Hemodi?lise vai ser o primeiro a funcionar no CAS Hospital deve estar com suas instala?es totalmente preenchidas at? o m?s de julho

Guilherme Oliveira
*Colabora??o
27/02/2007
O Centro de Aten??o a Sa?de (CAS) que foi inaugurado no dia 24 de agosto de 2006 ter? seu primeiro setor, o da hemodi?lise, a funcionar a partir desta quarta-feira, dia 28 de fevereiro. 69 pacientes que precisam do tratamento no momento ser?o atendidos no local.

Ao todo, s?o 12 m?quinas que ser?o utilizadas no tratamento dos pacientes, a princ?pio nos turnos da manh? e tarde. Al?m destas, h? uma m?quina espec?fica para portadores de hepatite C e outra como reserva. O turno da noite fica dispon?vel em caso de urg?ncia ou dependendo da demanda.

Com o novo local, os pacientes deixam de ser atendidos na rua Tiradentes e a UFJF economiza cerca de 25 mil/m?s, j? que as m?quinas e o local eram alugados.

Segundo o diretor geral do Hospital Universit?rio, Dimas Augusto Carvalho de Ara?jo (foto abaixo, ? direita), a fila de espera ser? zerada. "S?o 12 pacientes que est?o na Secretaria Municipal de Sa?de aguardando o in?cio de tratamento", diz.

O reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora, Henrique Duque (foto abaixo, ? esquerda), enfatiza a possibilidade de atendimento ? noite. "O Hospital Universit?rio [CAS] tem um turno que est? completamente desativado, sem paciente e que se houver demanda do SUS, poder? ser aberto o terceiro turno para atender todos que precisarem".

Reitor da UFJF e 
Diretor geral do HU sentados lado a lado No dia 5 de mar?o, segunda-feira, est? programado o in?cio dos trabalhos da fisioterapia. Atualmente, o SUS realiza 1500 sess?es e, segundo o diretor geral do CAS, esse n?mero vai se multiplicar. "Temos capacidade de dobrar e vamos ofertar ao SUS dez vezes mais que a demanda atual", diz o diretor.

Ainda em mar?o come?am os servi?os de endoscopia e durante o primeiro semestre ser? inaugurado o centro cir?rgico e demais laborat?rios. O hospital deve estar com suas instala?es totalmente preenchidas at? o m?s de julho.

?nibus para o CAS

As linhas 539 (Santos Dumont) e 515 (Dom Orione) v?o circular a partir desta quarta-feira, dia 28 de fevereiro, tamb?m na entrada do CAS.