JF vai instalar armadilha para capturar Aedes aegypti Trata-se do MosquiTrap, que possibilitar? identificar
os locais em que h? maior infesta??o do mosquito

Envie a sua foto pelo link SUA NOT?CIA, clique aqui
11/2/2009

Foto da armadilha

Juiz de Fora ? uma das 25 cidades que v?o instalar a armadilha para capturar f?meas gr?vidas do mosquito Aedes aegypti, principais respons?veis pela prolifera??o do v?rus. Trata-se do MosquiTrap, que possibilitar? identificar os locais em que h? maior infesta??o do mosquito. Com isso, ser? poss?vel direcionar as a?es para os ambientes de foco e aumentar a efic?cia do combate ? dengue.

Para que sejam eficientes, os aparelhos ser?o colocados a cada 250 metros de dist?ncia, em toda a ?rea urbana. A armadilha, uma esp?cie de vaso preto com ?gua no fundo, imita o ambiente de reprodu??o do mosquito. Atra?do por um componente org?nico, o inseto ficar? preso em um cart?o adesivo colocado na parede do recipiente e, depois de uma semana, ser? feita a contagem dos mosquitos que ca?ram na armadilha.

O monitoramento, que vai avaliar a quantidade de mosquitos capturados, ser? feito pelos agentes de combate ? dengue de cada munic?pio. Para isso, eles contar?o com um computador de m?o, que possibilitar? a transmiss?o dos dados em tempo real.

A Secretaria de Estado de Sa?de de Minas Gerais ainda n?o divulgou quando a armadilha chegar? a Juiz de Fora. A partir desta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, a Secretaria tem um prazo de 30 dias para instalar os equipamentos em todos os 25 munic?pios considerados priorit?rios no combate ? dengue.

Os textos s?o revisados por Madalena Fernandes.