Segunda, 15 de maio de 2007, atualizada ?s 18h32

Policiais civis realizam "panela?o" em BH, vestidos de luto, com o apoio de fam?lias de militares e bombeiros


Fernanda Leonel
R?porter
15/05/2007

Na pr?xima quarta-feira, dia 16 de maio, policiais civis de Juiz de Fora e regi?o viajam para Belo Horizonte para participar de uma manifesta??o estadual que objetiva chamar a aten??o do governo em rela??o a greve que est? prestes a completar 15 dias.

De Juiz de Fora, saem dois ?nibus com policiais civis e fam?lias de militares e bombeiros. Em frente ao pal?cio da Liberdade, a partir das 15h, o grupo promete se vestir de preto para fazer uma "panela?o" e chamar a aten??o do poder p?blico.

Segundo o representante regional do Sindicato de Policiais Civis de Minas Gerais (Sindpol) da Zona da Mata, delegado Marcelo Armstrong (foto acima), saem tamb?m da Zona da Mata ?nibus com representantes de Barbacena, Muria?, Leopoldina, Ub?, Congonhas e Conselheiro Lafaiete.

Balan?o

Na ?ltima sexta-feira, dia 11, houve panfletagem dos policiais civis no Cal?ad?o da Rua Halfeld para orientar a popula??o em geral sobre o objetivo do movimento e suas pretens?es. Na ?ltima quinta, houve paralisa??o praticamente total de todos os servi?os, no dia que ficou classificado como Apag?o da Seguran?a P?blica

No dia do apag?o, cerca de 70 policiais, tamb?m doaram sangue no Hemominas para contribuir com a situa??o de d?ficit de doadores que a institui??o est? enfrentando. "A doa??o tamb?m foi simb?lica. Tentamos mostrar que estamos oxigenando o nosso movimento e nossas reivindica?es", observou Armstrogn.

Segundo o representante do Sindpol, o movimento ? classificado at? o momento como satisfat?rio, sendo que a ades?o na cidade tamb?m tem conseguido n?meros muito expressivos. A not?cia que o movimento tem ? de que o governo, que at? agora n?o se posicionou para negocia?es, est? prestes a ceder, mas que a ?rea t?cnica do setor p?blico coloca obje?es.

Armstrong ressaltou mais uma vez que o movimento grevista s? deve acabar quando "os profissionais forem valorizados e n?o mais tratados sem dignidades pelo governo".

Isso porque, de acordo com informa?es do delegado, o estado de Minas ? hoje o 26? em remunera??o de todo o pa?s, quando a promessa de A?cio era de que eles fossem os 3? mais bem pagos da federa??o. A categoria pede por reajuste de 19,66% e melhores condi?es de trabalho.