Estudantes cumprem a promessa
Eles param as principais ruas de JF em protesto que dura mais de seis horas. O motivo: contra o aumento da passagem de ?nibus

Ricardo Corr?a
Rep?rter
07/02/2006

Em seis horas de manifesta??o os estudantes param a Rio Branco, Get?lio Vargas, Independ?ncia, Halfeld e Avenida Brasil. Clique no ?cone ao lado para assistir ao v?deo

Veja!

Eles cumpriram a promessa! Depois de dizer durante toda a semana passada que iriam parar Juiz de Fora pedindo a redu??o do pre?o da passagem, os estudantes conseguiram fechar as principais ruas da cidade durante toda a tarde desta ter?a-feira. A manifesta??o, que come?ou por volta de meio-dia, se esticou por mais de seis horas, indo parar na frente da Prefeitura, onde uma comiss?o conversou com a secret?ria de Articula??o Interna, Nininha Soares. Mas, n?o houve acordo e uma nova manisfesta??o deve ser feita amanh?, dia 08 de fevereiro, a partir de 17h.

At? chegar l?, os cerca de 700 manifestantes caminharam muito, colecionaram amigos e inimigos. Viram simpatizantes, que dos pr?dios jogavam ?gua para refrescar, e papel picado para incentivar, e revoltados, motoristas e passageiros que estavam nos pontos de ?nibus ou presos no tr?nsito n?o se conformavam com o tr?nsito fechado.

Organizado pelos estudantes, mas com a participa??o decisiva de sindicatos e associa?es de classe, o manifesto come?ou no Parque Halfeld, ainda no in?cio da tarde. No total, 32 entidades representadas no ato, que inicou-se com pol?ticos e simpatizantes falando no microfone, em frente ? C?mara. Entre eles, Fl?vio Cheker, do PT, e J? Moraes, do PcdoB.

Ali?s, os partidos estiveram presentes e representados nas bandeiras. Al?m dessas duas legendas, PSTU e PSOL tamb?m se fizeram representar. E houveram tamb?m, em sua grande maioria, os sem-partido, que estavam ali apenas para protestar contra o pre?o de R$ 1,55 que atingiu a passagem neste m?s.

O vereador Fl?vio Cheker, autor do projeto do passe livre para os estudantes, que j? caminha h? 8 anos na C?mara Municipal, foi um dos primeiros a falar. Perguntando at? onde iria o movimento, ele respondeu: "Espero que o prefeito tenha sensibilidade e receba o movimento. Fa?a uma revis?o dos valores, sente ? mesa para discutir o passe-livre, sen?o essa luta vai continuar", explicou o vereador.

Os vereadores que votaram contra um aumento ainda maior da passagem, com valor de R$ 1,67, tamb?m foram lembrados. Pardal, Vicent?o, Jos? Emanuel e Pastor Carlos foram muito vaiados pelos manifestantes, que aumentaram o tom das cr?ticas e baixaram o n?vel, com muitos palavr?es sendo gritados o tempo inteiro.

O mais hostilizado, claro, o prefeito Alberto Bejani, para quem foram feitas at? par?dias de marchinhas de carnaval. O grande n?mero de participantes impressionou at? o coordenador geral do DCE, Maicon Chagas. "Come?amos a luta porque era um dever do DCE. Agora n?o d? para parar mais. O movimento cresceu muito e s? sairemos vitoriosos, porque ? o que a sociedade quer".

Depois de mais de uma hora e meia cantando e gritando no Parque Halfeld, os manifestantes partiram para sua marcha, que tinha destino ? Prefeitura. Eles come?aram tomando a Avenida Rio Branco e, por alguns minutos, chegaram a ocupar as tr?s pistas. Desceram a avenida, com destino ao cruzamento com a Avenida Get?lio Vargas. L?, mudaram de rumo, e partiram, pela Get?lio Vargas, sentido Rua Halfeld. S? que, no meio do caminho, receberam a informa??o de que Nininha Soares s? iria receb?-los no antigo Hospital Municipal, que fica na parte alta da Halfeld, l? em cima, nos p?s do Morro do Cristo.

Sabendo disso, o estudantes seguiram na Get?lio Vargas, at? a Independ?ncia, onde at? foguetes foram disparados para comemorar o ato. Dali, partiram at? a Rio Branco novamente, deixando o tr?nsito da cidade totalmente congestionado. Demoraram pr?ximo de uma hora na Get?lio Vargas o que fez com que muitos passageiros desistisse de esperar os ?nibus que s? puderam passar depois.

Da Independ?ncia, os manifestantes seguiram para a Rio Branco, e fecharam o cruzamento entre as avenidas. Seria a ?ltima parada antes de rumar, novamente pela avenida principal, para a C?mara Municipal, o novo local do encontro com a comiss?o da Prefeitura. S? que mais uma vez as coisas mudaram. O movimento ganhou propor?es incontrol?veis, e mesmo com os pedidos de algumas lideran?as, os estudantes decidiram ficar na Rio Branco, em frente ao Cal?ad?o, fechando o tr?nsito das tr?s pistas.

Princ?pio de confus?o
Neste momento, a situa??o de maior tens?o. Um motoqueiro, inconformado com a interrup??o, tentou furar o bloqueio e passar com a moto por cima dos manifestantes. N?o conseguiu e ainda foi agredido por alguns deles. Na confus?o, a Pol?cia entrou no meio para acabar com o tumulto e quase houve confronto. Mas, depois da confus?o de quinta-feira passada, os policiais optaram pela cautela como principal defini??o de a??o.

Confus?o solucionada, os estudantes, depois de muita discuss?o entre eles mesmos, decidiram descer a rua Halfeld. Pelo Cal?ad?o, eles fizeram um verdadeiro carnaval. A paradinha em frente ? C?mara, serviu para que os donos de instrumentos musicais se unissem no protesto e ensaiassem um pouco. Talvez por isso tenha descido como que em uma bateria de escola de samba, o que animou os manifestantes a continuarem o trajeto, agora sim, rumo ? Prefeitura Municipal.

Na Get?lio Vargas, mais uma interrup??o de tr?nsito. Dessa vez, a marcha foi da Rua Halfeld, at? a Pra?a Ant?nio Carlos. Depois de contornar a Pra?a, eles atravessaram a linha do trem e chegaram ? Avenida Brasil, em frente ? Prefeitura. J? eram quase seis horas e eles permaneciam l?, fechando o tr?nsito na avenida.

Em algumas palavras pronunciadas antes do movimento desta ter?a-feira come?ar, os estudantes deram um recado para a Prefeitura: "Se disseram que n?o vamos conseguir nunca, ent?o vamos ficar at? o nunca. Um ano se precisar indo nas ruas todos os dias".

Leia mais:

  • Estudantes protestam em frente a um hotel cheio de pol?ticos, fecham a Independ?ncia e convocam novo ato contra o aumento da passagem
  • Estudantes e rodovi?rios juntos nas ruas. Pol?cia e manifestantes entram em confronto na Rio branco
  • Estudantes rabiscam ?nibus e fecham a Rio Branco em protesto contra o aumento das passagens de ?nibus em JF