?poca de chuvas: riscos para Juiz de Fora
Ge?grafo mostra as causas dos deslizamentos na cidade

Ana Let?cia Sales
18/01/03

Meses de chuvas intensas e come?am as not?cias sobre deslizamentos de terra e de casas. Em Juiz de Fora, as ?ltimas ocorr?ncias deixaram dezenas de pessoas desabrigadas, al?m de tr?s v?timas fatais.

Segundo os dados da Defesa Civil, dezembro de 2002 foi o maior per?odo chuvoso dos ?ltimos 15 anos. A m?dia que era de 262,7 ml de chuvas saltou para 452,6 ml. Naquele m?s foram realizadas 764 vistorias sendo que 16,3 % estavam relacionadas a deslizamentos de terra. As estat?sticas mostram que as regi?es leste e sudeste s?o as mais atingidas.

Ocupa??o desordenada
Preocupado com estas quest?es, o ge?grafo Lucas Barbosa e Souza, formado em Geografia pela UFJF est? realizando um trabalho que tem como objetivo mostrar a rela??o entre as chuvas e os deslizamentos em Juiz de Fora. O estudo faz parte de sua tese de mestrado para UNESP de Rio Claro e tem como foco a regi?o noroeste da cidade. "Foram coletados dados desde a rodovi?ria, no bairro S?o Dimas, at? a Mercedes no bairro Barreira do Triunfo", explica o ge?grafo.

Lucas, que hoje mora em Lavras, conta que o motivo que o levou a realizar o estudo foi a preocupa??o com as ocupa?es das encostas na cidade, o que j? era percebido por ele desde a ?poca da gradua??o. "No trabalho foi constatado que as ocupa?es est?o realmente crescendo de ano para ano", diz. Entretanto, Lucas ressalta que em alguns anos o n?mero de deslizamentos diminuem. Ele explica que isso acontece devido a queda na quantidade ou na intensidade das chuvas.

O ge?grafo afirma que o meio mais eficaz de amenizar a situa??o de deslizamentos decorrentes das fortes chuvas ? tentar "brecar" a ocupa??o desordenada na cidade. "A Prefeitura precisa encontrar meios de impedir que as pessoas construam suas moradias em barrancos que est?o fadados a serem derrubados pelas chuvas". De acordo com Lucas, a PJF realiza obras de conten??o em algumas ?reas, mas isso pode aumentar o risco. "As pessoas acham que com os muros de arrimo o local est? seguro e acabam construindo mais e mais casas, isso s? maximiza o problema", completa.

Para chegar a estas conclus?es, os dados do trabalho foram baseados em pesquisas coletadas junto ? Defesa Civil de Juiz de Fora, ? Esta??o Climatol?gica Principal do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e ? UFJF.

E o que diz a Defesa Civil?
De acordo com o chefe da Defesa Civil, S?rgio Rocha, existem casos em que as provid?ncias tomadas pelos t?cnicos respons?veis, podem sim evitar os desastres. "O problema s?o as constru?es realizadas sem nenhum acompanhamento profissional, em locais onde n?o h? capita??o de ?guas pluviais, nem coleta de lixo", diz.

Outro agravante s?o as vegeta?es inadequadas, plantadas inadvertidamente pelos moradores. "Plantas como bananeiras ou ?rvores de grande porte s?o um risco em ?reas de encostas, pois acumulam muita ?gua. Al?m de estarem mais suscet?veis a cair em ?poca de ventanias", adverte. S?rgio Rocha afirma, que mesmo em uma ?rea com declividade acentuada, ? poss?vel construir moradias quando tomadas as devidas precau?es. "A vulnerabilidade do local ? o mais problem?tico. Com as provid?ncias t?cnicas, a regi?o pode se tornar invulner?vel aos aspectos clim?ticos", explica.

O chefe da Defesa Civil acredita que, em praticamente todos os casos, os deslizamentos ou escorregamentos est?o relacionados com a interven??o humana. "A natureza, por si s?, n?o provoca esses fen?menos", conclui. Em caso de d?vidas quanto a seguran?a de determinada moradia, S?rgio tamb?m diz que ? importante entrar em contato com a Defesa Civil, atrav?s do telefone 199, e programar uma vistoria no local. "As pessoas devem tentar se prevenir, chamando os t?cnicos antes que qualquer acidente aconte?a no local", finaliza.