Dia Mundial da ?gua JF comemora com restri?es o Dia Mundial da ?gua.
Ambientalistas alertam a popula??o sobre o desperd?cio

Renata Cristina
Rep?rter
21/03/2007

O mundo celebra nesta quinta-feira, dia 22 de mar?o, o Dia Mundial da ?gua. Ao contr?rio de uma grande comemora??o, a data ser? de planejamento, manifestos e alertas, devido a possibilidade de escassez de ?gua doce no planeta.

Um documento da Ag?ncia das Na?es Unidas para a Agricultura e Alimenta??o revela que at? 2027, 1,8 bilh?o de pessoas em todo o mundo n?o ter?o acesso ? ?gua de qualidade.

Em Juiz de Fora, a quest?o ? levantada por ambientalistas, bi?logos e engenheiros, preocupados com a proje??o mundial. Embora a regi?o seja abastecida por tr?s mananciais, o da Represa Jo?o Penido, S?o Pedro e o C?rrego Esp?rito Santo, estes especialistas garantem que a popula??o pode sofrer as conseq??ncias da urbaniza??o dentro de 20 anos.

"O grande desafio ? fazer com a popula??o que habita a regi?o dos mananciais n?o comprometa a qualidade da ?gua", avalia o presidente da Associa??o do Meio Ambiente de Juiz de Fora (Ama-JF), Theodoro Guerra de Oliveira.

O caso mais preocupante ? o da Represa de S?o Pedro, em que a habita??o crescente pr?xima ao reservat?rio j? representa uma amea?a na distribui??o de 10% da ?gua pot?vel na cidade. J? o granjeamento vizinho a Represa Jo?o Penido tamb?m pode gerar um quadro inst?vel no abastecimento de ?gua. "Apesar de JF ser muito beneficiada em rela??o aos recursos h?dricos, o risco de contamina??o acontece n?o s? naquela ?rea, mas em toda a bacia da Jo?o Penido que envolve uma regi?o muito ampla", salienta o gerente de projetos e obras da Cesama, Marcelo Amaral (foto ao lado).

Segundo dados da Cesama, cerca de 60% da popula??o juizforana ? abastecida com os recursos da Jo?o Penido. O volume armazenado de ?gua no reservat?rio ? de, aproximadamente, 16 milh?es de metros c?bicos. Por dia, cada indiv?duo consome 250 litros di?rios, que se comparados com a m?dia per capita da Organiza??o das Na?es Unidas cairia em 70 litros.

Avaliando os poss?veis impactos ocasionados pelo desperd?cio e a polui??o das ?guas, ? que a Cesama e Prefeitura de Juiz de Fora levantaram recursos com o Governo Federal para a constru??o de mais um manancial na regi?o. Cerca de R$ 24, 5 milh?es est?o sendo investidos na Chap?u D'uvas, com expectativa de atender a cidade no final de 2008.

Foto do Po?o Dantas Foto Chap?u Duvas

"O local possui metade da quantidade total produzida atualmente em Juiz de Fora, com capacidade de 850 litros por segundo", ressalta Marcelo Amaral. Outro ponto positivo da regi?o ? a dist?ncia dos centros populacionais. O reservat?rio fica a 17 quil?metros da esta??o de tratamento de ?gua de Benfica.