imagem ilustrativa para as elei?es 2006

Lula e A?cio t?m maioria dos votos em JF M?dia do petista, na cidade, ? maior que a nacional e estadual. Concetra??o de votos dos tucanos est? na regi?o central

Fernanda Leonel
Rep?rter
02/10/2006

Deputados Federais e Estaduais: cai o n?mero de representantes de JF na Assembl?ia e no Congresso. PT agora n?o tem nenhum representante. Clique para ler a mat?ria!

Leia!

n?meros da eli??o em JF. Os dados est?o no corpo da mat?ria tamb?m

Em uma vota??o definida como "tranq?ila e sem maiores transtornos" pela Justi?a Eleitoral de Juiz de Fora, mais de 300 mil eleitores foram ?s urnas, na cidade, no ?ltimo domingo, dia 01 de outubro. Do total de 354.929 eleitores aptos para a vota??o, 305.416 compareceram para votar.

O resultado do pensamento pol?tico juizforano saiu por volta de 23h50, cerca de 15 minutos antes da finaliza??o total dos votos no pa?s. Segundo informou a Justi?a Eleitoral, a previs?o era de que a apura??o acabasse mais cedo, o que n?o foi poss?vel devido a um defeito na urna de se??o 185, da 152? Zona Eleitoral. Neste local de vota??o, 39 votos foram realizados atrav?s do velho m?todo de caneta e papel ? m?o.

Em linhas gerais, o resultado das urnas em Juiz de Fora refletiram o resultado final da campanha nacional e estadual. N?o no que diz respeito ?s porcentagens, mas na coloca??o dos primeiros lugares para o governo do estado e para a presid?ncia. Lula e A?cio venceram em todas as Zonas Eleitorais mostrando a prefer?ncia do eleitor juizforano, no ?ltimo domingo. (veja o gr?fico abaixo)

Comparando-se o resultado de Juiz de Fora com a m?dia nacional, a porcentagem de eleitores que acreditam em Lula na cidade ? maior. O atual presidente abocanhou 55,6% do total de eleitores em JF, n?mero maior que os 48,61% atingidos em todo o pa?s. (veja gr?fico)

Mas, apesar do resultado a favor de Lula, na cidade, pode-se perceber que a "onda Lulista local" caiu das ?ltimas elei?es para c?. Em 2002, Lula emplacou a prefer?ncia de 63,8% do eleitorado juizforano, n?mero oito vezes maior que o conquistado por seu opositor na ?poca, o hoje eleito governador de S?o Paulo Jos? Serra.

Em 2006, embora Lula tenha conseguido mais da metade dos votos v?lidos em Juiz de Fora, n?o repetiu a diferen?a de oito vezes mais votado que o segundo lugar. Seus n?meros s?o, praticamente, o dobro do que o concorrende Geraldo Alckmin, que obteve na cidade 27,7% dos votos v?lidos.

Nos munic?pios vizinhos de Coronel Pacheco, Belmiro Braga e Ch?cara, que est?o sob a jurisprud?ncia do voto eleitoral de Juiz de Fora, a situa??o foi a mesma, o petista candidato ? reelei??o tamb?m foi vitorioso.

Na disputa estadual, A?cio Neves continua sendo o preferido dos juizforanos, assim como na ?ltima vota??o em 2002. A diferen?a entre o governador e o segundo colocado da disputa eleitoral, no entanto, cresceu, o que sup?e que, provavelmente, os juizforanos aprovaram, o governo de A?cio nos ?ltimos quatro anos.

Em 2002, A?cio conseguiu 45,9% dos votos juizforanos; em 2006, esse n?mero subiu para 67,4%, o que em n?meros representa, aproximadamente, 165 mil eleitores. O candidato do PT, Nilm?rio Miranda ficou em segundo lugar na prefer?ncia do eleitorado local com 30,7% dos votos.

