HU transfere servi?os para o CAS A nova estrutura do HU, o CAS, localizada no Dom Bosco, deve receber cerca de cinco mil pacientes por m?s

Thiago Werneck
Colabora??o*
16/05/2007

O Hospital Universit?rio, agora Centro de Aten??o ? Sa?de (CAS), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que teve parte da estrutura inaugurada em agosto, em investimento de R$ 35 milh?es, finalmente, vai ter seu espa?o melhor utilizado. ? que os servi?os ambulatoriais, de diagn?sticos e terap?uticos v?o ser transferidos da Unidade Santa Catarina para a nova no bairro Dom Bosco (ao lado do Instituto Dom Orione), no dia 28 de maio.

Agora, a estimativa ? de que cerca de cinco mil pessoas passem a ser atendidas, mensalmente no local, que hoje est? vazio (foto abaixo).

No CAS passam a funcionar cl?nicas, consult?rios, central de diagn?stico, farm?cia, leitos para interna??o-dia, salas de aula e pequenas cirurgias. Os internamentos, outras cirurgias e a UTI continuam na Unidade Santa Catarina at? que novos m?dulos sejam constru?das. O que est? previsto para 2010.

A estrutura j? constru?da do Dom Bosco deve ser totalmente utilizada a partir de julho. Pelo menos, esse ? o objetivo da diretoria do HU. Essa ? a data prevista para a transfer?ncia das cirurgias ambulatoriais e da parte de exames que utilizam imagem como: resson?ncia, ultrassom e raio-x.

O HU vazio O HU vazio

O novo espa?o ? mais amplo e adequado, al?m de oferecer novas tecnologias que v?o facilitar diagn?sticos e melhorar os estudos dos alunos da Universidade. Apesar disso, o n?mero de atendimentos n?o vai aumentar porque faltam profissionais para o HU. Segundo o diretor geral do hospital, Dimas Carvalho (foto abaixo), o pedido para novos funcion?rios j? foi feito junto ao Minist?rio da Sa?de. "Agora ? aguardar o in?cio de um concurso, o que pode demorar muito tempo", explica o diretor.

Dimas Carvalho, diretor do HU Dimas explica que a meta do HU sempre foi de atender 2,5 mil pessoas, e que hoje essa expectativa ? superada. "J? trabalhamos em atendimento com o dobro de pacientes. Vamos manter esse ?ndice com a nova estrutura. Os atendimentos ser?o feitos de 7h ?s 19h. Com mais profissionais poder?amos ter mais qualidade e humaniza??o no atendimento. Oferecer?amos mais hor?rios e com certeza mais pessoas seriam atendidas", destaca.

As ?reas desativadas da Unidade Santa Catarina ser?o readequadas para virar quartos de plantonista, refeit?rio e vesti?rio para os funcion?rios. Outras modifica?es podem ser feitas, sempre se adequando o espa?o ?s necessidades do hospital. Quem tem algum atendimento agendado para a semana que antecede o dia 28 j? est? tendo seus exames remarcados pelo HU.

Atendimento
de fisioterapia no HU O Hospital Universit?rio

O transporte

A UFJF garante que a partir do dia 28 de maio, a Gettran vai disponibilizar mais ?nibus dando acesso ao local. Por quest?es de seguran?a, algumas linhas t?m ve?culos deixando os passageiros na porta do hospital. At? esta quarta-feira, dia 16 de maio, apenas os servi?os de hemodi?lise e de fisioterapia(foto acima) est?o sendo realizados na estrutura do CAS (foto acima), no bairro Dom Bosco.

*Thiago Werneck ? estudante de Comunica??o Social da UFJF