Luiz Henrique Duarte Luiz Henrique Duarte 8/04/2016

Mostra Mundi

Com várias opções para a decoração de interiores, está acontecendo, pela primeira vez em Juiz de Fora, a Mostra Internacional de Cultura e Artesanato, na praça de eventos do Independência Shopping. A mostra Mundi, como é conhecida, faz referências do tradicionalismo de cada país participante, através da confecção e produção de sua peças artesanais.

A madre-pérola, destaca-se no riquíssimo acervo das peças artísticas confeccionadas no arquipélago das Filipinas, onde os bowls ( tigelas ), de formas e tamanhos variados, permitem uma atmosfera sofisticada para preparar e servir pratos da gastronomia. As bandejas, ricas com trabalhos minuciosos em marchetaria, e espátulas com hastes de formas inusitadas, contrastam com peças utilitárias para a mesa. Puro design.

Para deixar qualquer espaço acolhedor, o Paquistão, configura sua marcante presença na mostra, com inúmeras opções de tapetes orientais, com destaque para o Bhokara Silk azul tiffany, confeccionado artesanalmente e composto por 100% em lã. A empresária e expositora Vera Vieira, permite que os tapetes, sejam apreciados em casa, no ambiente desejado. Peças em ônix, além de ânforas de estanho com detalhes em cobre, exaltam a nobreza desta cultura.

O artesanato peruano, apresenta riquíssimas referências em cores quentes, desenhos e texturas, perfeito para promover um clima alegre e despojado, fazendo uma síntese do aconchego e da elegância. Mantas coloridas podem ser expostas sobre sofás contemporâneos e atemporais. Almofadas e souvenirs, além de espelhos com molduras em dourado refletem esta rica cultura, com vestígios de traços manuais. As canetas esferográficas customizadas, em lã natural, podem ser ricos acessórios de qualquer Home Office.

A Índia, através de uma sociedade multiétnica e multicultural, apresenta um artesanato reconhecido internacionalmente, com elementos aromáticos, como o sândalo. O grafismo e a geometria, além de cores fortes em harmonia, como as figuras, que remetem aos animais, estão presentes em acessórios e peças decorativas. Os mobiliários, são entalhados em madeira rosewood, ganhando detalhes florais e outros motivos em cobre. Estes móveis, por serem baixos, promovem uma sensação de amplitude do espaço. Almofadas, colchas e toalhas, apresentam ricos detalhes sobrepostos.

Através de um contexto tecnológico que encanta o mundo, com uma arquitetura magnífica, o artesanato de Dubai ( Emirados Árabes Unidos ), surpreende pela delicadeza das capas para almofadas, colchas em puro algodão, além de sandálias rasteiras com uma vasta cartela de pedrarias.

Os tapetes Kilim, confeccionados em tear manual, com padronagens que associam a típica cultura da Turquia, oferecem tamanhos e cores diferentes, para os mais variados tipos ambientes, relata Erlan Korkmaz, expositor e organizador. De Istambul, almofadas bordadas, centros e toalhas de mesa, mostram sua exuberância na sobreposição de bordados, rendas e cores. Muitas peças exibem uma transparência figurativa, fina e delicada, porém, muito resistente ao uso. Peças mais que exclusivas.

E se está faltando amor, proteção ou sorte, as rosas esculpidas " in natura ", através da ação cristalizadora dos ventos do deserto, sobre as pedras locais, emanam uma figuração mística, que mostram a riqueza em conjunção com os presságios da fé. Os pratos artesanais, para serem expostos nas paredes, com figuras típicas e símbolos, trazem alegria e contemplação para os ambientes de casa. É a arte e a cultura da Tunísia, que é representada dentro do stand mais aromático da mostra, com destaque para a essência de Myrrha Commifora Abissynica, o ouro espiritual dentro do imenso crisol do nivarna.

A pintura de Henna Mehandi, é oferecida gratuitamente para os visitantes, com quatro estilos diferentes e motivos diversos, regendo o tradicionalismo das noivas indianas, onde suas amigas e familiares esculpiam suas peles com desenhos artísticos.

As fotos exclusivas de Angeliza Lopes Aquino registram.

Ficha técnica:

Agradecimentos: República Comunicação
Independência Shopping

Local : Independência Shopping, praça de eventos, L1


Luiz Henrique Duarte é Bacharel em direito, designer de interiores graduado, jornalista apaixonado por arte clássica e contemporânea, boa música, arquitetura e tudo relacionado à estética do bem viver.

Os autores dos artigos assumem inteira responsabilidade pelo conteúdo dos textos de sua autoria. A opinião dos autores não necessariamente expressa a linha editorial e a visão do Portal ACESSA.com

ACESSA.com - Mostra Mundi