Pol?mica de volta Movimento dos bares do Alto dos Passos volta a ser debatido. PJF anuncia aperto na fiscaliza??o e promete seguran?a

Fernanda Leonel
Rep?rter
04/12/2006
Clique no ?cone ao lado e d? a sua opini?o. Afinal, voc? acha que as mesas atrapalham o tr?nsito de ve?culos no Alto dos Passos? Opine e confira o resultado parcial!

movimento do bairro
Alto dos Passos

Copa, carnaval, comemora??o, sexta a noite, s?bado a tarde. Comemora?es e op?es de lazer que, em Juiz de Fora, remetem ao Alto dos Passos. Para uns divertimento, para outros dor de cabe?a.

Nas ?ltimas semanas, a Associa??o de Moradores do movimentado bairro de Juiz de Fora aumentou as queixas. Reuni?es com a Gettran e tamb?m com os setores da Prefeitura de Juiz de Fora cobraram e mais uma vez o assunto voltou a pauta. Na tarde desta segunda, dia 04 de dezembro, o executivo municipal decidiu anunciar um aperto na fiscaliza??o dos bares do Alto dos Passos e tamb?m modifica?es de seguran?a.

Todas as regras, valem para todas as regi?es da cidade, mas segundo destacou o prefeito Alberto Bejani, est?o focadas na regi?o por se tratar do ponto mais cr?tico e de maior desrespeito ?s regras que existem e que v?o ser mais fiscalizadas a partir de agora.

A promessa ? que o "olho cres?a" para a carga e descarga de ve?culos. A permiss?o continua v?lida entre as 7h e 20h, e qualquer movimento fora desse hor?rio deve gerar notifica??o para as empresas respons?veis. Segundo informa?es dos moradores dos bairros, o movimento de caminh?es e carros de grande porte que abastecem os bares e restaurantes ? grande e prejudica o "sossego" do local.

O mesmo vale para o estacionamento de ve?culos. Na rua Severiano Sarmento, por exemplo, ? proibido o estacionamento de ve?culos no trecho de maior ocupa??o por bares. Regra que tamb?m n?o ? obedecida. E que, assim como as demais, levanta pol?micas de at? onde s?o necess?rias ou dividem opini?es entre beneficiados e prejudicados.

O morador Jos? Aristides Barreto, que tem um apartamento pr?ximo ao local, diz que se incomoda com o n?o cumprimento das regras em raz?o de juntos com os carros, vir tamb?m o barulho e muitas vezes o som muito alto das m?sicas da moda.

Pedro Paulo Miranda (na foto, a direita) j? questiona da dificuldade de estacionamento para seus clientes e n?o entende porque outro trecho que tem a mesma largura do quarteir?o onde fica seu bar, permite o estacionamento. "A rua ? m?o ?nica, o que justifica menos ainda".

O pedestre e o motorista que transita pela regi?o, tamb?m vai sentir duas diferen?as. ? que a rua Dom Vi?oso vai ser m?o e contram?o e deve ser restaurada nos pr?ximos dias, para segundo Bejani, ganhar uma "apar?ncia mais bonita". O pedestre tamb?m vai ganhar duas novas travessias que devem ser implantadas em frente ao Alameda e tamb?m do Mc Donald's.

Mesas em bares

Junto com as novas medidas de aperto na fiscaliza??o do tr?nsito, vieram as garantias no que diz respeito ? seguran?a. De acordo com o Tenente Coronel Bernardes, na pr?xima quinta-feira, dia 07 de dezembro, um posto de observa??o da Policia Militar deve ser inaugurado para vig?lia constante da regi?o de maior movimento no Alto dos Passos.

S?o esses policias, que devem ficar respons?veis pela fiscaliza??o de outra medida que promete dar o que falar: a n?o perman?ncia de nenhuma mesa de bar ou restaurante em cima da cal?ada.

De um lado o executivo afirmou que n?o vai permitir uma mesa sequer no local que credita ser de exclusividade de pedestres. Do outro os donos de bares que se utilizam do espa?o dizem que a medida vai gerar desemprego e que deve atrapalhar, e muito, os neg?cios de quem vive desse tipo de renda.

