A dif?cil tarefa de relacionar-se com o outro

Colabora??o:
Quintal de Artes e Terapia
04/07/2000

Relacionar-se, a m?dio e a longo prazo, tem sido tarefa das mais complicadas para o homem. A dificuldade do relacionamento pode ser, ?s vezes, bem simples e f?cil de corrigir.

Vejamos:

  • Ponto de aplica??o:

    Costumamos dizer que a nossa dificuldade de relacionamento ? culpa do outro. O outro nos responde mal, nos leva a nos sentirmos de determinada maneira, n?o percebe, ou n?o compreende o que fazemos etc. Oras, se atribu?mos ao outro a nossa dificuldade de relacionamento, estaremos ? merc? de suas mudan?as para ficarmos bem. Por outro lado, se assumimos a responsabilidade, tomamos as r?deas e podemos, portanto, procurar meios de mudar o que vai mal.

  • A forma de receber a resposta:

    Geralmente, nos ofendemos, nos retra?mos ou nos tornamos agressivos ? rea??o do outro. Quer dizer, respondemos ? resposta do outro, criando um c?rculo vicioso. O segredo est? em transformar esse c?rculo vicioso em um arco de feedback, em que cada resposta que provocamos serve para reformular, redigir, consertar nossa pr?xima atua??o. Aprendemos a lidar com o resultado que provocamos.

  • Canal de percep??o em que atuamos:

    Isso quer dizer a nossa forma de decodificar ou codificar a informa??o, ?s vezes, ? totalmente diferente da forma do outro:? falamos em sintonias diferentes. Se nos aplicarmos a conhecer como n?s funcionamos e como o outro funciona, podemos nos tornar peritos em sintonizar, harmonizar a maneira de organizar a informa??o: o que recebemos do outro ?, ?s vezes, rotulado, valorizado por alguns itens, quesitos em detrimento de outros. Quer dizer, valorizamos algum aspecto da informa??o e perdemos outros. Basta, nesse caso, apontar nossa lente "zoom" para outros detalhes, que a nossa forma de sentir e responder se modificar?.

  • A nossa pr?-id?ia ou expectativa:

    Colocamos, de antem?o, valores, cren?as, id?ias e tradu?es (interpreta?es) ? frente do que recebemos. Dessa forma, sentimo-nos tra?dos ou decepcionados. Se observarmos primeiro, para concluir depois, podemos nos tornar peritos em compreens?o e sermos mais felizes.

Estes s?o alguns pontos que podem, instantaneamente, ser modificados e experimentados por aqueles que querem dirigir e melhorar seus relacionamentos. Dessa forma, a pessoa torna-se mais consciente, mais conseq?ente, mais respons?vel e muito, muito mais h?bil.