Brasil Telecom e CTBC dever?o tamb?m variar o pre?o dos seus servi?os em, respectivamente, - 0,4222% e - 0,4009%. O custo pelo uso dos telefones p?blicos ficar? menor em 0,43%.

Apesar dos pequenos percentuais de redu??o, o consumidor, ainda, n?o pode comemorar a medida. A Ag?ncia Nacional de Telecomunica?es (Anatel) j? aprovou os novos ?ndices, no entanto, n?o est? definida a data para efetivar a altera??o nas tarifas.

Pol?ticos candidatos j? podem come?ar campanha eleitoral
06/07/06 - Nesta quinta-feira, 6 de julho, come?a a campanha eleitoral, segundo as normas estabelecidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) - especialmente a Instru??o n? 107/2006. Os candidatos podem distribuir folhetos, volantes e outros impressos, mas ? necess?rio apresentar n?mero de inscri??o no CNPJ da empresa que os confeccionou. Porpaganda em alto-falante somente de 8h ?s 22h, at? a v?spera de elei??o, lembrando que alguns locais h? proibi??o legal a menos de duzentos metros. Bonecos e cartazes n?o fixos em vias p?blicas tamb?m podem, desde que n?o prejudiquem o tr?nsito.

S?o proibidas picha?es e inscri?es a tinta, fixa??o de placas, estandartes, faixas e assemelhados em postes de ilumina??o, postes de sinaliza??o de tr?nsito, viadutos, passarelas, pontes, paradas de ?nibus e outros equipamentos urbanos. A realiza??o dos com?cios, apesar de n?o necessitar de autoriza??o da Justi?a Eleitoral, precisa ser notificada ? autoridade policial, com a anteced?ncia m?nima de 24 horas. Pode ser realizado em recinto aberto ou fechado, no per?odo entre 8h e meia-noite.

Placas de propaganda somente no tamanho de at? 2m X 2m (4 metros quadrados) somente em propriedades privadas. Tamb?m fica proibida a distribui??o de camisetas, chaveiros, bon?s, canetas, brindes, cestas b?sicas, entre outros materias com nome e n?mero de candidato, bem como cargo em disputa. A realiza??o de showm?cios e divulga??o da propaganda eleitoral de candidato, partido ou coliga??o na imprensa, na v?spera e no dia da elei??o tamb?m est?o proibidos.

As propagandas em r?dio e televis?o, restrita ao hor?rio gratuito, come?am no dia 15 de agosto (ter?a) e terminam dia 28 de setembro (quinta), com a novidade de que todos os programas devem ter Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) ou a legenda em Portugu?s. E ? proibida a veicula??o de propaganda paga. A legenda partid?ria deve ser sempre mencionada. Na propaganda do candidato a cargo majorit?rio, deve ter o nome da coliga??o formada, com as legendas de todos os partidos que a integram, al?m dos nomes dos candidatos a vice-presidente, vice-governador e suplentes de senador. A propaganda da elei??o proporcional precisa ter legenda do partido pol?tico sob o nome da coliga??o. O candidato sub-judice poder? efetuar todos os atos relativos ? campanha eleitoral, inclusive utilizar o hor?rio eleitoral gratuito para sua propaganda.

Mas, segundo o TRE-MG, as Resolu?es oficializando as novas regras da propaganda n?o foram ainda publicadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, portanto, ainda est?o dependentes de revis?o.

Fonte: TRE-MG

Reuni?o divulgar? novas datas para a Lei Murilo Mendes
05/07/06 - A comiss?o respons?vel pela Lei Municipal de Incentivo ? Cultura, Lei Murilo Mendes, ir? realizar uma reuni?o extraordin?ria no dia 06 de julho, ?s 17 horas, noAnfiteatro Jo?o Carri?o, com todos os inscritos na edi??o 2006. De acordo com a superintend?ncia da Funda??o Cultural Alfredo Ferreira Lage, o encontro acontecer? com o objetivo de divulgar as novas datas de avalia??o e aprova??o dos projetos. Neste ano, est?o sendo avaliadas 367 propostas e cerca de R$1 milh?o ser?o destinados ? execu??o.

Col?gio Militar fica entre as melhores escolas do pa?s
05/07/06 - Os alunos do Col?gio Militar de Juiz de Fora conseguiram o terceiro lugar na avalia??o de desempenho do Minist?rio da Educa??o. A prova Brasil foi aplicada em novembro de 2005 e avaliou o conhecimento em l?ngua portuguesa e matem?tica de 3.306.317 estudantes de 4? a 8? s?rie do ensino b?sico da rede p?blica.

Segundo o comandante diretor de ensino do Col?gio Militar de Juiz de Fora, o tenente-coronel Walter da Rocha Travassos, o diferencial da institui??o est? nas atividades realizadas fora da grade curricular obrigat?ria. "O col?gio oferece v?rias possibilidades para o aluno. Desde a aula de refor?o, recupera??o, plant?o de d?vidas, at? cursos de ingl?s, inform?tica e preparat?rios para o PISM e Vestibular", esclarece.

O primeiro lugar no ranking nacional da Prova Brasil ficou com os alunos de oitava s?rie do Col?gio de Aplica??o da Universidade Federal do Rio de Janeiro, tanto em em l?ngua portuguesa quanto em matem?tica. O segundo lugar deste n?vel, tamb?m nas duas disciplinas, ficou com alunos da Unidade Humait? II do Col?gio Pedro II, ligado ao MEC.

Portadores de defici?ncia auditiva podem ganhar telefone p?blico adaptado
04/07/06 - Uma solicita??o da C?mara de Vereadores de Juiz de Fora prev? a instala??o de telefones p?blicos para portadores de defici?ncia auditiva no centro da cidade.

