Sexta-feira, 27 de abril de 2007, atualizada ?s 11h19

Junta de Servi?o Militar de Juiz de Fora vai funcionar em hor?rio normal, na v?spera do feriado

Quem deixou para ?ltima hora realizar o alistamento militar tem at? dia 30 de abril, para comparecer ? Junta de Servi?o Militar de Juiz de Fora (Avenida Brasil, 560 - pr?ximo ao Terreir?o do Samba), para regularizar a situa??o. Este ? o ?ltimo dia estabelecido pelo Minist?rio da Defesa, para que os jovens do sexo masculino, nascidos, em 1989, atendam o compromisso obrigat?rio.

O secret?rio, Carlos Ant?nio Rodrigues Azalim, informa que apesar da Prefeitura ter decretado ponto facultativo nas reparti?es p?blicas, o departamento de servi?o militar vai funcionar normalmente e a data n?o ser? prorrogada. "Come?amos a funcionar ?s 7h e n?o temos hora para sair, enquanto n?o atender a todos", traq?iliza.

Segundo o secret?rio, na pr?xima segunda-feira, a expectativa ? atender uma m?dia de cerca de 500 a 600 jovens, quase dez vezes mais que em dias comuns em que comparecem de 50 a 80 homens por dia. S? em Juiz de Fora uma m?dia de 4.500 e 5000 pessoas devem fazer o alistamento. Quem n?o cumpriu o prazo em 2006, tem mais uma chance para regulariza??o, por?m vai pagar uma multa no valor R$ 1,38. Os documentos, nestes casos, s?o os mesmos para quem precisar alistar em 2007 (veja abaixo.)

Azalim lembra tamb?m que os jovens devem voltar novamente em junho para buscar a senha que informa a data de sua sele??o que, este ano, vai de 09 de julho a 28 de setembro.

Documentos necess?rios:
  • Certid?o de Nascimento;
  • original e uma c?pia leg?vel;
  • 1 fotografia 3x4, recente e sem adere?os;
  • comprovante de resid?ncia (de luz ou telefone);
  • comprovante de escolaridade (declara??o recente da escola); e CPF.
Quem deve alistar

O jovem deve alistar-se no ano em que completar 18 anos de idade na Junta de Servi?o Militar, um ?rg?o da administra??o municipal operada por funcion?rios designados pelo Prefeito e seguindo hor?rio de expediente determinado pela Prefeitura.

A op??o pela For?a Armada em que o convocado deseja prestar o servi?o militar ser? feita por ocasi?o da Sele??o Geral. Isso n?o significa que o conscrito ser? atendido em sua pretens?o. Depender? de suas aptid?es pessoais, aferidas durante os exames efetuados durante a Sele??o e dos crit?rios estabelecidos pela Marinha, pelo Ex?rcito e pela Aeron?utica para preenchimento de seus efetivos e, ainda, o munic?pio em que se alistou ser tribut?rio para a For?a Armada na qual deseja ser incorporado.