O artigo 21 do C?digo de Posturas diz que os empres?rios s? v?o poder usar cadeira nas cal?adas depois de pr?via autoriza??o do Poder Executivo. Segundo a lei, ser?o levados em considera??o as condi?es locais e os fatores de mobilidade do pedestre, seguran?a, conforto, sossego da vizinhan?a e higiene. O que, pelas declara?es de Bejani, n?o ? caso da regi?o do Alto dos Passos.

Jorge Brito, gerente de um bar da regi?o diz que trabalha na regi?o h? muito tempo e que conhece os emblemas da discuss?o. Segundo ele, durante uma reuni?o com os donos dos estabelecimentos do local e a C?mara Municipal, durante a vota??o do C?digo, ficou combinado que caso eles encontrassem "alternativas" para a passagem de pedestres n?o haveria problemas.

"E foi isso que a grande maioria dos bares da regi?o fez. ? s? voc? dar uma olhada por a? para ver que no espa?o extra da mesa h? mais de dois metros. N?o atrapalha ningu?m.

Jorge tamb?m levantou, como principal preju?zo da determina??o, a grande possibilidade de desemprego que vai cercar os gar?ons da regi?o. Segundo o gerente, s? no bar dele, dois funcion?rios que ficam respons?veis pelo atendimento das mesas externas certamente v?o embora caso a determina??o deva ser realmente cumprida.

At? quem n?o tem mesa do lado de fora do estabelecimentos, levanta a quest?o do emprego. Se n?o levam para o lado do preju?zo, afirmam que os ganhos poderiam ser maiores. Adriano Gimenez (na foto acima, com Pedro Paulo Miranda), chefe de sal?o de outro bar do Alto dos Passos, afirma que eles n?o colocaram mesas do lado de fora para evitar problemas, mas que poderiam contratar mais gar?ons e levantar mais imposto para a cidade caso elas fossem permitidas.

O lado dos moradores

Se por um lado o setor comercial do bairro acha que as mudan?as v?o atrapalhar, o residencial parece agradecer a medida.

Carolina Ferreira (foto abaixo) moradora da regi?o e membro da Associa??o, diz que tem certeza que todos v?o comemorar caso as regras sejam obedecidas e levantou que ? preciso que todos tenham consci?ncia que naquele local tamb?m moram pessoas que trabalham, estudam e merecem descansar.

"Moramos em um bairro t?o bom, mas que de alguns anos para c? tem ficado pior que favela. N?o d? para conviver com tanta bagun?a e um barulho que vai at? quase de manh?. Tamb?m pago IPTU", desabafa a moradora.

A senhora destacou o barulho, o grande movimento e o intenso tr?nsito de carros como as maiores reivindica?es de quem mora na regi?o. "Eu a Ruth (presidente da associa??o do bairro Alto dos Passos) j? consultamos as pessoas. A porcentagem de quem concorda com a fiscaliza??o ? esmagadora", afirma.

No momento da entrevista, Carolina estava de janelas fechadas. Segundo a senhora, ? assim todos os dias, j? que o cheiro que e a fuma?a que vem dos estabelecimentos que produzem refei?es e tira- gostos, come?a na hora do almo?o e n?o tem hora para parar. Da janela do seu quarto, ela nos mostrou as chamin?s. "Parece que moro no meio de f?bricas. Isso tem que acabar".

Enquete
Voc? acha que as mesas atrapalham o tr?nsito de ve?culos no Alto dos Passos?
      Sim
      N?o
   

ATENÇÃO: o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de visitantes do Portal ACESSA.com.



Opini?es dos internautas, enviadas por email


Prezados Senhores,
Muito oportuna a reportagem sobre o movimento de bares no bairro Altos dos Passos. N?o resta d?vida que qualquer medida que ocasione uma diminui??o no n?mero de postos de trabalho deve ser analisada de uma maneira, que contemple os lados em quest?o ( comercio e moradores). Mas ? ineg?vel que a ocupa??o de cal?adas por mesas e at? com a coloca??o de lonas impedindo que os pedestres utilizem da cal?ada ? uma agress?o ao direito de ir e vir do cidad?o em condi?es, aparentemente "seguras", visto que temos que utilizar o meio da pista de rolamento, exposto aos carros conduzido por algumas pessoas alcoolizadas e que utilizam da via local como pontos de exibi??o e a pratica de condutas n?o condizentes com uma ?rea residencial.

J Roberto