Quarta, 11 de mar?o de 2007, atualizada ?s 15h33

Sindicalistas juizforanos planejam greve geral caso veto ? Emenda 3 seja derrubado

FOTO do presidente da CUT, P?ricles Ap?s a manifesta??o na tarde de quarta, dia 10, contra a Emenda 3 (clique para saber o que ? a emenda), os sindicalistas juizforanos articulam suas for?as para elaborar um plano de a??o, caso o veto seja derrubado. "Devemos preparar o trabalhador para uma luta mais agressiva, n?o descartando a possibilidade de uma greve geral", afirma presidente da CUT regional P?ricles Lima.

Os representantes sindicais aguardam a decis?o no Congresso e dizem estar atentos a proposta substitutiva ? Emenda 3, citada pelo presidente Lula. De acordo com o presidente do Sindicato dos Banc?rios, Carlos Alberto Nunes, n?o haver? ato p?blico na cidade, enquanto as negocia?es avan?arem em Bras?lia. "Tudo vai depender da conduta do Governo. Como h? uma grande massa de trabalhadores envolvidos, acredito que o veto seja mantido", observa.

Enquanto n?o se sabe o destino da Emenda, os sindicalistas alertam suas categorias para a precariza??o das rela?es trabalhistas. "A bancada na C?mara ? de empres?rios. Se n?o ficarmos de olho aberto, perderemos nossos direitos, como a carteira assinada", afirma o presidente do sindicato dos Correios Geraldo Fran?a.

Durante a semana, membros da CUT, Nova Central Sindical e lideran?as pol?ticas devem se reunir em Juiz de Fora para discutir a quest?o.

Emenda 3
A emenda pro?be o auditor fiscal de multar empresas que contratam profissionais de prestadoras de servi?o constitu?das de uma s? pessoa. Segundo os sindicatos, estas empresas exigem que seus empregados "criem um registro de pessoa jur?dica" para n?o gerar v?nculos trabalhistas. O artif?cio acarreta em perda de f?rias remuneradas, 13? sal?rio, entre outros benef?cios.