Terça-feira, 16 de agosto de 2011, atualizada às 19h01

30ª Companhia da PM passa a funcionar em prédio da Praça da Estação

Aline Furtado
Repórter
30ª Cia. PM

A 30ª Companhia da Polícia Militar (PM), que funcionava no bairro Granbery, foi transferida, nesta terça-feira, 16 de agosto, para o prédio do antigo Cine São Luiz, localizado na Praça da Estação.

Segundo o comandante da 30ª Cia., capitão Yoshio Yamaguchi, a mudança foi feita a fim de garantir a segurança na área, que apresenta histórico de prostituição, brigas entre gangues rivais, furtos, assaltos e tráfico de drogas.

"Além disso, o local era visto como uma via de escape pelos infratores, já que a região conta com uma passagem de nível, que possibilita a evasão para vários pontos. Com a presença do efetivo policial, a prática será inibida e a fuga será dificultada."

Outro ponto destacado pelo comandante é a facilidade de deslocamento. "Como 80% do nosso efetivo faz policiamento a pé na região central, gastávamos muito tempo vindo do Granbery ao Centro e voltando até a sede." O efetivo da 36ª Cia. é formado por 180 policiais.

A nova sede vai abrigar, no piso inferior, o estacionamento para as viaturas, o setor de registro de ocorrências, alojamentos, banheiros, copa, entre outros setores. Na parte superior do prédio funcionará a área administrativa, que contará com salas de informática e auditório, onde serão realizadas reuniões e palestras com a comunidade. Para Yamaguchi, a única desvantagem da transferência é o fato de os policiais não contarem com estacionamento para veículos particulares.

O imóvel foi alugado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que desenvolveu um projeto de revitalização de todo o conjunto da Praça da Estação, orçado em R$ 2,5 milhões.

Os textos são revisados por Thaísa Hosken