Juiz de Fora em 2007 Prefeito Alberto Bejani avalia 2006 e anuncia conclus?o de alguns projetos para 2007, em entrevista exclusiva

Renata Cristina
R?porter
29/12/2006
D? a sua opini?o sobre Juiz de Fora em 2006, enviando um email para nossa equipe. Envie um email para redacao@acessa.com para publica??o nesta p?gina



Prefeito de Juiz de Fora,
Alberto Bejani

Em entrevista exclusiva ao Portal ACESSA.com, o prefeito Alberto Bejani fala sobre sua administra??o no ?ltimo ano, al?m dos projetos para Juiz de Fora em 2007. Entre os assuntos est? a repercuss?o da desativa??o do Sistema Integrado de Transporte Troncalizado, o Sitt, um investimento de R$ 47 milh?es (leia a mat?ria) que, segundo o prefeito, "j? nasceu derrotado". Para Bejani, a falha no projeto ? reflexo da administra??o anterior, que previu apenas um terminal para a cidade. "Voc? n?o cria Sitt de um lado s?", reconhece, justificando a necessidade da implanta??o de terminais em pelo menos 50% da ?rea urbana de Juiz de Fora.

Bejani revela tamb?m que, no local do Terminal Romeu Vianna (antigo Sitt), n?o ser? constru?do o Hospital da Zona Norte, como foi anunciado em 05 de setembro de 2006 (releia a mat?ria) . "Eu n?o vou fazer o hospital ali. V?o me dar um terreno aonde eu possa construir na Zona Norte um hospital", diz.

Em rela??o ao aumento da passagem dos coletivos urbanos, Bejani comenta que n?o pode prever qualquer reajuste para 2007. "Eu s? assino o documento", enfatiza. Insiste, ainda, em n?o ter feito qualquer compromisso durante sua campanha eleitoral em rela??o a tarifa das linhas municipais. "Se voc? me mostrar na campanha, qual foi a hora que eu falei que n?o ia dar aumento de passagem, eu renuncio hoje", desafia o prefeito.

Para 2007, Bejani anuncia a despolui??o do Rio Paraibuna, o in?cio do projeto bairro-a-bairro em janeiro - com a implanta??o de linhas de ?nibus que liguem bairros distantes diretamente, al?m da inaugura??o do Restaurante Popular. Com rela??o ao Gin?sio Poliesportivo, ele ressalta que s? deve ficar pronto no final da sua administra??o. (releia a mat?ria)

"O Hospital da Zona Norte ? um projeto que est? em Bras?lia. Enquanto esse projeto n?o for aprovado pelo Minist?rio da Sa?de, eu n?o posso nem pensar em iniciar a obra"

ACESSA.com - Qual a sua avalia??o da administra??o municipal no ano de 2006?
Trabalhamos com duas linhas fortes: educa??o e emprego com renda. N?o adianta o cidad?o ter uma educa??o at? a p?s-gradua??o, se ele estiver desempregado vai ficar sem educa??o. Eu n?o posso tamb?m separar 2005 de 2006 porque ? investimento de um ano que come?ou a surgir no ano seguinte. Fizemos surgir grandes empresas ligadas a ve?culos e um grande shopping, um grande gin?sio poliesportivo e o centro de conven?es (Conex). Tudo isso nos deu, aproximadamente, oito mil novos empregos. (releia: inaugura??o do Conex)

ACESSA.com - Mesmo com projetos em andamento, existem aqueles que est?o em atraso, como a constru??o do Gin?sio Poliesportivo. Qual a previs?o para finalizar as obras?
Acho que no final do nosso governo, em dois anos, porque o gin?sio ? muito grandioso, s? perde em tamanho para o Mineirinho, n?o em qualidade. (releia a mat?ria)

ACESSA.com - Em 2007, quais ser?o os projetos voltados para a crian?a e o adolescente?
Estes projetos grandiosos que j? temos e outros que entrar?o. Temos equipes que buscam freq?entemente, atrav?s da internet o que est? sendo feito no planeta. N?o ? vergonha copiar. A vergonha ? voc? n?o ter coragem de copiar, de buscar a informa??o. Isso ? vergonhoso! Vamos estender o PET (Programa de Transfer?ncia de Renda) que atendeu primeiro a regi?o do Linhares, para todas as regi?es da cidade.

