Sa?de do Homem

Preven??o ao c?ncer de pr?stata
n?o ? mais problema para juizforano

Em Juiz de Fora, a Rede Municipal de Sa?de e o Hospital oferecem o exame gratuitamente. Voc? vai conhecer os locais, hor?rios e procedimentos para ter acesso ao benef?cio.

29/12/98

O exame de preven??o ao c?ncer de pr?stata n?o ? mais um tabu. Quem d? a boa not?cia ? o Diretor das Cl?nicas Especializadas da Rede Municipal de Sa?de, ?talo Sartore. Segundo ele, a resist?ncia ao toque prost?tico diminuiu bastante, porque os homens est?o se conscientizando de que se trata de um problema s?rio.

O exame deve ser realizado, anualmente, ap?s os 40 anos. Se, durante tr?s anos, n?o for detectado nenhuma problema, o intervalo de tempo pode ser ampliado de acordo com orienta??o m?dica. Como prevenir ainda ? o melhor rem?dio, Sartore diz que levar uma vida saud?vel diminui os riscos de contrair a doen?a. O segredo ? n?o exagerar no consumo de bebidas alc?olicas, n?o fumar e evitar produtos que contenham subst?ncias artificiais, como corantes.

Al?m do exame de preven??o ao c?ncer de pr?stata, v?rios outros podem ser obtidos, gratuitamente, na Rede Municipal. Para se beneficiar, o interessado deve procurar a Unidade B?sica de Sa?de ou a Policl?nica mais pr?xima de sua casa e solicitar uma consulta com o cl?nico geral. Se o profissional julgar necess?rio, o paciente ser? encaminhado ao especialista que vai prescrever os exames.

Os servi?os tamb?m s?o oferecidos no Hospital Universit?rio (Rua Catulo Brevigliere s/n; Santa Catarina) e o esquema de obten??o dos exames ? semelhante. N?o h? necessidade, por?m, de o paciente ser atendido anteriormente por um cl?nico. A marca??o de consultas ? realizada, de segunda a sexta, de 7h ao meio-dia, na portaria do Hospital.

Se quiser fazer apenas um exame de sangue, procure o Hemominas (Bar?o de Cataguases s/n). A condi??o para obt?-lo ? a doa??o de sangue. Para isso, ? necess?rio apresentar um documento - carteira de identidade, profissional ou certificado militar. N?o ? exigido o jejum, mas se a pessoa tiver almo?ado, a recomenda??o ? que ela venha duas horas ap?s essa refei??o. O processo dura em m?dia 30 minutos e, no prazo de 10 dias, o resultado ? enviado pelo correio.

Colabora??o Emilene Campos,
estudante do 8? per?odo
da Faculdade de Comunica??o da UFJF

.