Luz, c?mera, renovA??O!
Festival Primeiro Plano apresenta as novas caras
do cinema nacional em Juiz de Fora

Chico Brinati
Rep?rter
08/11/2005

Um dos organizadores do evento, Carlos Pernisa J?nior, fala sobre o Festival Primeiro Plano. Confira a programa??o.
Clique nos ?cones ao lado!

Leia! Veja!


A quarta edi??o do Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora tem in?cio nesta ter?a-feira, dia 8 de novembro, com os holofotes voltados para os novos talentos da s?tima arte.

Curtas-metragens e v?deos de diretores iniciantes participam da competi??o que vai at? o pr?ximo domingo, dia 13. ? o ?nico festival do pa?s com este formato de disputa exclusivo para estreantes. Este ano, foram mais de 50 realizadores inscritos, de todo o pa?s, sendo 41 filmes curtas-metragens e 13 v?deos. O n?mero supera as 35 produ?es inscritas em 2004.

Para o integrante do Grupo Luzes da Cidade e um dos organizadores do evento, Nilson Alvarenga (foto abaixo ? direita), o aumento de participantes faz com que a qualidade das produ?es cres?a tamb?m. "Temos mais variedades este ano, a qualidade ? melhor. Chega a ser surpreendente a maturidade dos jovens cineastas nos trabalhos de decupagem, de roteiriza??o, atua??o", comenta.

Segundo ele, a diversifica??o dos diretores e o bom n?mero de inscritos, faz com que o festival ganhe uma visibilidade maior pelo pa?s. Produ?es de Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Bras?lia, Esp?rito Santo, Rio de Janeiro e S?o Paulo est?o no evento. J? entre os v?deos, o n?mero aumenta. S?o nove de Juiz de Fora, al?m de obras de Volta Grande e Vi?osa.

"Devemos destacar a qualidade dos v?deos, neste ano", salienta Nilson. Para ele, essa melhora se deve a tr?s fatores: crescente interesse por produ?es, motivado pelo bom momento do cinema brasileiro; facilidade da tecnologia digital; chegada de faculdades e novos cursos de cinema na cidade. "Isso estimula o pessoal que est? come?ando", diz.

A disputa
Os filmes concorrer?o ?s seguintes categorias: Melhor Filme; Dire??o; Roteiro; Fotografia; Som; Montagem; Dire??o Arte; Trilha Musical; Ator; Atriz e Melhor Filme pelo J?ri Popular. O Pr?mio de Melhor V?deo ser? dado ?quele que mais agradar ao J?ri Popular.

A surpresa dentre as categorias, de acordo com Nilson, ? o som. "Foram selecionados muitos filmes com excelentes trabalhos de som. A categoria ter? uma boa disputa", prev?. Al?m da exibi??o dos trabalhos concorrentes, ser?o apresentadas mostras paralelas, produ?es locais, pr?-estr?ias de longas-metragens, oficinas e discuss?es sobre cinema e pol?tica audiovisual.

Anima??o
Membro e fundador do Grupo Luzes da Cidade, Carlos Pernisa J?nior (foto acima, ? esquerda do Nilson), acredita que a Mostra "Plano Animado" ser? um dos momentos marcantes deste festival. "Ela destaca a anima??o em v?deo feita por novos produtores de Juiz de Fora, com quatro obras, sendo tr?s de realizadores iniciantes", ressalta.

Outra novidade no Primeiro Plano s?o as pr?-estr?ias de longas de diretores estreantes, que antes n?o constava na programa??o. "Isso ajuda a consolidar a id?ia inicial do Primeiro Plano, que ? ser um festival exclusivo de primeiras obras", garante.

Onde assistir
O p?blico juizforano esgotou o n?mero de vagas nas oficinas e estima-se que as sess?es competitivas fiquem cheias, pois a procura por ingressos ? grande. Os convites para assistir aos curtas-metragens e v?deos da mostra e para conferir os longa-metragens podem ser obtidos no dia das exibi?es, nas bilheterias dos cinemas participantes, conforme a programa??o.

Os locais de exibi??o dos filmes s?o as salas do Espa?o Unibanco Palace, do Moviecom Alameda e uma tenda que ser? montada no Parque Halfeld. Todas as atividades s?o gratuitas.