Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 24/06/2016

Tendências de salas de estar, jantar e quartos

As tendências marcam as referências da moda de uma determinada estação, época ou período de tempo. Existem tendências que às vezes são reeditadas, conforme a sua aceitação, refletindo na forma e maneira de serem usadas novamente. Muitas vezes, às tendências tornam-se moda, consagrando um estilo que torna-se presente no comportamento e na vida das pessoas.

As tendências validam os hábitos e costumes, ditam as regras para serem seguidas por um breve ou longo período de tempo. Algumas tendências tornam-se estilos efervescentes de conceitos, que podem e devem ser adaptados para o nosso dia a dia. Para os apreciadores da arquitetura e do design, este " fashion world " é capaz de proporcionar o equilíbrio e a harmonia de todos os espaços, constituindo ambientes aconchegantes e com uma atmosfera totalmente acolhedora.

O frescor das boas ideias é capaz de promover a integração do mobiliário e de todos os elementos envolvidos em um determinado projeto, seja na decoração de interiores ou de espaços externos. A paleta de cores utilizada e os revestimentos que configuram o contexto de um ambiente a cada temporada, conforme as estações do ano, sofrem variações e  ganham adequações de uso para centralizar novos conceitos, que permitem a renovação dos espaços, difundindo boas energias e permitindo que uma casa fique sempre arrumada.

As tendências permitem que o uso da tecnologia seja introduzido no mobiliário e materiais de acabamento, conforme a evolução das pesquisas direcionadas e necessidades do homem em adaptar-se nas moradias modernas.

Para celebrar as tendências deste ano, através de interpretações e olhares distintos, mas com a mesma sensibilidade para traduzir as suas visões contemporâneas em projetos de vanguarda e altamente qualificados, profissionais da arquitetura e do design de interiores revelam cada vez mais sua arte e talento na Mostra " Vitrines 2016 ", realizada através da Jade Interiores que já faz parte do calendário de Juiz de Fora, acontecendo em duas edições ao ano.

Através de um extremo equilíbrio de estilos, com cores e formas diversificadas, mas com uma coerência eficiente e harmoniosa, todos os ambientes foram constituídos, idealizados e projetados por estes profissionais. Visando a funcionalidade e a praticidade, gerando e proporcionando conforto aos usuários, além de estabelecer a ergonomia necessária, os elementos decorativos como acessórios e adornos, mobiliário e objetos de arte, propagam-se com exatidão, estabelecendo uma conexão de diversas possibilidades e sugestões de ideias para serem usadas e adaptadas para dentro de nossas casas.

A contemplação da beleza e da estética parece unir toda a sincronização poética destes profissionais, traduzindo para a realidade suas formas de interpretar o design, em otimizar os ambientes com um dialeto próprio, estilo e savoir faire.

O luxo e o glamour evidencia todo o projeto do arquiteto Walmer Riani, que engloba uma sala de estar e jantar. Na concepção deste ambiente, detalhes minuciosos revelam todo o seu bom gosto e a sua capacidade em agregar de maneira correta toda a sofisticação necessária para compor o espaço com a máxima exatidão. A funcionalidade e a praticidade garantem ao ambiente todo o cuidado com as áreas de circulação, em um mobiliário composto por peças clássicas com um ar contemporâneo, prevalecendo um requintado estilo despojado.

A sala de estar é composta por três sofás, um em couro preto e os dois em tecido de fibra de linho natural, bege, onde as almofadas foram colocadas para proporcionarem um colorido e conforto a sala. " Para as almofadas, eu segui, a tela que está sobre o sofá, onde predomina o marsala, o vinho e o bordô, seguindo para o vermelho, e alguma coisa em dourado, onde eu segui as cores. As almofadas, são confeccionadas, em tecidos como brocados, sedas estampadas, com brilho, que dá um ar de glamour, a intenção foi essa mesma", explica Walmer.

As mesas de centro merecem destaque com tampo em vidro laqueado em preto e a base em inox, com um design atemporal e contemporâneo ao mesmo tempo. Para compor a mesa de centro, devemos buscar na composição, " o equilíbrio estético de volumes, é importante ter, par não bloquear a visão", ensina Walmer.

