"Hora extra" no Ano Novo
Enquanto muitos se divertem, homens e mulheres trabalham para garantir a alegria e a organiza??o da chegada de 2006

Fernanda Leonel
Rep?rter
29/12/2005

Voc? trabalharia na noite de ano novo? Depende do dinheiro ou s? o amor ? profiss?o basta? Participe da enquete, clique ao lado!

Veja!


Enquanto muitos se divertem, l? est?o eles: firmes, ganhando o "p?o de cada dia" nos momentos de lazer dos outros. E nesse ritmo, nem sempre ? poss?vel escolher o dia ou a hora de trabalhar: passa o R?veillon, passa o Natal, passam as f?rias e todos est?o no "batente".

M?sicos, DJ?s, barmans, donos de bares ou boates. Todos s?o promotores da alegria de quem resolveu extravasar o cansa?o do trabalho diurno em noites especiais. E se as profiss?es s?o muitas, as hist?rias s?o parecidas. A maioria aproveita as comemora?es para ganhar um pouco mais de dinheiro, pois nessa ?poca do ano os sal?rios ou cach?s tendem a subir at? 70%. Outros realmente n?o se importam, ou aprenderam a conviver bem com a situa??o pelo amor que possuem ao of?cio escolhido.

Com a virada do ano pr?xima, h? aqueles que se preparam para deixar a fam?lia em casa ou os amigos reunidos naquele programa que, poderia ser o m?ximo se n?o estivessem trabalhando. E nesse momento, haja jogo de cintura para contornar os relacionamentos ou desprendimento para esquecer o quanto o mundo comemora a chegada de 2006.

Amor ? profiss?o
Luciano Soares (foto ao lado) ? apaixonado pelo que faz. Guitarrista h? 15 anos, afirma ter trabalhado com bandas em 13 viradas de ano. "J? me acostumei com isso e, na verdade, prefiro muitas vezes estar tocando no dia 31", comenta.

A fam?lia de Luciano j? compreendeu. Sabem que se ele puder escolher, vai optar pelo R?veillon no palco. Para explicar essa prefer?ncia, Luciano deixa um enigma na resposta: " S? sendo m?sico pra entender".

Nessas 13 viradas de ano, o guitarrista j? tocou em bandas das quais ele fazia parte e tamb?m em algumas que foi contratado s? para o dia 31. Mas em ambas situa?es ele v? o lado positivo. De acordo com Luciano, o ano novo pode ser uma ?tima oportunidade para fazer amigos em bandas que ele faz shows pela primeira vez, assim como pode ser t?o divertido como ir ao clube com amigos se voc? j? "? chapa das pessoas com as quais se vai dividir o palco na noite da virada".

Na categoria dos apaixonados pelo que faz tamb?m podemos destacar o vocalista Anderson Fernandes (foto ao lado). O cantor que trabalha na noite h? mais de oito anos, passou todos esses anos fazendo contagem regressiva para o p?blico que o contratou.

Para Anderson, o ?nico problema de trabalhar nessa ?poca do ano ? n?o poder comemorar datas importantes com a fam?lia. No que diz respeito ? compreens?o do parceiro, ele brinca: "Tive uma namorada que sempre me acompanhou nos shows, que dizia que n?o se importava. Mas ela n?o ag?entou e acabou terminando comigo".

Entender o namorado, noivo ou marido, que sempre est? trabalhando em datas comemorativas, nem sempre ? tarefa f?cil. Os dois m?sicos s?o enf?ticos ao afirmar que esse ? um dos maiores problemas dos relacionamentos de quem trabalha na noite. "? preciso compreender, porque ? nossa profiss?o", destaca Luciano. J? Anderson acredita que o relacionamento entre pessoas que possuem a mesma ocupa??o, nesse tipo de trabalho, diminiu bastante os poss?veis atritos. Ele diz que ? muito comum ver m?sicos namorando com vocalistas e que ele mesmo j? teve relacionamentos desse tipo muito bem sucedidos.

Caminho inverso
Gabriela Feitosa (foto ao lado), dona de uma casa noturna de Juiz de Fora, est? tentando fazer o caminho inverso. Depois de muitos anos trabalhando na noite da virada, resolveu h? quatro anos dar uma pausa no sufoco do dia 31.

Ela explica que apesar do lado financeiro valer a pena, ela resolveu pesar o lado afetivo da virada do ano com a fam?lia ou com o namorado. "? s? trabalhar muito durante o ano para nem se preocupar com a grana que se pode ganhar no final", explica.

A promoter juizforana conta que o parceiro j? passou muitos R?veillons onde ela estava trabalhando, mas que definitivamente n?o ? poss?vel dar a aten??o necess?ria. Na contagem regressiva ela nunca p?de parar para dar um abra?o de "feliz ano novo" em algu?m.

J? o DJ Stefan (foto ao lado), resolveu abrir m?o do seu descanso no ano novo em fun??o do trabalho pela primeira vez. Para ele, o financeiro foi decisivo na hora do "sim" ao contratante. De acordo com Stefan, nessa ?poca do ano, o cach? m?dio de um DJ pode dobrar.

Ele acredita que o mercado de trabalho para DJ?s est? cada dia melhor e que ? preciso aproveitar as oportunidades para fazer um "pezinho de meia". Assim como os outros entrevistados,Stefan aproveita outras ?pocas do ano para viajar e comemorar o ano com familiares e amigos.

Voc? trabalharia na noite da virada ano?
      Sim. N?o me importo com esse tipo de comemora??o
      Sim. Mas precisariam me pagar bem
      N?o. Dou muito valor ?s festas de fim de ano
      N?o. N?o deixaria minha fam?lia, nem minha namorada (o) ou marido (mulher)
   
ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com