Na compara??o com o resultado do estado, nota-se que os n?meros do governador em Juiz de Fora s?o menores que a m?dia de Minas. Na cidade, A?cio conquistou 67,4% dos votos, no estado ele se elege com 77,03% da prefer?ncia. (veja gr?fico)

Esses n?meros, classificam A?cio como o segundo governador mais votado em todo o pa?s, em termos percentuais ? s? perdeu para Paulo Hartung (PMDB), que se elegeu ao Esp?rito Santo com 77,27% dos votos v?lidos.

Resultados por bairro
Lula e A?cio Neves venceram em todas as zonas eleitorais da cidade, no entanto, a diferen?a entre o primeiro e o segundo lugar nas disputas da presid?ncia e do governo de Minas variou de acordo com o perfil do eleitorado destas regi?es.

Na elei??o pela faixa presidencial, pode-se dizer que Lula obteve ?xito em bairros mais perif?ricos dentro da defini??o municipal. A maior vantagem do candidato sob Geraldo Alckmin aconteceu na Zona 315, cujos resultados apresentam n?meros de 62,2% de votos do petista contra 23,3% do tucano.

J? na regi?o central de Juiz de Fora e bairros menos distantes, a vantagem de Lula sob Alckmin foi menor: 48,8% contra 32,1%. Nestes bairros pertencentes ? Zona 152, a vit?ria de A?cio Neves tamb?m foi mais expressiva (68,7% contra 29,2% de Nilm?rio).

Confira a lista dos bairros, pertecentes ?s zonas, em que Lula e A?cio tiveram maior e menor desempenho:

Zonas Eleitorais em Juiz de Fora
Zona 152 Alto dos Passos, Bela Aurora, Bom Pastor, Cascatinha, Centro, Cruzeiro do Sul, Dom Bosco, Grambery, Humait?, Ipiranga, Jardim Paineiras, Monte Verde, Mundo Novo, Nova Calif?rnia, Olavo Costa, Pirapetinga, Po?o Rico, Sagrado Cora??o de Jesus, Santa Efig?nia, Santa Luzia, S?o Mateus, Teixeiras, Torre?es, Vila Furtado de Menezes, Vila Ideal, Vila Ozanan. Zona 315 Alto Graja?, Bonfim, Costa Carvalho, Floresta, Graja?, Jardim Esperan?a, JK, Linhares, Manoel Hon?rio, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes, Povoado de Caet?, Retiro, Santa C?ndida, Santa Rita de C?ssia, Santa Rita de C?ssia, Santo Ant?nio, S?o Benedito, S?o Bernardo, Sarandira, Vitorino Braga.

Compara??o nacional, estadual e local para presid?ncia
Apesar de ir para o segundo turno com a maioria dos votos, a an?lise da vota??o nacional prova que Lula ganhou em 12 estados e perdeu em 15. Em Minas Gerais, ele teve uma das vota?es mais expressivas, chegando a conquistar 50,8% do eleitorado (veja o quadro abaixo).

Na compara??o do resultado da presid?ncia em n?vel estadual, percebe-se que o eleitor em Juiz de Fora apostou mais em Lula, que a m?dia do restante do estado. A m?dia estadual foi de 50,8% contra 55,6% dos votos locais. A m?dia dos votos em Lula em Juiz de Fora tamb?m foi superior em compara??o com o resultado de regi?o Sudeste, que apresentou aprova??o nas urnas de 43,28%.

Em geral, todos os candidatos ? presid?ncia - exceto Geraldo Alckmin - apresentaram, em Juiz de Fora, desempenho superior ? porcentagem de votos nacional. Al?m dos dados de Lula, a senadora Helo?sa Helena do Psol, que obteve 8,58% do total de votos no Brasil, conseguiu 11,49% dos votos em JF. Cristovam Buarque do PDT, obteve 4,74% dos votos na cidade, n?mero superior ao resultado nacional que ficou em 2,64% dos votos v?lidos.

Geraldo Alckmin foi a ?nica exce??o. Enquanto o tucano conseguiu levar Lula ao segundo turno com uma diferen?a, relativamente, pequena perto dos n?meros, at? ent?o conhecidos pelas pesquisas, o resultado nacional de 41,64% de Alckmin foi maior que o juizforano: 27,74% da prefer?ncia do eleitor.