Os tapetes, em tons claros, uma espécie de "tweed", garantem charme ao ambiente, " como eu usei, peças escuras aqui, eu procurei, tapetes, que conversasse com as cores predominantes no ambiente, em uma sala com essas dimensões, o importante é que o tapete chegue próximo aos sofás, o certo, são os sofás por cima dos tapetes", enfatiza.

As cristaleiras expõe a coleção de copos em uma composição agrupada e as louças de família, evidenciando elementos que fazem a diferença. O abajur em murano e cúpula em preto também chama a nossa atenção no espaço, como o puff em tecido de onça, próximo a um espelho com moldura clássica, simplesmente sobreposto em uma das paredes.

A sala de jantar composta por cadeiras com pés em latão e tecido de veludo bege neutro tem acabamento em tachas, outra tendência do momento. Com a base em laca fosca e o tampo acetinado, que parece flutuar, o pendente de fibras naturais completa o espaço como o buffet, que além de guardar as loucas da casa, tem a função de um envolvente bar. O tapete neutro completa este ambiente.

E acrescentando, uma boa dica para quem deseja compor um espaço, " o pulo do gato, hoje em dia, é você fazer uma casa vivida, sem ter a cara de showroom, quando você mistura peças de decoração, que herdou da sua família, peças que comprou em antiquários ", enfatiza Walmer, ensinando.

O quarto de casal é contagiante em uma harmonia perfeita com os tons utilizados na paleta de cores. A designer de interiores Lucíola Gonçalves conseguiu transportar para este ambiente detalhes surpreendentes que abraçam, acalmam e envolvem qualquer usuário, com conforto, funcionalidade, praticidade e pura sofisticação em cada detalhe criado para o espaço.

A cama composta por uma cabeceira em tecido e toda detalhada em tachas, apresenta uma rouparia em tecidos nobres que proporcionam aconchego. As gravuras que retratam paisagens, estão expostas estrategicamente, contrastando com o papel de parede clássico, que funciona como revestimento do ambiente. A cômoda bombê representa o canto místico, uma união da fé e da religiosidade, afirmando a proteção, através da imagem dos santos em uma representação da mais pura devoção.

Uma mesa redonda em laca branca permite a degustação de pequenos e apetitosos lanches como prazerosos cafés da manhã. As cadeiras com espaldar baixo permite a leveza e aumenta a sensação de espaço no quarto. Ao mesmo tempo, um homeoffice pequeno foi criado para o conforto, comodidade e praticidade, como a poltrona para leituras, que expõe almofadas em crochê, de cores claras e clássicas, que além de decorativas podem ser usadas juntamente com a manta para aquecer os dias frios.

As mesas laterais conferem unidade e estilo em laca cinza, agrupando os objetos e porta retratos com fotos pessoais. Um elegante e generoso tapete Kilim exibe suas tramas em toda a extensão do quarto, permitindo que os usuários caminhem com conforto. Para o ambiente destinado a TV, poltronas em tecido macio de suede compõe com conforto o espaço como a tela contemporânea, que promove a cor, porém com a mesma sensação de calma e tranquilidade em todo o ambiente.

O banheiro do casal é composto por cubas separadas, permitindo melhor conforto para os usuários como um puff em couro, que serve de apoio para a troca de roupas e calçados. O grande impacto é um lustre rústico com acabamentos em generosas pedras em cristais, permitindo um contraste arrojado deste maravilhoso projeto.

E quanto ao tamanho do espaço, para compor um quarto, " pode ser pequeno, mas o que importa é o conforto, quando você chega naquele quarto, você tem a vontade de permanecer nele, é o aconchego", explica Lucíola.

A grande tendência de cores para quartos, " atualmente, as cores sóbrias, claras, passando do branco ao cinza, bege, marrom, as cores que eu usei neste ambiente, que deu uma combinação elegante", revela ela. Para idealizar um quarto, deve ser levado em consideração, se o usuário, " tem algum hobby, isso tudo tem que aparecer no ambiente, onde fica uma parte da vida dele, é interessante ter uma referência dele no ambiente", justifica, Lucíola.

Para todos que desejam mudar os seus espaços, constituindo ambientes harmoniosos e com muito aconchego, podem adaptar, de acordo com a realidade de cada um, as nossas sugestões, melhorando sempre a qualidade de vida!

As fotos de Angeliza Lopes Aquino, registram.


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

ACESSA.com - Tend?ncias de salas de estar, jantar e quartos