Segunda-feira, 19 de julho de 2010, atualizada às 18h53

Cuidado nas estradas deve ser redobrado durante período de férias

Carolina Gomes
Repórter

A segunda quinzena de julho é caracterizada por se um período de férias escolares. Com isso, o movimento nas estradas tende a aumentar e os cuidados por parte dos condutores devem ser maiores.

De acordo com o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Walace Wischansky, é esperado aumento em torno de 10% no fluxo de veículos pelas estradas da região, principalmente no período de saída e de retorno das férias. "As férias de julho apresentam característica bem dispersa porque cada escola ou faculdade adota um período diferente. Isso acaba diluindo o fluxo de veículos", ressalta.

Contudo, a PRF irá intensificar a fiscalização durante o período, principalmente em pontos com maior grau de periculosidade, onde o registro de acidentes é maior. O objetivo das abordagens será a fiscalização dos veículos, o cumprimento das normas de segurança, além da realização de testes com etilômetro, entre outros.

Mudança no tráfego

Wischansky explicou que, de alguns anos para cá, houve uma mudança no tráfego da BR-040, que passa por Juiz de Fora. Segundo ele, há três anos, a média de tráfego era de 8,5 mil veículos por dia. Atualmente, este índice, durante dias utéis, está em mais de 10 mil veículos por dia. Esta alteração de tráfego se deu em função do crescimento da economia do país, que possibilitou o aumento de caminhões de transporte de carga pesada nas estradas. Com isso, o volume de acidentes também aumentou.

O inspetor alerta quanto a cuidados que devem ser tomados pelos motoristas, como: respeitar o limite de velocidade, a distância mínima entre veículos, uso de cinto de segurança, crianças acomodadas corretamente, entre outros.