ACESSA.com - E o restaurante popular? J? que a licita??o foi aberta somente agora em dezembro e a previs?o para inaugur?-lo ? maio de 2007?
Com certeza, o restaurante popular n?s vamos inaugurar no pr?ximo ano. N?o temos um m?s definido, pois come?ar uma obra em tempo de chuva, atrapalha. (leia a mat?ria))

ACESSA.com - E o Hospital da Zona Norte anunciado com a desativa??o do Sistema Integrado de Transporte Troncalizado (Sitt)?
O Hospital da Zona Norte ? um projeto que est? em Bras?lia. Enquanto esse projeto n?o for aprovado pelo Minist?rio da Sa?de, eu n?o posso nem pensar em iniciar a obra.

ACESSA.com - Ent?o, ainda ? cedo para anunciar a constru??o de um hospital?
N?o. O Hospital da Zona Norte eu vou fazer. N?o tenha d?vida disto! S? estou esperando o Minist?rio da Sa?de liberar. (releia a mat?ria)

"O Sitt n?o ? insucesso, ele foi criado j? totalmente derrotado. O Tarc?sio Delgado quando criou o Sitt se esqueceu de que aquilo l? tem que ter duas pernas"

ACESSA.com - E em rela??o ao insucesso do Sistema Integrado de Transporte Troncalizado (Sitt). O que ser? feito?
O Sitt n?o ? insucesso, ele foi criado j? totalmente derrotado. O Tarc?sio Delgado quando criou o Sitt se esqueceu de que aquilo l? tem que ter duas pernas. Um cidad?o que n?o tem perna e s? tem uma muleta n?o vai andar ou vai andar muito mal. E foi o que aconteceu. Voc? n?o cria Sitt de um lado s?. Voc? tem que ter pelo menos 50% dele funcionando para justificar voc? trocar de ?nibus. Porque sen?o voc? troca de ?nibus para chegar no mesmo lugar, que vantagem ? essa? Eu dei dez meses para que tivesse um resultado satisfat?rio. N?o deu certo, ent?o fechei. O local vai continuar l?. Eu n?o vou fazer o hospital ali. V?o me dar um terreno aonde eu possa construir na Zona Norte um hospital.

ACESSA.com - Ent?o, haveria a possibilidade de constru??o de um outro terminal de ?nibus urbano? Um segundo projeto?

O ideal ? fazer aquilo que o "papa" do ?nibus articulado, Jaime Lerner, diz: se voc? n?o tiver pelo menos 50% do projeto pronto, n?o vai dar certo. Na hora que constru?rem uma outra esta??o, como por exemplo, ao lado do Bom Pastor, a? o cidad?o vai poder sair de Nova Era e chegar em Santa Luzia com uma passagem s?.

ACESSA.com - Na ?poca da desativa??o do Sitt foi citado o projeto bairro-a-bairro, com a cria??o de linhas urbanas que liguem bairros distantes diretamente, sem que o usu?rio do ?nibus precise trocar de ve?culo. Quando ser? iniciado o projeto?

O projeto j? est? em andamento e o trabalho deve ser implantado em janeiro. Ser? para toda a cidade.

ACESSA.com - Quais os projetos para a ?rea da cultura em 2007?

A ?rea de cultura est? muito bem representada. A Marluce foi delegada de ensino. ? uma mulher voltada totalmente para a cultura e os funcion?rios da Funalfa tamb?m s?o grandiosos. Tanto ? que n?s dividimos: tiramos do trato da Funalfa o Museu Mariano Proc?pio e criamos uma Funda??o. O Museu tem pernas pr?prias para caminhar. Acabei de receber um e-mail do Ministro do Turismo, Mares Guia, informando que ser? liberado R$ 1 milh?o para as obras (releia a mat?ria). N?o ? uma pessoa que faz a cultura, ela por si ? grandiosa, e tem que haver um conjunto de pessoas trabalhando por isso.

ACESSA.com - Os projetos culturais continuam com cunho popular?

Os projetos que est?o na Funalfa s?o meus, da minha administra??o. Nunca pertenceram a um cidad?o, mas a uma administra??o. Quem estiver l? vai desenvolv?-los.

"Os projetos que est?o na Funalfa s?o meus, da minha administra??o. Nunca pertenceram a um cidad?o, mas a uma administra??o"
ACESSA.com - H? alguma mudan?a prevista para o Carnaval 2007?

