• Assinantes
  • Autenticação
  • Cidade

    Concurso para nova Guarda Municipal Regras para concurso da nova Guarda Municipal deve sair
    após as eleições. O salário previsto é de R$ 1.050

    Fernanda Leonel
    Repórter
    05/09/2006

    Para quem está procurando um emprego, uma oportunidade; para acredita que policiamento é sinônimo de segurança, uma esperança, para quem não é favor do uso de armas uma polêmica. Cercada de todas essa definições está a Guarda Municipal aprovada na última semana e agora com previsão para abertura do edital de preenchimento da vagas.

    Segundo anúncio do prefeito Alberto Bejani (foto ao lado), em coletiva na tarde desta terça-feira, dia 05 de setembro, logo após o fim das eleições para o Governo Federal, os juizforanos vão poder concorrer às 150 vagas destinadas para a guarda.

    Para concorrer ao novo posto de trabalho da cidade, os interessados devem se encaixar nos seguintes padrões: estatura mínima de 1,60m, declaração de que não tenham antecedentes criminais e segundo grau como escolaridade mínima.

    Juizforanos de ambos os sexos podem concorrer, mas 80% das vagas estão destinadas para "eles". Praticamente isso quer dizer que 120 vagas são para homens e 30 devem ser preenchidas por mulheres. "Não posso adiantar o edital, mas posso dizer que quem queria concorrer ao cargo deve estudar matemática, português e também história do turismo local", brincou o prefeito.

    A "nova disciplina" para avaliação no edital - turismo local - faz relação com uma outra função da guarda que a Administração também pretende alcançar: Bejani quer que os novos 150 funcionários sejam um apoio para turistas e que eles saibam também dar indicações para quem esteja circulando pela cidade.

    O salário previsto é de R$ 1.050. Haverá vagas também para um ouvidor, quatro supervisores, um chefe de departamento e um subsecretário. Estes cargos, no entanto, serão preenchidos por livre nomeação do prefeito.

    A nova guarda vai contar com o apoio de 20 viaturas e dez motos, que vão transportar os causadores de ocorrência assim como fazer vigílias noturnas pela cidade. Os modelos foram escolhidos baseado no sitema de transporte da penitenciária.


    O prefeito diz estar negociando com o governador do Estado de Minas, Aécio Neves, para doação desses novos veículos. No entanto, nada sobre esse assunto está confirmado. Com o pagamento dos salários, a Prefeitura deve gastar 2 milhões por ano.

    Quem for aprovado nas provas deve começar a trabalhar em junho de 2007, data prevista para que a Guarda Municipal seja realmente efetivada. Mas antes de ir para as ruas, esses 150 novos funcionários públicos vão passar por treinamento intensivo na Academia de Polícia Militar.

    A previsão é de que eles passem 120 dias na Academia de Polícia, ininterruptamente, de segunda a segunda. Nesse período, eles já vão receber o salário, e devem passar por testes físicos e avaliação psicológica. "Precisamos ter certeza que esses profissionais vão estar aptos para portar uma arma", destacou o prefeito, lembrando um dos pontos polêmicos para a aprovação da lei.

    Para se ter uma idéia, durante a aprovação na Câmara Municipal da nova lei, o vereador Antônio Jorge Marques (PSDB) tentou adiar a aprovação da matéria, alegando que a mensagem sobre o assunto estava incompleta, visto que o texto não criava a corregedoria da guarda. Antônio Jorge lembrou o Estatuto do Desarmamento, para chamar pela ilegalidade.

    Depois de uma discussão acalorada com com o líder do Governo, Paulo Rogério dos Santos (PMDB), a sessão foi suspensa por dez minutos. A Procuradoria da Câmara foi chamada e julgou como legal a matéria. Sobre o assunto, o prefeito Alberto Bejani garantiu que vai abrir o tema à "opinião e ao diálogo". O prefeito disse ainda, que está ciente da necessidade de uma Corregedoria.

    A Guarda Municipal de Juiz de Fora tem poder para atuar em todo o estado de Minas Gerais. Isso quer dizer que pode entrar em Matias Barbosa, Belo Horizonte ou Uberlândia com os mesmos objetivos e determinações que teria em JF.

    Conheça nossos planos e serviços

    (32) 2101-2000

    A melhor internet está aqui!

    Conteúdo Recomendado

    Envie Sua Notícia

    Se você possui sugestões de pauta, flagrou algum fato curioso ou irregular, envie-nos um WhatsApp

    +55 32 99915-7720

    Comentários

    Ao postar comentários o internauta concorda com os termos de uso e responsabilidade do site.