Segunda, 14 de maio de 2007, atualizada ?s 17h52

Postos e Delegacias Fiscais paralisam atividades at? a pr?xima quinta, dia 17. Ades?o em JF ? de 100%


Fernanda Leonel
R?porter
14/05/2007

A partir desta segunda, dia 14 de maio at? o pr?ximo dia 17, quinta-feira, mais um grupo de funcion?rios p?blicos do estado entram em paralisa??o. Juntamente com a greve dos Defensores P?blicos de Minas Gerais e da Pol?cia Civil, os auditores fiscais param as atividades mais uma vez ao longo da semana.

Em campanha salarial desde novembro de 2006, essa j? ? a 14? s?rie de paralisa?es realizada pela fiscaliza??o mineira, acompanhado pelo posto e delegacia fiscal de Juiz de Fora. Segundo o Sindicato da Categoria - Sindifisco - o objetivo do movimento ? pressionar o governo pela solu??o do impasse.

A paralisa??o deve envolver cerca de 580 auditores fiscais de todo o estado. S? em Juiz de Fora s?o aproximadamente 88 profissionais que deixam de trabalhar nos pr?ximos quatro dias.

Na pr?xima ter?a, dia 15, al?m dos Postos Fiscais, param tamb?m as Delegacias Fiscais da Receita. Na delegacia de Juiz de Fora, a greve ? geral. Segundo informa?es do diretor de rela?es intersindicais do posto de JF, Samir Hobaica, a m?dia de ades?o da paralisa??o nas delegacias e postos em todo o estado ? de 90%, mas em Juiz de Fora essa porcentagem alcan?ou 100%.

Na quinta, o grupo se re?ne em assembl?ia extraordin?ria em Belo Horizonte para avaliar o movimento e decidir os pr?ximos passos. A inten??o da classe ? conseguir do governo do estado um reajuste de 47%, que "que recomponha as perdas sofridas nos tr?s ?ltimos anos".

"A livre circula??o de mercadorias sem nota fiscal e o n?o recolhimento do impostos sobre substitui??o tribut?ria s?o fatores que fazem muita diferen?a no dia-a-dia do Estado. Esperamos que eles nos atendam porque que nossa situa??o salarial ? muito desigual", analisa Samir, complementando que Minas tem a segunda arrecada??o de ICMS do pa?s e que os auditores do estado ganham o 18? piso.

Segundo dados do Sindicato Estadual, cada dia de paralisa??o pode resultar em uma perda de R$ 3 milh?es ao dia para Minas. N?o j? dados precisos dos preju?zos espec?ficos com a paralisa??o em Juiz de Fora.