Morre aos 101 anos o ex-prefeito Adhemar de Andrade

Rep?rter: Luciana Mendon?a
18/08/98

Juiz de Fora perdeu hoje, 18 de agosto, um dos mais importantes pol?ticos de sua hist?ria: o ex-prefeito Adhemar Rezende de Andrade. A idade avan?ada, 101 anos, foi a causa da morte. O corpo foi enterrado hoje, ?s 16h, no Cemit?rio Municipal.

Adhemar foi prefeito de Matias Barbosa entre 1951 e 1955. Em Juiz de Fora, foi prefeito de 1956 a 1959 e de 1964 a 1967. No primeiro mandato, construiu o Pronto Socorro, o Aeroporto da Serrinha e refor?ou a barragem da Represa Jo?o Penido. No segundo, urbanizou a cidade com a abertura das avenidas Independ?ncia e Brasil, a implanta??o do Distrito Industrial em Benfica e a regulariza??o do curso do rio Paraibuna.

Foram tamb?m obras dele a instala??o da Telemusa, Telef?nica Municipal e a doa??o dos terrenos onde foi constru?da a Universidade Federal. Durante sua administra??o pode-se citar ainda a constru??o do pr?dio da antiga rodovi?ria e do parque de exposi?es do Joquei Clube, que hoje tem o nome dele.

Adhemar de Andrade foi tamb?m diretor do Banco Cr?dito Real e Secret?rio de Estado de Obras P?blicas, durante o governo Magalh?es Pinto.