Pol?cia queima caix?o em frente ? delegacia Manifesta??o lembrou policiais que morreram em atividade. Greve dos policiais civis j? soma 42 dias

Guilherme Oliveira
Colabora??o*
12/06/2007

Policiais civis se reuniram, nesta ter?a-feira, dia 12 de junho, em mais um dia de greve, para uma manifesta??o na Delegacia Regional, em Santa Terezinha. No ato, queimaram um caix?o em alus?o ?s mortes de policiais que ocorreram durante a gest?o do atual governador do Estado de Minas Gerais, A?cio Neves.

O evento contou com as participa?es do presidente do Gabinete Integrado das For?as de Seguran?a (Giforseg), Danilo dos Santos Pereira, do presidente do Sindicato dos Servidores da Pol?cia Civil de Minas Gerais (Sindpol), Ant?nio Marcos Pereira e do vice Denilson Martins. Eles debateram com os policiais de Juiz de Fora sobre o andamento que a greve ocasiona em todo o Estado, al?m de discutirem sobre algumas fun?es exercidas pela categoria que n?o ? de obriga??o da Policia Civil.

"Ficou decidido na ?ltima semana que eles visitariam o interior, al?m de Juiz de Fora, Governador Valadares, Te?filo Otoni e Montes Claros, pela retalia??o que est? ocorrendo pelas chefias da Pol?cia Civil regionais. Em Juiz de Fora, 50 policiais que foram ? assembl?ia tiveram seus pontos cortados. Eles vieram para dar apoio ao nosso movimento", diz o representante regional do Sindicato de Policiais Civis de Minas Gerais (Sindpol) da Zona da Mata, delegado Marcelo Armstrong (foto abaixo).

Concilia??o em pauta

Em uma conversa, que durou um pouco mais de uma hora, em uma sala no segundo andar da delegacia regional, n?o foi mencionado a volta ?s atividades enquanto n?o se chegar a um acordo sobre um novo piso salarial. No dia 20 deste m?s, acontece uma audi?ncia de concilia??o que pode dar fim ao movimento.

Enquanto isso, 30% dos funcion?rios se revezam em seus setores, o que compromete a agilidade dos servi?os ? popula??o.

"Eles (governo) n?o podem nos culpar, j? que tentamos dialogar. Chegamos ? conclus?o que eles n?o nos respeitam, n?o gostam da pol?cia. Se 60% dos policiais do Estado tivessem a mesma postura que Juiz de Fora, isso j? tinha sido resolvido. O objetivo da vinda aqui ? apoiar o movimento regional em agradecimento ? personalidade e independ?ncia deles. A greve ? legal, a partir do momento que o di?logo foi tentado", diz o presidente do Sindpol.

O presidente do Giforseg tamb?m teve os mesmos argumentos com rela??o ? paralisa??o. "Essa greve s? aconteceu por falta de di?logo do governo", destacou Danilo. Ap?s a reuni?o, a manifesta??o continuou com a queima de um caix?o em via p?blica e com uma passeata pelo centro da cidade. A greve j? soma 42 dias.

*Guilherme Oliveira ? estudante de Comunica??o Social da UFJF