O Carnaval continua na Avenida Brasil. N?o foi poss?vel, ainda, darmos in?cio a constru??o do samb?dromo porque n?o conseguimos a autoriza??o da Marinha. Ela ? que autoriza voc? a construir ?s margens do Rio Paraibuna. Evidentemente, j? foi solicitado, mas estou aguardando. Acabo de ver uma especula??o com a Avenida Rio Branco. L?, ? humanamente imposs?vel voc? achar que possa se fazer alguma coisa.

ACESSA.com - E quanto a despolui??o do Rio Paraibuna?

Em fevereiro, come?a a despolui??o. J? foram constru?das tr?s Esta?es de Tratamento de Esgoto (Etes) e tem uma planta para a quarta. Temos que mant?-las funcionando e tamb?m educar a popula??o para n?o jogar garrafa de pl?stico, cama, colch?o e outros objetos. (releia a mat?ria)

ACESSA.com - H? previs?o para a revitaliza??o das margens?

Ser?o 18 quil?metros revitalizados. Desde a Vila Ideal at? o Ponte Preta. S? posso tentar revitalizar a margem depois de despolu?do. Ainda n?o temos previs?o para 2007, somente a despolui??o.

ACESSA.com - Em 2007, a passagem de ?nibus vai aumentar?

A passagem de ?nibus n?o sou eu, n?o. ? Bejani, ? prefeito de Belo Horizonte, do Rio de Janeiro, de Barbacena, Santos Dumont, Muria?, Cataguases. Todos os prefeitos assinam um decreto todos os anos porque o aumento da passagem est? relacionado ao aumento do petr?leo. Quantas vezes aumentou o petr?leo este ano? Tr?s vezes. Quem d? aumento na passagem n?o ? o prefeito. S?o t?cnicos que trabalham anos na prefeitura, que fazem a planilha, essa planilha ? mostrada a representantes da c?mara municipal, representantes dos lojistas e do Minist?rio P?blico. Eles refazem a planilha e d?o para o prefeito assinar. O prefeito s? assina.

ACESSA.com - Na hora que chega o documento para o senhor assinar, n?o h? como recusar, negociar?

Se eu recusar, eu quebro as empresas. N?o s? eu, n?o. O Tarc?sio ficou quatro anos no governo e deu quatro aumentos de passagem, ali?s seis.

"Se voc? me mostrar na campanha, qual foi a hora que eu falei que n?o ia dar aumento de passagem, eu renuncio hoje"
ACESSA.com - Na sua campanha, o pre?o da passagem foi discutido. Como lidar com essa quest?o?

Negativo. Se voc? me mostrar na campanha, qual foi a hora que eu falei que n?o ia dar aumento de passagem, eu renuncio hoje. ? verdade! Eu tenho tanta certeza de que n?o falei isso, que foram coisas que plantaram na imprensa, que eu te dou autoriza??o, eu renuncio.

ACESSA.com - E, em rela??o aos protestos?

Fazer o qu?? A maioria que protestou at? carro tinha. A maioria nem era de Juiz de Fora. N?s temos fotos de todo mundo, a maioria era universit?rio que nem usa ?nibus, usa carro. Estou discutindo uma coisa que nem eu sei. Quem faz a planilha n?o sou eu, s?o t?cnicos. Eu n?o fui informado de nada sobre isso ainda. (relembre os protestos dos estudantes)

ACESSA.com - Em 2006, tivemos epis?dios de viol?ncia nos ?nibus urbanos. Como fica a seguran?a do transporte p?blico em 2007?

A c?mera de vigil?ncia no transporte coletivo ? eficaz. Todos os ?nibus ter?o a c?mera. Nos ?nibus que t?m c?mera n?o aconteceu mais nada, nenhum tipo de assalto. (leia a mat?ria)

Abaixo leia algumas opini?es dos internautas sobre os assuntos levantados pelo prefeito. Participe! Mande o seu coment?rio tamb?m.

Emails enviado ? reda??o:

*O Portal ACESSA.com n?o se responsabiliza pelos
coment?rios feitos sobre o assunto. E, adiantamos que n?o ser?o publicadas ofensas pessoais. Os coment?rios devem ser feitos com rela??o aos temas levantados nesta reportagem.