Segunda, 16 de janeiro de 2007, atualizada ?s 18h05

Moradores est?o confusos se pagam ou n?o IPTU


Clique no ?cone ao lado e acompanhe o especial sobre as chuvas que atinge Juiz de Fora desde o in?cio do ano, veja as fotos do Industrial Fotos da chuva no Industrial Leia!

Nesta segunda-feira, dia 15 de janeiro, a mensagem do executivo pedindo a isen??o para moradores dos arredores da penitenci?ria do bairro Linhares e do Ceresp chegou ? C?mara Municipal. De acordo com a proposi??o do prefeito, moradores de oito ?ereas da cidade deveriam ter um desconto de 99% sobre o valor do Imposto Sobre a Propriedade Predial e Urbana (IPTU). (Leia a mat?ria)

Est?o na lista dos benefici?rios a Fazenda Yung e alguns trechos dos bairros Linhares, Tr?s Moinhos, Santa Rita, Recanto das Pedras, Bom Jardim, Granja Marc?lia e Jardim Vera Cruz. A justificativa da prefeitura ? de que essa regi?o acaba ficando desvalorizada comercialmente em raz?o das penitenci?ria que est?o pr?ximas.

Caso a nova medida passe pelo legislativo, a ren?ncia fiscal do munic?pio deve se aproximar de R$ 300 mil reais. Mas, segundo o prefeito Alberto Bejani, o munic?pio n?o deve "perder" esse dinheiro, j? que deve receber esse ano mais de R$ 1 milh?o em impostos de im?veis que n?o constavam do Cadastro T?cnico Municipal.

V?timas da chuva
Enquanto isso, os moradores atingidos pela chuva tamb?m aguardam a promessa do executivo de isen??o do IPTU. No ?ltimo dia 05, o prefeito visitou as ?reas mais atingidas e prometeu, que enviaria na segunda-feira, dia 08, uma mensagem pedindo abono para os prejudicados.

At? a tarde desta ter?a-feira, dia 16, a mensagem ainda n?o havia chegado a C?mara. Neste momento, o prefeito est? reunido com a imprensa local e segundo informou a assessoria, devem assinar o documento para enviar ao legislativo.

Resta saber quando a proposi??o deve ser votada, porque na ?ltima segunda a C?mara Municipal entrou de recesso. Enquanto isso, os carn?s para o pagamento do Imposto chegam at? as casas dos moradores do bairro.

"Estamos confusos, porque os carn?s chegam, os prazos para os descontos passam e a gente n?o sabe se compensa pagar ou n?o", comentou o morador do Bairro Industrial, Carlos Nascimento Gon?alves. Segundo Carlos, o desconto ou abono ? mais que justo, porque a regi?o ? sempre atingida com a chegada de alguma altera??o no pluvi?metro.

Mas, at? tarde desta ter?a-feira, a prefeitura ainda n?o tinha uma resposta para a situa??o dos moradores do bairro Industrial. Segundo a assessoria, a mensagem ainda precisaria chegar a C?mara e, por isso, seria cedo para pensar nessa situa??o.

Alguns vereadores pediram que a medida seja estendida a outros bairros da cidade, como Igrejinha e Jardim Esperan?a, regi?es que tamb?m sofreram com as chuvas. Na sexta-feira, um requerimento oficializando esse pedido, assinado por Ant?nio Jorge Marques (PSDB), foi aprovado pelo plen?rio.

Ant?nio Jorge chegou a dizer ? reda??o da ACESSA.com que esses moradores teriam os mesmos direitos, j? que foram atingidos nas mesmas propor?es. "Resta saber o que on prefeito vai fazer com tanto abono fiscal. Isso ? coisa que deve ser pensada para n?o criar preju?z?s para o munic?pio depois".

O presidente da associa??o do bairro Vila Esperan?a, por exemplo, disse que a comunidade ainda n?o se mobilizou para tamb?m ser beneficiada com o desconto do Imposto porque os vereadores garantiram que v?o lutar por eles. Manuel Oliveira sugeriu que a Cesama tamb?m ajudasse, j? que os bairros prejudicados acabam gastando muita ?gua para limprar suas casas e depois pagam contas que "chegam a assustar"