Sábado, 21 de dezembro de 2013, atualizada às 11h27

Verão começa neste sábado e deve ser marcado por chuvas no Sudeste

Tempo

O verão começa oficialmente neste sábado, 21 de dezembro, às 15h11 pelo horário de Brasília e segue até 20 de março de 2014. A estação de verão é caracterizada, basicamente, por dias mais longos do que as noites. Ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde.

De acordo com o Climatempo, os temporais e os problemas causados por eles são comuns no verão e a chuva não dará trégua no primeiro fim de semana da estação. A situação é de alerta para chuva forte em todos os estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país.

O Climatempo observa ainda que as características meteorológicas do verão já são observadas sobre o Brasil há quase um mês. A maior parte do país está sob influência de ar úmido e quente que facilita a formação de nuvens carregadas, que provocam fortes pancadas de chuva, com raios e muitas vezes com ventania e até granizo.

Uma análise do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/Inpe), de Cachoeira Paulista (SP), mostra que, durante a primeira quinzena de dezembro, houve excesso de chuva principalmente no norte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde os acumulados de chuva, que já excedem a estimativa mensal em mais de 200 mm, ocasionaram vários transtornos à população.

Previsão de temperaturas para o período, segundo o Climatempo

A temperatura máxima no período do verão varia entre 28ºC e 34ºC nas Regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Nas Regiões Sul e Sudeste, as máximas podem variar entre 24ºC e 32ºC. Os menores valores de temperatura, em torno de 14ºC, são esperados sobre as áreas serranas da Região Sul e dos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Nas Regiões Norte e Nordeste, as temperaturas mínimas variam entre 22ºC e 24ºC.

ACESSA.com - Ver?o come?a neste s?bado e deve ser marcado por chuvas no Sudeste