Sábado, 2 de julho de 2011, atualizada às 12h23

Morre o ex-presidente Itamar Franco aos 81 anos

Da Redação
Foto de Itamar Franco

Morreu às 10h15 deste sábado, 2 de julho, aos 81 anos, o senador e ex-presidente da República Itamar Franco. Ele estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de uma leucemia. Segundo o hospital, o tratamento quimioterápico contra a doença surtiu efeito, mas, posteriormente, o senador contraiu uma pneumonia, que se agravou. A morte foi em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) .

Segundo informa a Agência Brasil, com dados da assessoria de imprensa do senador, o corpo de Itamar será velado em Juiz de Fora e em Belo Horizonte. Os detalhes da cerimônia e do enterro ainda estão sendo definidos pela família e por amigos. O corpo será transportado ainda neste sábado de São Paulo para Juiz de Fora.

Itamar Franco nasceu em 28 de junho de 1930 e chegou à Presidência da República em 1992, após a renúncia de Fernando Collor de Mello, envolvido em denúncias de corrupção. Além de senador e presidente, Itamar Franco foi governador de Minas Gerais de 1999 a 2003 e duas vezes prefeito de Juiz de Fora de 1967 a 1970 e de 1973 a 1974. Seu cargo no Senado Federal será ocupado pelo primeiro suplente eleito em 2010, José Perrella de Oliveira Costa, o Zezé Perrella.

Prefeitura vai decretar luto de oito dias

A Prefeitura de Juiz de Fora irá decretar luto oficial de oito dias. Em nota editada pela assessoria de imprensa do Partido Popular Social (PPS), ao qual Itamar pertencia, o presidente do partido, o deputado federal por São Paulo, Roberto Freire, lamentou a morte. "Itamar sempre primou pela ética na política e sua história é um exemplo para todos os brasileiros. Com sua firmeza e inteligência, assumiu a Presidência da República num dos momentos mais conturbados pós-ditadura (o impeachment de Fernando Collor) e deu início a uma verdadeira virada nos rumos do país. Foi com Itamar e o Plano Real, lançado em seu governo, que o país se livrou da inflação galopante, começou a se desenvolver e ganhar respeito internacional. O Brasil deve muito a esse grande homem."

Em nota, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Fernando Pimentel (PT) lamentou a perda do juiz-forano. "Como Presidente da República, num dos momentos mais críticos da história recente do Brasil, ou como governador de Minas Gerais, senador e prefeito, Itamar sempre atuou com competência e espírito público, buscando acima de tudo o interesse nacional. Minas Gerais perde um homem público exemplar, que sempre dignificou os cargos que ocupou e qualificou as disputas eleitorais de que tomou parte. O Brasil perde um presidente que deu o passo fundamental para o fim da inflação e a conquista da estabilidade econômica, base dos avanços sociais nos últimos anos.Tive com Itamar Franco uma relação sempre fraterna e respeitosa, iniciada quando fui prefeito de Belo Horizonte e ele governador de Minas, e que não se interrompeu nem mesmo durante a campanha eleitoral recente, em que disputamos a vaga do Senado. Guardarei sempre na memória o exemplo de integridade e honradez e o compromisso com a democracia e com o nosso país que nos legou Itamar Franco."

Pelo Twitter, o senador Cristovam Buarque (PDT) afirmou que Itamar deixou três marcas importantes como presidente. "Não tolerou corrupção, recuperou autoestima do Brasil depois do impeachment e fez o Plano Real." O Diretório juiz-forano do Partido dos Trabalhadores (PT) também demonstrou pesar em nota publicada neste sábado, 2. "Itamar Franco teve papel fundamental no desenvolvimento da cidade quando prefeito, através de seu sólido trabalho, promovendo grandes obras, até hoje fundamentais para a estrutura de nossa cidade. Quando presidente, assumindo em meio a uma crise política ímpar em nossa história, foi fiador intransigente da democracia e da estabilidade, garantindo conquistas importantes de décadas de luta do povo brasileiro."

Idealizador do Plano Real

Itamar Franco foi o idealizador e principal defensor do Plano Real, lançado em 27 de fevereiro de 1994, no último ano de mandato do ex-presidente. O plano conseguiu reduzir a hiperinflação — que chegou a 46,58% ao mês, em 1994 — e reorganizar a economia do país, além de aumentar o poder de compra das camadas mais pobres da população.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken

Ex-presidente Itamar Franco morre em São Paulo aos 81 anos

02/07/2011 - 11h16

Agência Brasil

Brasília – Morreu hoje (2), aos 81 anos, o senador e ex-presidente da República Itamar Franco. Ele estava internado desde o dia 21 de maio no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratamento de uma leucemia. Segundo o hospital, o tratamento quimioterápico contra a leucemia surtiu efeito, mas, posteriormente, o senador contraiu uma pneumonia, que se agravou.

Itamar Franco foi também governador de Minas Gerais e prefeito de Juiz de Fora.