O aparelho funciona como um leitor de palavras em que o usu?rio coloca o telefone no teclado, em local pr?-determinado. Em seguida, escreve a mensagem que, simultaneamente, ? lida para a pessoa que se encontra na linha. A resposta ? transcrita em um visor, o que possibilita a leitura. De acordo com o vereador Oliveira Tresse (PMN), o pedido foi encaminhado ? uma operadora de telefone no in?cio do ano, mas at? o momento a empresa n?o se manifestou.

Come?a nesta segunda, o Programa de Compra Direta Local da Agricultura Familiar
03/07/06 - Come?am nesta segunda-feira, dia 03 de julho, as atividades do Programa de Compra Direta Local da Agricultura Familiar. O programa ? o resultado de uma parceria entre a Prefeitura, Emater e o Governo Federal.

Ap?s aprova??o do Minist?rio de Desenvolvimento Social e Combate ? Fome, com a libera??o de verba de R$ 600 mil, e cadastramento dos produtores interessados em participar do projeto,o programa passa a valer na cidade. A a??o vai beneficiar 240 agricultores familiares a partir da compra de g?neros aliment?cios, como leite, queijo, biscoitos e frutas, para distribui??o ?s entidades inseridas em programas sociais de Juiz de Fora.

Ao todo, 54 n?cleos, v?o receber os produtos para merenda escolar das crian?as, adolescentes, adultos e idosos carentes assistidos por estas institui?es. Os produtores cadastrados devem procurar a Secretaria de Agropecu?ria e Abastecimento para receberem as instru?es necess?rias para in?cio das a?es do programa.

Pol?cia Federal inicia opera??o "F?rias Escolares"
03/07/06 - Come?ou no ?ltimo final de semana e vai at? o dia 30 deste m?s a Opera??o F?rias Escolares, da Pol?cia Rodovi?ria Federal. Para quem planeja aproveitar o tradicional m?s de f?rias e levar os filhos para um passeio, ? bom redobrar a aten??o. Mais de 9 mil policiais est?o fiscalizando os 60 mil quil?metros de rodovias federais.

Em Juiz de Fora a situa??o n?o ? diferente. J? no s?bado, primeiro dia do novo m?s, policias federais deram in?cio a opera??o na regi?o. Para o inspetor da Pol?cia Rodovi?ria Federal/JF, os trechos mais perigosos est?o na BR-040, na Serra da Mantiqueira, em Santos Dumont e nos locais pr?ximos a Matias Barbosa, onde ainda h? obras de duplica??o da pista. Nessas regi?es a vigil?ncia com rela??o aos motoristas vai ser maior.

?nibus urbanos param e causam tumulto na manh? de segunda-feira
03/07/06 - Cerca dois mil trabalhadores, entre motoristas e cobradores de ?nibus urbanos de Juiz de Fora, pararam no in?cio da manh? desta segunda, 03 de julho, para reivindicarem maior seguran?a durante o trabalho. As principais ruas da cidade ficaram interditadas por 500 ?nibus que foram estacionados em trechos da Avenida Get?lio Vargas, Avenida Rio Branco, Avenida dos Andradas, Avenida Brasil, Avenida Governador Valadares e no Terminal Dr. Romeu Vianna, na Zona Norte.

Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodovi?rios, SINTTRO, Paulo Avezani , o n?mero de assaltos e ataques violentos aos ve?culos urbanos v?m aumentando nos ?ltimos dois anos. "Queremos mais seguran?a nas viagens, antes que algo mais grave aconte?a", declara. Entre as reinvidica?es, est?o a instala??o de um sistema de seguran?a nos ?nibus, como um sistema de rastreamento dos ve?culos pela Pol?cia Militar; refor?o no policiamento dos bairrros e a exclus?o do acordo que determina o pagamento do preju?zo em assaltos pelos cobradores de ?nibus.

De acordo com os manifestantes, a gota d' ?gua para a mobiliza??o foi o assalto ao ?nibus do bairro Vila Ideal, na noite de ontem, 02 de julho, em que os assaltantes arrombaram o cofre e dispararam tr?s tiros em dire??o ao ve?culo. Ningu?m ficou ferido. O cobrador que trabalha na Via??o Norte e tamb?m diretor do SINTTRO, Jos? Reginaldo, diz que muitos dos seus colegas se recusam a trabalhar ? noite. "N?o podemos parar nos pontos finais porque somos assaltados. Se passamos pr?ximo as galeras dos bailes funks, somos apedrejados. Vamos esperar a morte de um usu?rio ou de quem est? a trabalho para tomar alguma atitude?", questiona.

Os motoristas e cobradores voltaram ao trabalho ?s 10h40, sem previs?o para uma nova paralisa??o. Logo em seguida, representantes do Sinttro foram para uma reuni?o na PJF com a Pol?cia Civil, Pol?cia Militar, empres?rios e o secret?rio de Seguran?a P?blica.

Segundo o presidente do Sinttro, Jos? Pedro Franco Ribeiro, a reuni?o, de quase uma hora, foi produtiva. "Nossas reivindica?es foram aceitas, mas eles nos pediram 15 dias para poder colocar tudo em pr?tica", diz. Outro detalhe ? que ficou acordado acontecer um encontro mensal na prefeitura com representantes da categoria, PM, Pol?cia Civil e empres?rios para discutirem a quest?o da seguran?a. "Sa?mos satisfeitos e parece que os pedidos v?o ser colocadas em pr?tica". Mas o presidente deixa claro que se as a?es prometidas n?o forem tomadas, haver? novas paralisa?es.